Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Como produzir vinho com menor teor de álcool?

25.11.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

É este o principal objetivo do projeto “LEVEalliance”, cofinanciado pelo COMPETE, ao criar um portfólio de leveduras não-saccharomyces naturais e adaptativamente evoluídas tendo por base leveduras naturais isoladas de mostos provenientes de quatro regiões vitivinícolas portuguesas, designadamente, Alentejo, Dão, Porto/Douro e Bairrada.

Projeto | LEVEalliance
Projeto | LEVEalliance

Projeto “LEVEalliance – um portfólio de leveduras não-saccharomyces naturais e adaptativamente evoluídas para produção de vinhos com menor teor de álcool”

 

1. Enquadramento

As alterações climáticas que têm ocorrido nas últimas décadas, associadas às atuais práticas de viticultura e à utilização de castas que produzem uvas com elevado teor de açúcar, estão a afetar o sector vitivinícola levando à elaboração de vinhos mais concentrados, com aromas mais expressivos, mas frequentemente mais ricos em álcool, atingindo por vezes concentrações superiores a 15%.

Para além do impacto nas características organolépticas do vinho, o elevado teor em álcool pode constituir um problema de saúde pública, devido aos efeitos negativos do consumo excessivo de álcool e pode traduzir-se por consequências económicas para produtores que vendem vinhos em países com taxas diretamente proporcionais ao teor alcoólico.

 

2. Descrição

O projeto “LEVEalliance” tem por objetivo principal criar um portfólio de leveduras não-saccharomyces naturais e adaptativamente evoluídas para produção de vinhos com menor teor de álcool, tendo por base uma coleção de leveduras naturais isoladas de mostos provenientes de quatro regiões vitivinícolas Portuguesas, designadamente, Alentejo, Dão, Porto/Douro e Bairrada.

Esta coleção foi obtida e caracterizada por métodos fisiológicos e moleculares no âmbito de uma parceria anterior entre a Proenol, a Sogrape Vinhos SA e o grupo de investigação LMB-BioFIG da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

O projeto “LEVEalliance” posiciona-se assim num novo vetor de valorização desta coleção ao explorar o potencial biotecnológico das leveduras não-saccharomyces para produção de vinhos com menor teor de álcool.

A realização do projeto será assegurada pela equipa da Proenol e da FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) aliando, mais uma vez, conhecimentos científicos com experiência de produção e de conhecimento de mercados.

Os produtos a desenvolver são completamente inovadores, na medida em que não existe à presente data nenhum produto comercial que por via exclusivamente fermentativa reduza o teor alcoólico dos vinhos face ao obtido classicamente com as leveduras S. cerevisiae.

Os produtos resultantes do projeto LEVEalliance permitirão à Proenol propor aos seus clientes, nacionais e internacionais, uma nova solução biológica, acessível, de fácil aplicação e que minimiza o impacto do excesso de álcool nos vinhos.

Em termos de organização estrutural integra 5 atividades, sendo as 3 primeiras associadas à realização de investigação experimental e ensaios piloto e as 2 restantes à promoção, divulgação e gestão técnica do projeto. Tal como previsto o projeto encontra-se em plena fase de desenvolvimento do portfolio de leveduras.

 

3. Apoio do COMPETE
> Testemunho do Promotor

Segundo o responsável do projeto, Filipe Centeno, “neste âmbito de inovação o programa COMPETE revela-se um auxiliar relevante na promoção da competitividade empresarial, na medida em que:

  1. A investigação em co promoção garante a translação do conhecimento científico e tecnológico gerado nas instituições do SCTN, mantendo e reforçando os laços entre essas entidades e o sector empresarial,
  2. Permite a endogeneização de conhecimento científico na empresa contribuindo assim para uma visão mais alargada do potencial de novos produtos”.
> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

O projeto “LEVEalliance”, com inicio em Outubro de 2013 e com uma duração prevista de 21 meses, foi cofinanciado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT (Investigação e Desenvolvimento Tecnológico).

O “LEVEalliance” envolveu um investimento elegível de cerca de538 k€, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 382 k€.

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem