Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

DEEC – Dinamização da Eficiência Energética e da Cogeração

04.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, este projeto visou a promoção da cogeração como a tecnologia mais eficiente na produção de energia elétrica. Simultaneamente quantificaram-se as vantagens técnico-económicas decorrentes da produção de energia elétrica em cogeração e do impacto que a cogeração possui em termos de minimização dos custos de energia.

1.    Enquadramento

 

Em 2009 a COGEN Portugal – Associação Portuguesa para a Eficiência Energética e Promoção da Cogeração apresentou uma candidatura ao COMPETE para realização do projecto DEEC – Dinamização da Eficiência Energética e da Cogeração.

Aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto teve a duração de 10 meses, com início a 15 de Janeiro 2009 e término a 15 de Novembro 2009.

O projeto envolveu um investimento elegível de 99 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 69 mil euros.

DEEC

> Testemunho do Promotor

"O apoio do COMPETE contribuiu para o desenvolvimento de ferramentas que permitiram, por um lado promover a cogeração como sendo a solução tecnológica mais eficaz na produção de eletricidade com melhor eficiência energética, e por outro facilitar a comunicação com os Associados e restantes players com interesses nesta atividade."

Paula Prata, Vogal da Comissão Executiva

 

2.    Âmbito e objetivos 

O sector energético e, em particular, a eficiência energética potenciam a criação de emprego técnico altamente qualificado, nomeadamente, a nível das empresas de consultoria, projectistas, instaladores, empresas de manutenção e pessoal residente nas próprias centrais de cogeração que asseguram a exploração das mesmas.

Assim, e tendo em consideração uma das linhas de intervenção do PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, pretendeu-se desenvolver actividades destinadas a identificar, quantificar, valorar o contributo, potenciar oportunidades e disseminar a cogeração com actuação de eco-eficiência nos seus sectores de consumo colectivo, desde logo, abrangendo a nível nacional cerca de 50% do consumo de energia, indústria e serviços.

Este projeto teve como principal objectivo a promoção da cogeração, entendida como a produção combinada de energia eléctrica e térmica a partir de uma mesma fonte de energia primária (renovável ou fóssil), como a tecnologia mais eficiente na produção de energia eléctrica. Simultaneamente, pretendeu-se quantificar, a nível do consumidor final, as vantagens técnico-económicas decorrentes da produção de energia eléctrica em cogeração e do impacto favorável que a cogeração possui em termos de minimização dos custos de energia.

A cogeração é uma ferramenta fundamental a nível da eficiência energética e vai de encontro aos objectivos da política comunitária, correntemente designada por 20 / 20 / 20 que tem como objectivos a concretizar até 2020 a redução em 20% dos gases com efeito de estufa (GEE), aumentar pelo menos até 20% o contributo das energias renováveis no mix energético global da União Europeia e aumentar em 20% a eficiência energética.

 

3.    Atividades realizadas

 

a) Estudo destinado a quantificar as externalidades positivas da cogeração

Estudo destinado a quantificar as externalidades positivas da cogeração a nível técnico, económico e ambiental, complementar da Directiva 2004/8/CE relativa à promoção da cogeração com base na procura de calor útil no mercado interno da energia e do Estudo do Potencial de Cogeração de Elevada Eficiência em Portugal, constitui uma ferramenta importante de apoio à produção de legislação complementar no âmbito da cogeração.

Esta actividade reuniu um conjunto de argumentos sólidos que tornam evidentes os benefícios para o sistema eléctrico, para o mercado da energia e economia em geral, decorrentes da actividade da cogeração.

b) Manual de Apoio ao Cogerador

Manual de Apoio que integra os procedimentos técnico-económicos, administrativos e de financiamento para a montagem de projectos de cogeração nos sectores dos serviços (público e privado) e industrial. Esta ferramenta constitui uma mais valia para os promotores de unidades de cogeração na preparação da tomada de decisão sobre investimentos e na gestão do projecto/instalação, mas também para os financiadores dos investimentos, uma vez que clarifica todos os aspectos legais (regulatórios/regulamentares/económicos) e do regime remuneratório da PRE.

c) Simulador do cogerador  

Consiste numa ferramenta informática alojada no site da COGEN Portugal destinada, nomeadamente, a simular a tarifa de venda de energia eléctrica à rede em função do esquema de cogeração utilizado. Este tipo de ferramenta está disponível a qualquer utilizador que se registe no site da COGEN Portugal.

d) Sessões de divulgação dos resultados do projecto 

Realização de dois workshops (Leiria e Porto) integradores de todo o projecto que em síntese apresentaram os principais deliverables e conclusões a um público-alvo diversificado que englobou, nomeadamente, representantes de empresas associadas da COGEN Portugal, promotores potenciais de projectos de cogeração e micro-cogeração, administração central, projectistas, instaladores, empresas de manutenção, etc.

Os workshops serviram, uma vez mais, para sensibilizar os participantes para o papel incontornável desempenhado pela cogeração para se atinjam as metas a nível da eficiência energética, minimização das emissões de GEE (gases com efeito de estufa) e diversificação do mix energético, nomeadamente através das energias renováveis.

Os workshops contaram com a presença de 232 participantes. 

O Estudo e o Manual de Apoio ao Cogerador encontram-se disponíveis na biblioteca da Associação (versão em papel) e no website da COGEN Portugal (versão digital), em www.cogenportugal.com.

 

4. Links 

Site: www.cogenportugal.com 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem