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CORE | O projeto de responsabilidade social corporativa

04.10.2013
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo programa COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), o projeto CORE visa promover a eficiência energética e a responsabilidade social corporativa nas PME das regiões Norte, Centro e Alentejo.

Projeto CORE
Projeto CORE

Projeto CORE | COrporate REsponsability

1. Síntese

Apoiado pelo programa COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), o projeto CORE visa a melhoria da competitividade do país e das suas regiões de convergência Norte, Centro e Alentejo.

Pretende-se desenvolver um projeto global de promoção da eficiência energética e da responsabilidade social corporativa nas PME das regiões de convergência, seus sectores e agentes.
O projeto CORE envolveu um investimento elegível de 479.915,50 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 300.000,00 mil euros.

Espera-se que os resultados desta Ação Coletiva aportem bens públicos e gerem externalidades positivas indutoras de efeitos de arrastamento na economia.

Ficha Resumo

Designação do projeto                            CORE | COrporate REsponsability   
Domínio de Intervenção: Energia Ambiente e Responsabilidade Social
Área(s) de Intervenção:

. Eficiência e Diversificação Energéticas

. Promoção da responsabilidade social das empresas

Área(s) de Projeto:

. Sensibilização para a Eficiência Energética

. Sensibilização para a igualdade de oportunidades e responsabilidade social das empresas

 2. Âmbito

O projeto visou, através de novas abordagens integradas:

  • A melhoria da perceção da importância estratégica da responsabilidade social corporativa nas PME, como contributo para a consolidação da estrutura empresarial das regiões e como veículo fundamental na competitividade das empresas no século XXI;
  • Apresentar a responsabilidade social corporativa como indutora de resultados ao nível da inovação, da competitividade e da internacionalização, contribuindo simultaneamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas;
  • A criação de condições favoráveis ao alavancamento do desempenho energético nas empresas, através do lançamento de iniciativas de promoção à alteração dos comportamentos dos indivíduos desde a escola e das famílias;
  • Apoiar a concretização dos objetivos fixados no PNAEE (Plano Nacional de Acão para a Eficiência Energética).

3. Objetivos

Estratégicos:

  • Aumento da sustentabilidade e competitividade, em particular nas empresas de pequena e média dimensão nas regiões do Norte, Centro e Alentejo;
  • A criação de condições favoráveis ao alavancamento do desempenho energético das escolas, das habitações e das empresas, especialmente das PME;
  • Desenvolver e difundir uma estratégia de competitividade sustentável, para as PME das regiões envolvidas, segundo uma visão de Responsabilidade Social Corporativa, na utilização de recursos energéticos e económicos e na intervenção social.

Operacionais:

  • Desenvolver um projeto global de promoção da eficiência energética e da responsabilidade social corporativa nas PME das regiões Norte, Centro e Alentejo, seus sectores e agentes.


4. Parceiros

  • UERN - União das Associações Empresariais da Região Norte
  • CEC-CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro
  • APME - Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias

5. Atividades

A. Caraterização do estado de arte da responsabilidade social;
B. Desenvolvimento de uma ferramenta de Scoring de sustentabilidade para PME
C. Portal CORE
D. SMART SCHOOL - Projeto-piloto, demonstrativo da responsabilidade social 
E. Ações de divulgação e de promoção do projeto

Descrição

A. Caraterização do estado de arte da Responsabilidade social

Esta atividade consistiu na caracterização da “Responsabilidade Social Corporativa”, tendo-se procurado articular as diferentes componentes do projeto, mas sobretudo, a orientação clara desta matéria para as PME.

O resultado obtido pretende ser uma orientação para a competitividade das PME, apoiada na Responsabilidade Social Corporativa, estruturada segundo os três eixos da Sustentabilidade, o Ambiente, a Economia e a Sociedade.

Esta atividade permitiu identificar boas práticas empresariais, casos de sucesso setoriais e políticas de responsabilidade social desenvolvidas por PME.

B. Desenvolvimento de uma ferramenta de Scoring de sustentabilidade para PME

A atividade foi suportada no desenvolvimento de um sistema de Scoring de sustentabilidade e foi aplicado em PME (regime piloto de validação), sendo suportado nos três eixos da sustentabilidade: responsabilidade social, ambiente, economia; estes três eixos serão subdivididos em nove critérios de avaliação, como segue:

  • Responsabilidade social: Colaboradores, Parceiros, Comunidade;
  • Ambiente: Energia; Resíduos e Água e outros recursos;
  • Economia: Competitividade, Inovação, Internacionalização;

A caracterização dos diferentes critérios de avaliação foi uma das atividades desenvolvidas no projeto. Pretendeu-se a criação de um referencial de abordagem acessível, passível de difusão e utilização generalizada por parte das PME, e credível perante parceiros e outros stakeholders. Utilizando um relatório sintético, mas orientado para os resultados e para as sugestões de medidas a adotar que é emitido no final da realização do scoring, permitindo na hora resultados para apoio à tomada de decisão.

C. Portal CORE

O projeto pretendeu obter um grande envolvimento e interação com os principais atores de cada região.

Esta atividade consistiu na conceção e desenvolvimento de um Portal Web, orientado para a divulgação e disseminação do projeto e de iniciativas relacionadas com a temática do projeto.
Este Portal utilizou diferentes suportes, e foi o canal de comunicação de todas as atividades do Projeto, aglutinando informação sobre conteúdos, eventos, atividades e parceiros. No portal é possível aceder diretamente à ferramenta de Scoring da Sustentabilidade e às ferramentas desenvolvidas no âmbito da iniciativa Smart Schools.

D. SMART SCHOOL - Projeto-piloto, demonstrativo da responsabilidade social das empresas

Nesta atividade propõe-se uma ação concreta na comunidade através da realização de um projeto-piloto designado por “SMART SCHOOLS”.

A atividade Smart School consistiu na promoção de ações de sensibilização na área da eficiência energética tendo por base um sistema de monitorização de energia em edifícios escolares que se ligue de forma simples com a rede de dados das escolas piloto, juntando a informação de múltiplos sensores energéticos e ambientais espalhados pela escola numa única base de dados disponível para conteúdos logísticos e didáticos.

A promoção da eficiência energética é uma maneira lúdico-didática de promoção de boas práticas ambientais, sendo que, a competição gerada traduzir-se-á no incentivo à poupança.

E. Ações de divulgação e de promoção do projeto

O Plano de Comunicação estabeleceu a politica e a preparação de um conjunto de suportes a eventos para a divulgação e disseminação do projeto. Considerando os diferentes públicos e a necessidade de esclarecer a temática, bem como a sua importância para o público-alvo, foram realizadas as seguintes sessões:

  • Sessão de lançamento do projeto
  • Ações de divulgação de resultados
  • Sessão de encerramento do projeto

6. Resultados e Impacto

Apesar da temática que se prende com a responsabilidade social ter ainda uma reduzida implementação nas PME em Portugal, este projeto, procurou clarificar os conceitos e identificar as mais-valias desta temática e o seu impacto nas empresas.

Para além desta, a criação de suportes para a avaliação e controlo dos consumos de energia e o Scoring da sustentabilidade, constituem ferramentas que beneficiam diretamente as PME e possibilitam a melhoria da sua competitividade.

Desta forma, o projeto Core, não só introduziu o tema da responsabilidade social nas PME, como também procurou demonstrar a sua importância para a melhoria da competitividade das empresas.

O projeto teve impactos positivos, em termos económicos e coletivos, uma vez que se conseguiu:

  • Alterar a atitude efetiva dos empresários relativamente à responsabilidade social e à eficiência energética e que contribuiu para a implementação de medidas concretas que resultem numa melhor eficiência energética e consequentemente para a redução da fatura de energia das empresas e de outras entidades;
  • Melhorar a adesão das empresas aos instrumentos de gestão da sustentabilidade, procurando a melhoria da sua competitividade.

7. Links

Portal CORE: http://www.coreacoletiva.com/

NOTA: Salvaguarda-se, ainda, que o projeto em apreço não ficou encerrado em si mesmo, com a sua conclusão, pois dispõe de um conjunto de meios e técnicas que através do portal permitem um acesso e utilização livres aos seus utilizadores. A título de exemplo, de momento a ferramenta de Scoring encontra-se a ser utilizada por 35 empresas (da região Norte na definição dos seus planos de Gestão Estratégica), esperando-se a este nível, não só uma continuidade na disseminação do projeto, mas sim e também que o mesmo tenha reflexos económicos positivos no tecido empresarial ena sociedade em geral.