Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Cluster Habitat Sustentável - Dinamização e internacionalização

12.08.2014
  • Pólos e Clusters

Apostar na internacionalização do Cluster e das suas entidades, através de ações de cooperação apoiadas em market intelligence, contendo um conjunto de ações de interclusterização bem como de promoção e reconhecimento internacional do cluster.

Descrição da entidade

A Plataforma para a Construção Sustentável é uma associação privada sem fins lucrativos, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável (www.centrohabitat.net) desde 2009, envolve em rede empresas, associações empresariais, entidades do tecido científico e tecnológico, municípios e outros agentes públicos e privados da fileira Habitat. Este Cluster engloba a cadeia de valor do Habitat, unindo a fileira dos materiais e produtos de construção bem como a fileira da construção e imobiliário.

A estratégia do Cluster Habitat Sustentável assenta nos conceitos da Sustentabilidade enquanto mote para a inovação e a competitividade, criando assim um elemento de diferenciação das empresas e outras entidades no mercado nacional e internacional.

A Plataforma tem vindo a apostar na mobilização de projetos de inovação e internacionalização no cluster, na promoção de ações de divulgação e promoção das entidades do Cluster Habitat, criando para tal sinergias no desenvolvimento de produtos, tecnologias e sistemas de construção sustentável, no uso eficiente de recursos e em práticas de conceção de espaços e envolventes do ambiente construído.


Descrição do Projeto

Este projeto intitulado “Cluster Habitat Sustentável - Dinamização e Internacionalização”, que tem a Plataforma como promotor, foi aprovado em 2013 no âmbito do SIAC pelo COMPETE, com um investimento elegível de cerca de 215 mil euros e um incentivo de 172 mil euros.
Dando continuidade à estratégia coletiva do Cluster, este projeto SIAC decorre de Janeiro a Dezembro de 2014 e tem por base a dinamização do Cluster Habitat Sustentável, particularmente apostando na sua internacionalização e das suas entidades, através de ações de cooperação na internacionalização apoiadas em market intelligence, contendo um conjunto de ações de interclusterização bem como de promoção e reconhecimento internacional do cluster. Apresenta-se assim coerente com o plano de atividades traçado para o ano 2014, aprofundando o trabalho ao nível dos 3 grupos de trabalho criados em 2013 no Cluster Habitat, a saber:

-> "Internacionalização e Negócios",

-> "Eco-inovação e fomento industrial" e

-> "Territórios e Cidades Sustentáveis".

É evidente o destaque ao primeiro grupo (Internacionalização e Negócios) nas atividades centrais deste projeto SIAC, embora estejam bastante presentes os objetivos dos outros 2 grupos.

Pretende-se assim com o projeto fomentar a:

- Consolidação e sedimentação da sustentabilidade futura do Cluster Habitat, pela elevação dos seus níveis de oferta e reconhecimento por parte dos associados e ao nível internacional;

- Posicionamento internacional do Cluster: criação de ofertas competitivas e especializadas;

- Reposicionamento na cadeia de valor entre outros clusters e junto dos seus associados;

- Dinamização de uma oferta de serviços de valor acrescentado e inovadores do cluster junto dos associados, enquanto fornecedor de serviços especializados.


Objetivos específicos do projeto

a) Desenvolver ações de international market intelligence de suporte, numa abordagem de competitive intelligence, identificando as oportunidades de elevado potencial, definindo e caracterizando os 5 melhores oportunidades, nos segmentos de soluções de construção pública (escolas,hospitais) e privada (hotéis, condomínios, etc). Informação exaustiva sobre os mercados, oportunidades e necessidades serão levantadas durante o projeto;

b) Animar grupos de trabalhos para desenvolvimento de ofertas com agregação da comunicação de competências para ataque a projetos "chave na mão" junto dos promotores. Desenvolvimento de produtos e serviços por grupo de trabalho/consórcio;

c) Prospeção e preparação para posteriores missões empresariais junto dos players e decisores nos mercados da procura das 5 oportunidades definidas;

d) Desenvolvimento de benchmarking internacional com vista à atribuição do "Gold label" de excelência sob a égide do European Cluster Excellence Initiative (ECEI);

e) Envolvimento e articulação de empresas e entidades de clusters e/ou polos afins no projeto, agregação do seu conhecimento, competências, criando efeitos de sinergias e interseção de interesses e posicionamento no mercado externo;

f) Divulgação e disseminação em toda a rede do cluster das oportunidades do mercado externo, bem como junto de entidades nacionais e internacionais interessadas em cooperar e integrar os consórcios, bem como de demonstração dos resultados alcançados com o projeto numa perspetiva de replicação futura;


Tarefas do projeto

Para que estes objetivos sejam alcançados foram definidas as seguintes atividades:

1. Ações de International Market Intelligence aplicado à fileira do Habitat Visa o desenvolvimento e operacionalização de ações focadas na área de interesse/grupo de trabalho: "Internacionalização e Negócios". Trata-se desenvolver intelligence adaptada às necessidades de grupos de empresas e instituições específicas, motivadas e intencionalmente dirigidas para nichos de mercado comuns, ao contrário de ter informação simples sobre os mercados. Entre outras informações, realça-se a aplicação de modelo de intelligence para definição de 5 mercados de elevado potencial.
2. Organização e animação técnica de grupos de trabalho e cooperação em Internacionalização e negócios Esta atividade visa criar uma rede colaborativa de melhoria contínua, aprendizagem e evolução fundamentada na implementação de uma gestão focada em oportunidades. Implica a criação e dinamização de 5 grupos de trabalho para seleção ou desenvolvimento de produtos e serviços para atacar oportunidades específicas de mercado internacional. De resto, a focalização no mercado e nas suas necessidades, pela adaptação das ofertas das empresas aos requisitos e qualidade exigida pelos clientes, é outra das prioridades.
3. Benchmarking internacional para a atribuição ao cluster do "Gold label" da European cluster Excellence Initiative (ESCA) A presente atividade envolve:
- Atividades de colaboração internacional com outros Pólos de Competitividade e Tecnologia e Clusters;
- Realização do exercício de benchmarking internacional, visando a atribuição do Gold label de excelência, no âmbito da European Cluster Excellence Initiative.
4. Ações de promoção e divulgação nacional e internacional do cluster O objetivo desta atividade centra-se nas ações de promoção e divulgação nacional e internacional do cluster, seus associados e suas competências, sendo um aspecto fulcral da dinamização do plano de atividades do Cluster Habitat Sustentável. A comunicação e informação no cluster passam pela atualização permanente do seu sistema de gestão de conteúdos (www.centrohabitat.net, incluindo a emissão da newsletter mensal), promoção das ações desenvolvidas pelos associados, organização de workshops e ainda o congresso bienal do Cluster (CINCOS 2014 – www.cincos.pt)
 5. Ações de interclusterização e participação em organizações internacionais  Pretende-se com esta atividade aprofundar a articulação de oportunidades com outros clusters de competitividade incluindo a interação em redes internacionais. Prevêem-se duas grandes ações de trabalho de interclusterização:
1 - Articulação com os polos de energia, mobilidade e TICE na área das “Smart Cities" e
2 - Articulação com o polo Produtech sob o tema da produção industrial sustentável.
6. Gestão e acompanhamento do projecto Esta atividade é transversal ao período de execução do projeto, traduzindo-se na gestão de todas as fases do projeto em termos de cronograma e tarefas realizadas de modo a acompanhar e prontamente desenvolver medidas face a potenciais desvios ocorridos;
Envolve ainda a execução técnica e financeira do projeto entre outras tarefas de gestão;


Apoio

O projeto, promovido pela Associação Plataforma para a Construção Sustentável, é co-financiado pelo Compete no âmbito do SIAC, com um investimento elegível de  216 mil euros, envolvendo um incentivo FEDER de 173 mil euros.


Testemunho

Segundo Victor Ferreira, presidente da direção da Plataforma para a Construção Sustentável, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável e promotora deste projeto SIAC, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a criação de uma dinâmica única no cluster habitat quer em termos da própria gestão do cluster quer em termos da concretização dos objetivos estratégicos traçados para esta estratégia de eficiência coletiva. Este é uma clara ação coletiva estruturante que, sem o apoio continuado do COMPETE, seria muito difícil ser realizada".

Equipa do Projeto