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AquaInov – A Inovação nas Águas com Gás

16.12.2014
  • Inovação

O projeto promovido pela VMPS - Águas e Turismo, S.A., no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, abrange três áreas de intervenção: Introduzir novos formatos de embalagem, adotar novos processos de produção e introduzir melhorias significativas nos processos de produção atuais e implementar diversas melhorias ao nível da eficiência energética e ambiental.

Entidade promotora

A VMPS - Águas e Turismo, S.A. (VMPS), sediada em Pedras Salgadas é uma empresa que exerce a sua atividade no setor das águas engarrafadas, bem como na exploração de atividades turísticas e de lazer.

O principal produto comercializado pela VMPS é a água mineral gasocarbónica, com as marcas Água das Pedras, Vidago e Melgaço, sendo responsável pela sua produção e comercialização. A empresa aposta igualmente no mercado do Turismo, destacando-se o Vidago Palace Hotel, o SPA termal de Pedras Salgadas e as Termas de Ladeira de Envendos.

A Vidago, Melgaço e Pedras Salgadas foi constituída em 1924 e teve como base a junção das empresas Águas de Vidago, Águas de Melgaço e Companhia das Águas de Pedras Salgadas.

No que diz respeito às Águas de Vigado, é de referir que a sua exploração remonta a 1870, ano em que foi fundada a Empresa Águas de Vidago, Lda. As características das águas de Vidago cedo tornaram esta empresa numa referência do panorama termal nacional, para o que ainda contribuíram o Vidago Palace Hotel, inaugurado em 1910, e o Balneário Termal inaugurado em 1916.
Por sua vez, o primeiro registo das Águas de Melgaço data de 1884, mas foi no ano de 1885 que se efetuou o primeiro engarrafamento. A Estância Termal de Melgaço situa-se na região do Alto Minho e é reconhecida pela produção de uma água extremamente rica em sais minerais.


Por último, a exploração oficial das águas termais de Pedras Salgadas remonta a 1871, tendo em 1874 sido criada a Companhia Águas de Pedras Salgadas. O sucesso das águas de Pedras Salgadas fez com que em 1893 se começassem a criar as infra-estruturas necessárias ao seu engarrafamento e à sua distribuição um pouco por todo o país. Atualmente, a unidade industrial de Pedras Salgadas está equipada com a mais alta tecnologia ao nível do engarrafamento e controlo de produção.

A partir da década de 80 deu-se a integração da VMPS nos grandes grupos económicos nacionais, tendo a empresa sido adquirida em 1982 pelo grupo Sousa Cintra, passando em 1997 para o Grupo Jerónimo Martins.

Em 2002 a Unicer adquiriu a totalidade do capital da VMPS, passando a deter a liderança nacional no sector das águas engarrafadas.

Hoje em dia, a Unicer é a maior empresa portuguesa de bebidas refrescantes com uma estratégia multimarca e multimercado, assente nos negócios das cervejas e das águas engarrafadas, estando igualmente presente nos segmentos dos refrigerantes, dos vinhos, na produção e comercialização de malte e no negócio do Turismo.


Apoio

O projeto AquaInov, apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, conta com um investimento elegível de 1.546 mil euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em 696 mil euros.


Projeto

O projeto da VMPS abrangeu três áreas de intervenção que, em conjunto, contribuíram para atingir os objetivos estratégicos da empresa:

1 > Introduzir novos formatos de embalagem nas vendas de produtos Uma nova garrafa de tara retornável (TR) de Pedras Salgadas, com um claro contributo ao nível ambiental, e uma garrafa da Vidago com novo desenho e nova rotulagem, o que constitui uma inovação importante a nível do posicionamento da marca no mercado.
2 > Adotar novos processos de produção e introduzir melhorias significativas nos processos de produção atuais A introdução de novos e inovadores processos de produção, em conjunto com a melhoria de alguns dos processos atuais. A VMPS procura com este investimento maximizar o nível de serviço da unidade produtiva de Pedras Salgadas e, adicionalmente, elevar o nível de produtividade e eficiência das suas linhas produtivas.
3 > Implementar diversas melhorias ao nível da eficiência energética e ambiental A implementação de melhorias nos processos de produção, como seja o gerador de vapor para diminuição de consumos, o sistema de supervisão de toda a zona de energia e fluidos ou ainda o aumento da capacidade de armazenamento de CO2 líquido, reduzindo assim desperdícios na produção.

  
Ações implementadas 

1.   No âmbito dos novos formatos de embalagem, o projeto incluiu:

 

Lançamento da Nova TR Pedras Salgadas

 

Pedras Salgadas é uma marca considerada de elevado potencial, dado a sua história e características biológicas. A Pedras Salgadas é uma marca de forte aposta por parte da VPMS, dado que é uma agua mineral natural gasocarbónica, com uma composição única e constante. Pedras Salgadas nasce no Nordeste de Portugal, num planalto integralmente isolado e livre de toda e qualquer influência poluente, numa região de rara beleza e pureza ambiental. A sua essência reside na sua fórmula única, cujo segredo é apenas conhecido pela natureza, o que faz dela a água com gás preferida dos portugueses.

O objetivo da VMPS passou por garantir o reforço da marca Pedras Salgadas como marca referência no mercado das águas com gás e, ao mesmo tempo, inverter o decréscimo no consumo deste tipo de água e crescer nos mercados internacionais. Por outro lado, a VMPS pretendeu consolidar o peso da venda de Pedras Salgadas em Tara Retornável (TR), inovando ao nível da imagem neste tipo de formato.

Neste sentido, a VPMS tem vindo a fomentar um conjunto de iniciativas que incentivam o consumo de água com gás à refeição, promovendo ainda a ligação da imagem da marca Pedras à natureza e aos efeitos benéficos do seu consumo.

Lançamento de garrafa com novo desenho e nova rotulagem Vidago

A estratégia inovadora da VMPS para a marca Vidago passou pelo seu relançamento no mercado como marca Premium de águas com gás, bem como aliar a marca Vidago à reabertura do Hotel de Vidago (Vidago Palace), inserida na comemoração do seu centenário. Com o apelo a um turismo de qualidade e requinte, apoiado numa marca cada vez mais forte e com uma projeção internacional em ascensão, a VMPS pretendeu atingir um segmento de mercado que procura produtos associados à qualidade e ao prestígio.

Nesse sentido, o lançamento da nova garrafa e do novo rótulo (total reformulação da imagem) permitiu reiterar o sentimento de qualidade e confiança que os consumidores tradicionalmente associam à marca Vidago, como forma de dar um novo impulso à comercialização desta marca (única marca portuguesa de água com gás no segmento premium)

 

2.    A adoção de novos processos de produção e a introdução de melhorias significativas nos processos existentes:

Automação, flexibilização e maior fiabilidade das Linhas de Produção de Pedras Salgadas

A VMPS pretendeu automatizar, flexibilizar e aumentar a fiabilidade das diversas fases das suas linhas de produção, de forma a obter uma resposta mais eficaz em termos de produção, consumo de energia e adaptação às constantes alterações que o mercado impõe.

Relativamente à flexibilização das linhas de produção, pretendeu-se com este projeto de investimento dotar os equipamentos de características que permitiram a sua adaptação às diferentes variantes do processo produtivo existentes, sem que ocorram paragens e perdas significativas, garantindo uma melhor gestão dos mesmos. Para tal foram adquiridos novos transportadores de cápsulas, etiquetadora para packs, encartonadora, up-grade tecnológico na carbonatadora, tubagem, filtros e software de controlo.

Esta automação e flexibilização de diversos processos ao nível da produção, constituiu uma inovação incremental no sector, na medida em que se tratou de alterar processos manuais e tradicionais neste sector das águas com gás.

 

3.    Implementação de melhorias ao nível da eficiência energética e ambiental

A VMPS pretendeu realizar investimentos na implementação e acompanhamento de diversas iniciativas no campo da otimização dos consumos de utilities (eletricidade, vapor, água, etc.) e melhoria das condições ambientais associadas à produção.

Neste sentido, os investimentos direcionados para a melhoria da eficiência e para a modernização dos processos produtivos, incluindo a melhoria da eficiência energética (chiller, caldeira, sistema de supervisão de toda a zona de energia e fluidos e equipamentos para o aumento da capacidade de armazenamento de CO2 líquido, entre outros), foram essenciais para ultrapassar alguns dos constrangimentos identificados e elevar os níveis de serviço da empresa.


Testemunho do promotor

Segundo José Manuel Pinto, Diretor do Polo Industrial I, o projeto AquaInov visou a introdução de novos formatos de embalagens, aproveitando a notoriedade das marcas de água com gás da VMPS e o know-how da empresa ao nível das atividades de marketing. Isto permitiu dotar o portfólio de produtos da empresa de um maior carácter de diferenciação face à concorrência, com vista a responder à crescente competitividade do mercado. De salientar que o lançamento da nova garrafa de tara retornável de Vigado teve igualmente como objectivo o impacto importante para a sustentabilidade ambiental.

Este projecto, através dos novos processos de produção e as melhorias introduzidas ao nível de alguns processos operacionais, bem como da eficiência energética, demonstraram o elevado esforço de inovação e desenvolvimento da VMPS e permitiram à empresa a obtenção de ganhos e elevados níveis de eficiência.

O apoio do COMPETE revelou-se essencial para o desenvolvimento deste projeto, possibilitando a criação de uma unidade de produção altamente sustentável, com características e marcas únicas e inovadoras e cujo trabalho tem vindo a ser continuamente reconhecido.


Conclusão

O investimento realizado pela VMPS permitiu manter a empresa na vanguarda da inovação, criando as condições para o seu maior desenvolvimento sustentável, bem como reforçou a notoriedade e modernidade das suas marcas de águas a nível nacional e internacional.

Por outro lado, sendo a VMPS um importante motor de desenvolvimento para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, este projecto originou uma mais valia para a requalificação, inovação e reforço da cadeia de valor no setor das bebidas desta região.