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Conheça o projeto em que a I&D é crítica no desenvolvimento e produção de soluções multimédia avançadas para automóvel

24.02.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Pedro Pereira, coordenador do projeto HMIEXCEL, revela a mais-valia e os ensinamentos que se podem retirar de um projeto em consórcio, salientando a transferência do conhecimento científico da Universidade do Minho para a Bosch Car Multimedia como um dos resultados de excecional valor.

Projeto | HMIEXCEL
Projeto | HMIEXCEL

Enquadramento no COMPETE 

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

O projeto “HMIEXCEL“ foi desenvolvido em consórcio entre a Bosch Car Multimedia Portugal e a Universidade do Minho, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

O projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 17.708 mil euros e um incentivo FEDER de 10.546 mil euros.

> Testemunho do promotor

Conforme refere Pedro Pereira, Diretor de Engenharia, “este projeto tem ajudado a fábrica da Bosch em Braga a consolidar a sua imagem como uma organização excelente na produção e desenvolvimento de soluções inovadoras para os seus clientes. Ele tem permitido á empresa transformar ideias inovadoras em realidades, dentro de prazos muito curtos, com a colaboração de um dos seus stakeholders mais importantes, a Universidade do Minho.

O principal objetivo passa por tornar a unidade Bosch em Braga numa localização com fortes competências de I&D, associadas a um elevado nível de know-how técnico. A competência da equipa para o desenvolvimento de produtos e processos, em conjugação com a produção em série, tem-se tornado, cada vez mais, numa vantagem competitiva dentro do Grupo Bosch e também no mercado global.”

 

1. Síntese

A Bosch em Braga tem passado por uma fase de grandes mudanças. A empresa, que em 2015 celebra o seu 25º aniversário em Braga, iniciou atividades com a produção de autorrádios para a marca Blaupunkt em 1990.

Nos últimos anos, a empresa tem substituído os autorrádios clássicos por um portefólio de produtos completamente novo, com tecnologia multimédia automóvel de ponta. Atualmente, está a lançar uma variedade de novos produtos que pertencem ao conceito modular HMI. Para o centro do tablier, oferece displays centrais que podem ser usados como iPads no carro, e dispõem de funções de assistência para o condutor e de entretenimento para o passageiro no mesmo display e simultaneamente. É denominado de tecnologia de visão partilhada.

Atualmente, os clusters de instrumentação livremente programáveis substituem os instrumentos mecânicos com ponteiros e mostram gráficos ou imagens de câmara. Podem ainda ser programados individualmente à semelhança da personalização do perfil do utilizador criado no seu próprio computador. O i8, desportivo elétrico de luxo da BMW, já está a levar esta tecnologia produzida na Bosch em Braga para todo o mundo, criando o fascínio nos consumidores.

Além disso, existem os Head up Displays para a projeção de imagens e informações no para-brisas, que criam uma realidade aumentada. As imagens parecem estar alguns metros à frente dos olhos do condutor, não havendo a necessidade de ajustar a visão. Esta inovação esteve recentemente no centro das atenções, com o novo Mini da BMW, e é produzida em Braga.

Pretende-se através deste projeto encontrar respostas urgentes para um conjunto de problemas técnicos e científicos que este novo paradigma de produtos trouxe à Bosch. No quadro da ligação estratégica que a empresa tem mantido ao longo dos anos com a Universidade do Minho, e que tem vindo a aprofundar significativamente à medida que o seu perfil de produto se vem transformando, foram amplamente discutidas, caracterizadas e determinadas as necessidades de I&D mais críticas inerentes a esta nova gama de produtos multimédia.

 

2. Objetivos

O projeto tem como principais objetivos o estudo, conceção e desenvolvimento de:

> Novos conceitos de chassis para as soluções multimédia automóvel.

> Soluções construtivas e revestimentos para melhorar a legibilidade dos displays das soluções multimédia em condições de iluminação elevadas.

> Novas soluções multimédia integradas assentes em conceitos validados ao nível do design, ergonomia, usabilidade, perceção e segurança de interfaces homem-máquina.

> Sistemas sensoriais automotive.

> Técnicas, ferramentas e instrumentos de controlo de qualidade de placas de PCB ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento e produção.

> Técnicas, ferramentas e instrumentos de controlo de qualidade em linha para a deteção 100% fiável de defeitos de imagem e de defeitos de superfícies em displays.

> Sistemas e protocolos de avaliação de novas soluções multimédia em fase de desenvolvimento e pré-industrialização.

> Sistemas integrados de planeamento, controlo, programação, monitorização e reporting de operações de desenvolvimento, produção e qualidade adequadas à nova gama de soluções multimédia.

 

3. Áreas de Desenvolvimento

> Desenvolvimento de produto: as necessidades de desenvolvimento de produto são múltiplas, indo desde a introdução de melhorias significativas nos seus componentes críticos (chassis, placas de PCBs, displays, etc.) até à conceção, desenvolvimento, teste e construção de soluções e sistemas inovadores de interface homem-máquina para multimédia automóvel.

> Controlo de qualidade de produto: as necessidades de controlo de qualidade acompanham as necessidades de desenvolvimento de produto, implicando o desenvolvimento de técnicas e ferramentas de controlo extremamente evoluídas. Novos sistemas de controlo de qualidade estão ser desenvolvidos para todo o ciclo de desenvolvimento e produção.

> Gestão da produção: a complexidade crescente do produto da empresa tornou desajustados os modelos e as ferramentas de gestão de produção da empresa, evidenciando a necessidade de um novo paradigma de gestão da produção. Novos sistemas de gestão da produção estão ser desenvolvidos para corresponder às necessidades de desenvolvimento, produção e controlo de qualidade das novas soluções multimédia, preparando a Bosch Car Multimedia para responder de forma sustentada aos desafios da Quarta Revolução Industrial (Industry 4.0).

 

4. Resultados

Este projeto já está a produzir resultados muito positivos para empresa. Está previso um aumento das atividades, nomeadamente, a partir do final de 2015.

O forte crescimento da produção e o portfólio diversificado de produtos previstos para os próximos anos, depende substancialmente dos resultados obtidos com o programa de inovação, e permitirá consolidar a posição do Grupo Bosch como um dos principais exportadores em Portugal.

Os resultados alcançados excedem, em muitas dimensões, as espectativas iniciais do projeto. A transferência do conhecimento científico da Universidade do Minho para a Bosch Car Multimedia é outro resultado de excecional valor.

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem