Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Bike Emotion

31.01.2012
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • I&DT

E, se de repente, lhe apetecesse dar uma volta de bicicleta e houvesse uma à sua inteira disposição? Isso já é possível graças ao serviço de utilização de bicicletas privadas e públicas, em sistema de bike sharing.

andar de bicicleta
andar de bicicleta

bikeemotion®

bikeemotion® é um projecto que visa desenvolver um sistema de partilha social de bicicletas públicas e/ou privadas. Este projecto é centrado num dispositivo de localização e num conjunto de serviços baseados no contexto do utilizador (utilizáveis por entidades terceiras na criação de mais serviços).

As características tecnológicas inovadoras deste projecto permitirão a implementação de sistemas de uso partilhado de bicicletas de uma forma mais económica e sustentável, ao mesmo tempo que oferecem mais liberdade aos utilizadores.

A tecnologia de localização permitirá aos utilizadores encontrarem as bicicletas, através dos seus telemóveis. Por sua vez, o sistema de bloqueio/desbloqueio remoto, permitirá estacionar as bicicletas livremente, sem estarem restritas às dispendiosas estações de parqueamento.

Já foi desenvolvido um protótipo, para prova de conceito, tendo sido apresentado:

  • na 2ª Conferência de Mobilidade Urbana (em Lisboa) e
  • na Sessão Anual do Compete – Competitividade e Internacionalização (no Porto).

    Protótipo

Bicicleta

Em Novembro de 2011, em Lisboa, foi apresentado o primeiro protótipo para o sistema de localização e de bloqueio/desbloqueio remoto da bicicleta.
                                 

Aplicação Móvel     

Aplicação móvel

Permite aos utilizadores do sistema de uso partilhado encontrarem as bicicletas disponíveis perto de si, visualizar no mapa os pontos de interesse em seu redor, listar as rotas efectuadas, ver em detalhe uma rota sobre o mapa e partilhá-la com os seus amigos nas redes sociais Facebook e Twitter.
Será ainda possível desbloquear uma bicicleta através de um smartphone. 

 Backoffice

Backoffice

Permite gerir a informação do sistema, nomeadamente o registo das bicicletas, as rotas e todas campanhas publicitárias.

Este projecto conta com a participação das seguintes entidades:

  • Ubiwhere: promotora do projecto e encarregue pelo desenvolvimento da aplicação móvel;
  • Ponto.C: responsável pelo desenvolvimento dos portais Web e integração de sistemas;
  • Micro I/O: responsável pelo desenvolvimento do dispositivo de localização e bloqueio/desbloqueio remoto;
  • Universidade de Aveiro: responsável pelo desenvolvimento do conceito e dos modelos de gestão e implementação territorial.

A transversalidade e complementaridade entre co-promotores e parceiros verifica-se pelo número e tipo de participantes neste projecto, designadamente 17 empresas, 12 instituições de I&DT e de Transferência de Tecnologia e 10 Entidades Utilizadoras.

Enquadramento no PCT (Pólo de Competitividade e Tecnologia)

TICE.MOBILIDADE - Sistemas de Mobilidade Centrado no Utilizador

O projecto “TICE.Mobilidade – Sistema de Mobilidade Centrado no Utilizador” insere-se no "Projecto Mobilizador" do regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) e é um dos projectos âncora inserido no Pólo TICE.PT - Pólo de Competitividade e Tecnologia.

O Projecto Mobilizador tem um financiamento de 7.209.086,56€ através do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade. No que respeita a este PPS (Produtos, Processos ou Sistemas) – Bike Emotion o valor de investimento ronda os 700.000€.

Este projeto visa disponibilizar no mercado serviços de mobilidade centrados no utilizador, usando para tal a infra-estrutura internet e convergindo assim para a disponibilização deste tipo de soluções no mercado.

A área da mobilidade tem sido apontada uma prioridade nas políticas sociais e económicas europeias - a economia europeia perde anualmente perto de 100 mil milhões de euros, ou seja, 1% do PIB da União Europeia devido aos problemas de mobilidade - e o plano de acção do TICE.PT elege a área transversal “MOBILIDADE” como uma das suas áreas chave de actuação.

A concretização do projecto passa pelo desenvolvimento de uma plataforma de comercialização de serviços de mobilidade e o desenvolvimento de produtos e serviços de mobilidade nos restantes PPS’s, que serão comercializadas nessa plataforma, mas também com estratégias autónomas.

A missão do projeto é muito clara: explorar novas soluções para o transporte urbano, mais eficientes e abrangentes, através do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) que permitam integrar as várias soluções disponíveis, duma forma ecológica, energeticamente eficiente e com mais qualidade para o utente, em coordenação e cooperação com outras iniciativas nacionais.


Objetivos:

  • Aumentar a adoção de novas soluções e tecnologias de transporte urbano;
  • Criar um sistema de transportes urbanos mais abrangente com melhor acesso para todos;
  • Reduzir as emissões de CO2, emissões poluentes e de ruído; 
  • Aumentar a eficiência energética no transporte urbano;
  • Reduzir o número de veículos privados em ambiente urbano;
  • Explorar sinergias e formas de cooperação com outros PCT (Pólos de Competitividade e Tecnologia) e seus parceiros. 

Ficha do projeto

Designação: TICE.MOBILIDADE - Sistemas de Mobilidade Centrado no Utilizador
PPS=4: Bike Emotion
Estado: Aprovado
Instrumento: SI I&DT | Mobilizador
Entidade Financiadora: COMPETE
Organismo Técnico: ADI
Site: http://www.bikeemotion.com