Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

BEfree - Programa de Intervenção em Grupo para a Ingestão Alimentar Compulsiva

05.08.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

"BeFree" é um programa inovador de combate à obesidade desenvolvido pelo Centro de Investigação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O programa arranca em setembro e uma das pretensões é gerir a relação emocional das mulheres e o controlo alimentar.

Imagem Ilustrativa do Projeto
Imagem Ilustrativa do Projeto

Enquadramento

O projeto de investigação BEfree surge do reconhecimento de que a Ingestão Alimentar Compulsiva (IC) é atualmente considerado um grave problema de saúde pública, assim como uma manifestação psicopatológica prevalente associada a elevada invalidação, pior qualidade de vida e significativa comorbilidade.

A IC parece desempenhar um importante papel na obesidade, na medida em que está associado ao seu início precoce, assim como à manutenção e severidade da obesidade, que tem sido descrita como um problema epidémico de saúde pública. Além disso, a investigação tem sugerido que a IC contribui para as dificuldades emocionais, invalidação social e ocupacional, e implicações médicas associadas à obesidade, sendo que a evidência científica sugere que a IC resulta de processos mal adaptativos de regulação emocional, visando o evitamento de respostas emocionais intensas e instáveis.

Intervenções recentes focadas em processos de regulação emocional têm sido adaptadas a esta problemática e ainda que a sua eficácia pareça promissora, a evidência empírica é ainda escassa.



Entidade promotora

O Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo- Comportamental (CINEICC) é uma unidade de investigação fundada em 2003 e sediada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), sob a coordenação científica do Professor Doutor José Pinto-Gouveia.


A atividade de investigação do CINEICC tem como foco três grandes objetivos: o estudo dos determinantes e processos associados à saúde e funcionamento humano; avaliação psicológica e neuropsicológica; desenvolvimento, aplicação e avaliação da eficácia de intervenções psicológicas.

O CINEICC é constituído por três grupos de investigação que, embora com objetivos distintos, estão interligados e são complementares:

  1. Processos cognitivos e comportamentais e mudança: saúde e psicopatologia em diferentes contextos – grupo de investigação coordenado pelo Professor Doutor José Pinto-Gouveia, cujo foco principal de atividade de investigação está centrado no teste da eficácia de intervenções psicológicas empiricamente validadas, assim como o estudo dos processos de vulnerabilidade, manutenção e proteção associados à saúde-mental.
  2. Relações, Desenvolvimento e Saúde – grupo de investigação coordenado pela Professora Doutora Maria Cristina Canavarro, cuja atividade científica se centra na prevenção da doença e promoção da saúde, com foco principal em questões reprodutivas e parentalidade.
  3. Neurociências, Neuropsicologia e Avaliação Cognitiva – grupo de investigação coordenado pelo Professor Doutor Mário Simões, cujo foco principal é a avaliação psicológica, investigação em neurociências e intervenções neurocognitivas. 

 

Descrição do Projeto

O BEfree é um programa de intervenção psicológica inovador, desenvolvido pelo CINEICC, que engloba componentes-chave de abordagens distintas mas complementares que se têm revelado eficazes no tratamento de vários quadros psicopatológicos (e.g., intervenções baseadas no mindfulness e na aceitação; estratégias motivacionais focadas em direções valorizadas de vida; Terapia Focada na Compaixão - CFT).



Apoio

O projeto decorre no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), tendo sido apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia com um Investimento elegível de 57 mil euros correspondendo a um Incentivo FEDER de 49 mil euros.



Objetivos do Projeto


Este projeto visa contribuir para o conhecimento e tratamento da IC, através:

1 - do desenvolvimento, aplicação e teste de eficácia de uma intervenção psicoterapêutica inovadora – BEfree;

2 - da promoção de estratégias adaptativas de regulação emocional que visam quebrar o ciclo de manutenção da IC;

3 - da investigação da contribuição específica dos diferentes componentes da intervenção BEfree.

A metodologia desta investigação combina um ensaio clínico randomizado e um desenho longitudinal, que permitirá testar os resultados das diferentes condições (condição experimental: BEfree; condição controlo: TAU), assim como avaliar que processos contribuem para a mudança.


O BEfree tem como objetivos centrais:

 

 1) Desenvolver, aplicar e testar a eficácia do programa de intervenção psicológica na obesidade com IC baseado na aceitação, mindfulness e CFT;
 2) Elaborar um manual terapêutico de intervenção que permita a replicação da intervenção por outros profissionais de saúde mental;
 3) Testar, longitudinalmente, o efeito relativo dos diversos componentes do programa nos indicadores de massa corporal, parâmetros bioquímicos (glicémia, hipertensão arterial e perfil lipídico que engloba: colesterol total, HDL, LDL e triglicéridos), comportamento alimentar, processos psicológicos, saúde, estigma e qualidade de vida.

 

 4) Analisar os efeitos de mediação dos diferentes processos psicológicos nos parâmetros bioquímicos, indicadores de massa corporal, comportamento alimentar, saúde, estigma e qualidade de vida.

Com este programa de intervenção, cuja aplicação irá ter início em Setembro de 2014, com dois grupos de intervenção em simultâneo, o BEfree pretende que a sua eficácia se manifeste em diferentes indicadores:

 -> Eliminação e/ou redução dos comportamentos de IC e outras características relacionadas com a  perturbação alimentar;
 -> Promoção de estratégias adaptativas de regulação emocional;
  -> Promoção de hábitos saudáveis, como exercício físico e uma dieta equilibrada com o objetivo de reduzir o excesso de peso e diminuição dos indicadores bioquímicos associados aos riscos de saúde.

 


Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto

Seleção das participantes e divulgação do programa As participantes foram selecionadas de duas formas: através da consulta de obesidade (COE), com a aprovação prévia do comité de ética dos CHUC. Para além da seleção no serviço de endocrinologia, foi efetuado um press release no sentido de publicitar o estudo1 e a possibilidade de se inscreverem no programa BEfree. A avaliação dos critérios de inclusão/exclusão foram realizados pela equipa de avaliação, através da aplicação de entrevistas clinicas.
Elaboração do Manual do programa

Desenvolvimento e elaboração do programa de intervenção BEfree – desenvolvimento das 12 sessões que compõem o programa;

Manualização do programa: elaboração do manual do terapeuta.


Aplicação do programa
O programa de intervenção BEfree terá início com dois grupos em simultâneo, no início de Setembro de 2014.

   

Parcerias e colaborações

O BEfree conta com a parceria da Consulta de Obesidade do Serviço de Endocrinologia (COE) dos CHUC, a partir da qual a seleção de uma percentagem das participantes no estudo teve lugar. Para além disso, esta parceria com o COE permite a análise do impacto do programa em vários indicadores fisiológicos e bioquímicos (glicémia, hipertensão arterial e perfil lipídico que engloba: colesterol total, HDL, LDL e triglicéridos).

Dois consultores externos estão associados ao BEfree, dadas as suas áreas de especialidade, nomeadamente auto-compaixão e perturbações alimentares, respetivamente: Professor Paul Gilbert (Mental Health Research Unit, University of Derby) e Dr. Ken Goss (Coventry Eating Disorders Service).



Contribuições do BEfree

O contributo principal do projeto BEfree consiste na elaboração de um programa de intervenção psicológica inovadora que incorpora aspetos de abordagens psicoterapêuticas recentes (i.e. baseada na aceitação, mindfulness e compaixão) para a obesidade com IC, assim como o teste da sua eficácia. Tendo em conta a estrutura do BEfree (programa de intervenção em grupo composto por 12 sessões de 2h30), este constitui-se como uma intervenção cuja relação custo-eficácia é viável para implementação em contexto hospitalar. Para além de um programa que se espera eficaz no tratamento da IC em obesidade, o BEfree pretende ser um contributo importante enquanto estratégia de prevenção de grupos de alto risco de desenvolver obesidade (e.g. adolescentes com excesso de peso).



Testemunho


Segundo o Professor Doutor José Pinto-Gouveia, coordenador do CINEICC e investigador principal do projeto BEfree, “foi fundamental o apoio do COMPETE na prossecução do projeto BEfree, possibilitando a criação de um programa inovador de intervenção na ingestão alimentar compulsiva associada à obesidade”.