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Cerealis aposta na modernização e internacionalização

09.10.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

Saiba mais sobre o projeto apoiado pelo COMPETE cujo intuito foi posicionar todas as suas unidades industriais no mais elevado padrão tecnológico e de modernidade, segundo os mais rigorosos sistemas de gestão de qualidade e certificação.


Cerealis | Veja o vídeo do programa "Portugal Marca".

Sinopse: Também a fechar um ciclo de investimentos para se posicionar na vanguarda industrial, está a Cerealis. Fundada em 1919, faz chegar os seus produtos aos quatro cantos do mundo. Com a aposta na internacionalização, o grupo português tem já uma fábrica na República Checa. Comentários de José Amorim, presidente do Conselho de Administração da Cerealis; Rui Amorim de Sousa, administrador-delegado da Cerealis.

    


Focalizado em produtos derivados da transformação de cereais, a Cerealis Produtos Alimentares, S.A é líder nas massas alimentícias e farinhas industriais, complementando a sua gama com bolachas, cereais de pequeno-almoço e farinhas culinárias.

A Cerealis, um dos maiores grupos portugueses do sector agroalimentar, tem investido, na última década, na modernização das suas unidades industriais e na inovação dos seus produtos, onde se destacam as marcas Nacional e Milaneza.

 

O objectivo é claro: posicionar todas as suas unidades industriais no mais elevado padrão tecnológico e de modernidade, segundo os mais rigorosos sistemas de gestão de qualidade e certificação.

Neste contexto, o COMPETE apoiou dois projectos de investimento apresentados pela Cerealis  destinados à criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e ao aumento da escala de produção, envolvendo um investimento total elegível de 24.248 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 12.860 mil euros.

A ter em conta que a Cerealis é presentemente a única produtora nacional de massas alimentícias, pelo que cada novo projeto de criação ou de diferenciação de produtos que desenvolve a este nível é também inovador à escala de Portugal. 

Este ciclo de investimentos reorganizou toda a geografia industrial do Grupo destacando-se:

  • Nova fábrica de massas na Maia, novo centro logístico e modernização da antiga fábrica, centralizando toda a produção de massas do Grupo num só renovado centro produtivo na Maia.
  • Nova semolaria na Maia (420 toneladas / 24h), integrando totalmente todo o processo produtivo de massas, desde a receção da matéria-prima (trigo duro) até ao produto final.
  • Modernização e ampliação do centro de produção da trofa (fábrica de cereais de pequeno almoço), multiplicando por 20 a capacidade produtiva, com três novas linhas de produção e um novo centro logístico.
  • o Novo centro industrial de moagem em Lisboa, com uma nova moagem de trigo mole (720 toneladas / 24 h), novo embalamento e um novo centro logístico.

Com o esforço de investimento realizado, as unidades industriais do Grupo estão num patamar tecnológico do mais moderno que há. O Grupo tornou-se tecnologicamente mais forte, mais moderno, mais internacional, mais competitivo e com os requisitos necessários para competir num mercado cada vez mais exigente.

A internacionalização é claramente uma das apostas do Grupo, sendo que a estratégia de crescimento passa, também, pela expansão do negócio nos mercados do Centro da Europa.
Na área da exportação, a Cerealis é fornecedora das principais cadeias de distribuição mundiais e está presente nos cinco continentes. Espanha e os PALOP (onde Angola representa 67 por cento) são os principais mercados externos.

A exportação é um vector estratégico e claramente um dos canais de crescimento das marcas, seguindo três grandes orientações:

  1. a consolidação das suas marcas nos mercados mais maduros;
  2. o desenvolvimento de mercados recentes como China e Emirados Árabes Unidos;
  3. a abertura de novos mercados emergentes com elevado potencial.