Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Be Nature - Desenvolvimento de Couro & Calçado Biodegradáveis

08.11.2013
  • I&DT

Desenvolver couro, componentes e calçado biodegradáveis e compostáveis destinados a consumidores que procuram produtos ecológicos e amigos do ambiente.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), na vertente de projetos em co-promoção, este projeto vai permitir que o couro dos seus sapatos se torne biodegradável. Um investimento total de 825 mil euros correspondendo a 585 mil euros de apoio FEDER.

Be Nature
O projeto Be Nature teve como principal objetivo o desenvolvimento de novos conceitos de produtos e processos que integram e potenciam as temáticas do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. Os produtos desenvolvidos, nomeadamente Couro, Componentes e Calçado Biodegradáveis e Compostáveis destinam-se a um nicho de mercado específico, o dos consumidores que procuram produtos com conteúdos Ecológicos. Estes produtos foram desenvolvidos com base em metodologias de ecodesign e respondem a necessidades funcionais, de conforto e moda.

Nesta fase já avançada do projeto Be Nature, foram já desenvolvidos couros desintegráveis por compostagem para aplicação em calçado como couro de exterior, forro e palmilhas e respetivos processos de produtivos. Simultaneamente, estão a ser desenvolvidas metodologias de ensaio para determinar a biodegradabilidade e desintegração dos materiais de couro, componentes, calçado e um composto de qualidade com valor acrescentado.

Ao fim de 21 dias em condições de compostagem o couro é totalmente desintegrado.


O couro desintegrável e compostável apresenta propriedades e desempenhos adequados à utilização na produção de calçado.

Neste momento a empresa já iniciou a produção em escala industrial para satisfazer encomendas específicas de alguns clientes.

Objetivos do projeto
- Desenvolver couros biodegradáveis por compostagem para aplicação em calçado como couro de exterior, de forro e palmilhas, e respetivos processos de obtenção;
- Desenvolver componentes para calçado em aglomerado de cortiça (palmilhas e solas) biodegradáveis;
- Desenvolver calçado biodegradável por compostagem;
- Estudar e implementar um método expedito de avaliação da potencial biodegradabilidade dos materiais, a aplicar sobretudo na fase de criação e desenvolvimento dos mesmos;
- Desenvolver, padronizar, validar e implementar um método de avaliação de compostabilidade, adequado aos materiais/produtos de couro a desenvolver no projeto e que será utilizado para os classificar quanto a sua biodegradabilidade por compostagem;
- Avaliar a necessidade e se necessário desenvolver processos de pré tratamento dos materiais e componentes antes de estes serem submetidos ao processo de biodegradação por compostagem;
- Desenvolver um processo de compostagem viável industrialmente e que resulte num composto de qualidade.

Consórcio
A empresa de curtumes António Nunes de Carvalho, SA (ANC) é o promotor líder do projeto Be Nature, que conta ainda com a colaboração das seguintes entidades:

  • CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
  • CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa

Esta equipa reúne, assim, competências diferenciadas e complementares nas áreas de atuação do projeto.

BiOnature
A empresa de curtumes António Nunes de Carvalho, SA (ANC) apresentou ao mercado uma Linha de produtos amigos do ambiente. Designada de BiOnature esta gama de couros permite a criação de produtos finais desintegráveis e compostáveis, contribuindo desta forma para um planeta mais sustentável e para um futuro melhor.

Este produto desenvolvido no âmbito do projeto BeNature, foi recentemente apresentado, em Paris na mostra da especialidade Le Cuir a Paris e em Hong Kong na APLF LEATHER SHOW onde despertou grande interesse por parte dos clientes.