Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo

24.06.2011

O evento vai decorrer nos dias 28 e 29 de Junho, no TagusPark,  e as conferências estão divididas em 4 sessões temáticas distintas.

Desde 2000 que a Gesventure reune em Lisboa especialistas internacionais na temática do capital de risco, Business Angels, empreendedorismo e inovação com a manifesta satisfação de ver a motivação e networking que resultam deste impulso dinamizador de novos negócios.

Numa altura em que assistimos, não só em Portugal como em toda a Europa, a um aumento significativo dos fundos disponíveis para investimentos nas fases early stage, quer através de sociedades de capital de risco quer através de Business Angels, importa continuar a dar a conhecer à Comunidade Empreendedora Nacional os principais actores do Ecossistema do Financiamento de maneira a poderem ter acesso a este precioso instrumento de desenvolvimento empresarial.  

Enquadramento

Portugal tem um fundo de co-Investimento com Business Angels no âmbito do Programa COMPETE que é uma referência em toda a Europa. O objectivo principal do COMPETE no sistema de apoio à criação de mecanismos de financiamento de PME é a dinamização da criação ou reforço de Instrumentos de Capital de Risco que tenham como foco principal o financiamento de PME com projectos de investimento em inovação, modernização e internacionalização.

A intervenção dos instrumentos públicos de capital de risco visa a partilha do risco com os investidores privados por forma, a fomentar o desenvolvimento de projectos inovadores e o aumento da solidez e competitividade do tecido empresarial.
O FINOVA, no âmbito do SAFPR e em conjunto com o COMPETE, concebeu um instrumento financeiro inovador que consiste numa Linha de Financiamento à actividade desenvolvida por investidores informais em capital de risco (Business Angels).

Estes investidores com experiência comprovada na gestão/direcção de empresas irão contribuir para que as PME por eles apoiadas desenvolvam estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização.

Resultados

O fundo de co-Investimento com Business Angels no âmbito do COMPETE já motivou mais de 200 Business Angels portugueses a criar 54 veículos próprios de investimento com capacidade para alavancar 42 milhões de euros de investimento, assim como 14 sociedades de capital de risco com uma atitude mais compatível com as necessidades das fases iniciais de financiamento estão envolvidas no Programa COMPETE, encontrando-se “sentadas” sobre mais 200 milhões de euros que deverão ser investidos, assim como as verbas dos Business Angels, durante os próximos 30 meses conforme previsto neste Programa.

Temas em debate

  • Empreendedorismo
  • Early Stage
  • Fundo de Co-Investimento com Business Angels
  • Corporate Venture
  • Tendências nos Investimentos
  • Cross Border
  • Crowdfunding 

 Participe!

As empresas que interessam aos investidores de risco (Business Angels e fundos de early stage) são as que têm um papel na nossa sociedade de amanhã.

Se possui um projecto que visa uma oportunidade de mercado claramente identificada com potencial de vendas, um produto/serviço de qualidade, retorno financeiro, inovação, modelo de negócios realista e, muito importante, uma forma de saída (venda a médio prazo da participação do investidor) perceptível então não deixe de se inscrever no Evento de referência do Capital de Risco nacional.

O espaço para discussão de ideias é essencial neste tipo de eventos, havendo sempre no final das sessões um período de debate onde público e oradores são incentivados a confrontar ideias.

Contamos consigo!