Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Ciência em Sintonia

16.09.2014
  • Ciência e Conhecimento

Programa de rádio dedicado à investigação que se faz em Portugal. São 50 minutos de viagem pelas universidades, institutos, laboratórios, escolas e empresas nacionais onde se produz conhecimento científico.

Projeto | Ciência em Sintonia
Projeto | Ciência em Sintonia

“Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade FM, e com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto elegeu como prioridade ampliar o papel da Universidade na promoção da cultura científica e tecnológica dos jovens e da população em geral, recorrendo ao uso dos media e de novas tecnologias de informação, oferecendo novas competências à sociedade, relacionadas com o empreendedorismo, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável”, revela Carla Maria do Amaral, coordenadora do projeto.

O apoio do COMPETE “revelou-se fundamental, pois permitiu que a produção pudesse contactar universidades de todo o país, divulgando a ciência que é feita não só na UTAD, promotor, tendo contribuído para criar uma imagem real do conhecimento e investigação feita no ensino superior”, acrescentou ainda a coordenadora do projeto.

O projeto promoveu a realização de 75 programas de rádio, com a duração de 50 minutos, a serem difundidos a nível nacional, mas cujos conteúdos podem também ser obtidos via internet.

1. Enquadramento no COMPETE
O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, na área da divulgação científica e tecnológica, com um investimento elegível de 157.700 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 134.045 euros.

 

2. Síntese
O “Ciência em Sintonia” é um programa de rádio promovido pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e UFM que visa a divulgação e um conhecimento mais próximo da ciência que se faz em Portugal e dos seus protagonistas, pretendendo responder a questões simples como sejam:

> Que ciência se faz em Portugal?
> Quem são os nossos jovens cientistas?
> Como trabalham, em que condições e principais motivações?
> O que investigam?
> Que resultados obtêm?

Os programas produzidos foram organizados por temáticas, versando as áreas mais diversas, para fornecer uma imgem realista da ciência que se faz em Portugal.
 
 

3. Descrição

Os programas realizados, estão divididos em momentos com rubricas distintas. O programa inicia-se com uma rubrica de Notícias, onde se apresenta um noticiário científico que englobe os mais recentes avanços científicos; Na rubrica Jovens investigadores, promove-se a divulgação dos novos rostos da ciência em Portugal, apresentando uma síntese dos jovens investigadores com relevância e o seu trabalho desenvolvido; Englobando uma componente de empreendedorismo vocacionada para demonstrar o papel da inovação e do conhecimento para a criação de novas empresas e no fomento do auto-emprego criou-se a rubrica Emprendedorismo e Ciência; Na rubrica História da Ciência, pretende-se dar a conhecer a evolução do conhecimento científico, a génese das diferentes ciências e os momentos relevantes para a sua evolução; Quase a terminar surge o Tema da semana, que incluirá entrevistas e reportagens sobre temas de actualidade científica, sendo o momento mais significativo e com mais tempo do programa; Finalmente, na rubrica Momentos de ciência, foca-se a divulgação de temas científicos com importância no quotidiano, de uma forma simples e acessível, dando a conhecer de que forma pequenas experiências sustentam os grandes avanços científicos.

As emissões do programa já iniciaram de forma regular em muitas rádios dispersas por toda a área do continente. Inicialmente, a difusão seria efetuada apenas pela UFM, mas durante a vigência do projeto, e dado o interesse suscitado, estabeleceu-se uma cooperação com estações de rádio regionais, e com a ARIC (Associação de Rádios de Inspiração Cristã), para que os programas fossem difundidos a um público mais numeroso. Neste momento, a UFM, difunde o programa aos domingos das 12 às 13h, e repete o mesmo programa às terças-feiras das 19h às 20h. A produção dos programas esteve a cargo da empresa Carlos Raleiras – PGM Projetos Globais Média Unipessoal, Ltd. Na página web da empresa produtora, poderão ser consultados e ouvidos os programas (http://www.pgm.pt/radio.php ).

4. Resultados atingidos


A difusão dos programas produzidos vai permitir alcançar os objetivos iniciais que guiaram a criação e concepção desta ideia. A equipa do projeto (constituída por investigadores, docentes, técnicos, funcionários não docentes) considera que os programas permitiram, e permitirão:

- Desenvolver a cultura científica e tecnológica das populações, como condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania activa;

- Reconhecer socialmente a ciência e a tecnologia como motores de inovação e competitividade;

- Melhorar cientificamente os conhecimentos da sociedade em geral, utilizando formas de comunicação de elevada difusão na sociedade;

- Reconhecer e promover a importância dos media na promoção da cultura cientifica e tecnológica;

A emissão dos programas continua em UniversidadeFM (104.3 Hz/FM em Vila Real - http://www.universidade.fm/)

5. Links


•    UniversidadeFM: http://www.universidade.fm/

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito da Ciência e Conhecimento (SAESCTN), consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem