Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COOPETIR | Cooperação para a Competitividade Empresarial

02.07.2012

Promover ao estatuto da centralidade económica e social um espaço geográfico do interior norte e centro de Portugal, identificado e coincidente com os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Douro Sul, por proximidade com o distrito de Vila Real.

As Associações Empresariais de Vila Real, Guarda, Castelo Branco e Bragança, a saber, NERVIR, NERGA, NERCAB e NERBA apresentaram ao COMPETE no âmbito das Acções Colectivas o projeto COOPETIR - Cooperação para a Competitividade Empresarial que contou com um investimento de elegível no valor de 1.600 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1.113 mil euros.

Logo Associações

O objetivo mestre do projeto é a promoção ao estatuto da centralidade económica e social um espaço geográfico do interior norte e centro de Portugal, identificado e coincidente com os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e, por proximidade com o distrito de Vila Real, alguns concelhos do Douro Sul.

Estes espaços geográficos correspondem à área de influência das Associações Empresariais envolvidas no projeto cujas atividades desenvolvidas passaram por dinamizar dispositivos facilitadores do crescimento económico da região abrangida e da sua exposição internacional a novos mercados.

Por força da necessidade da promoção desta Região, que reúne características de identidade próprias, foi também objetivo deste projeto promover os sectores de atividade económica mais relevantes, a saber, a agro-indústria, a indústria extrativa, o turismo e o termalismo e a energia.

Nestes setores integram-se empresas de reduzida dimensão, sem escala e, de modo geral, sem as competências necessárias para enfrentar os grandes desafios, com as quais importa proceder a várias intervenções que as capacitem para agirem de forma bem sucedida.

Publicações

Com vista a concretizar os objetivos traçados foram programadas e desenvolvidas diversas atividades estruturadas em torno das seguintes temáticas:

Observatório empresarial – pretendeu-se dar um contributo para a observação e vigilância prospetiva e estratégica sobre as empresas e sobre a economia regional. Os estudos elaborados e os dados resultantes foram e são um excelente instrumento de gestão pois permitirá às empresas a tomada mais consciente das suas decisões estratégicas. Contribuirão de igual forma para sustentar a definição das estratégias de intervenção das Associações participantes.

Dinamização de Redes de Cooperação – mais um instrumento disponibilizado às empresas, e que lhe vai permitir estabelecer novas formas de organização potenciadoras de ganhos efetivos, em particular pelo aumento da competitividade e da capacidade de internacionalização.

Promoção Inter-Regional – A promoção das potencialidades da região, seja ao nível do sector do turismo, seja na produção de bens alimentares de reconhecida qualidade, possibilitaram um reforço do seu reconhecimento junto de um conjunto de mercados e de potenciais clientes que em muito facilitarão estratégias de internacionalização paralelas que as empresas venham a encetar. Para além da edição de um conjunto de meios de promoção globais, foi assegurada a presença do projeto junto de mercados como o da Sérvia e da Itália, para além da realização de missões inversas com a presença de representantes de 11 países.

Informação e apoio às empresas – O objetivo central foi o de disponibilizar às empresas, aos empresários e aos gestores, novos e mais eficazes meios de acesso à informação e ao apoio técnico especializado. Neste âmbito a ação passou pela edição de uma revista informativa, pela produção e envio generalizado de newsletters informativas, pela realização de um vasto conjunto de seminários e workshops e por consultoria especializada em diversas áreas temáticas.

Todas as informações e pormenores do projeto disponíveis em http://www.coopetir.biz/