Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Estudo de Benchmarking - Fusões e Aquisições em Portugal

28.04.2014
  • Acções Colectivas

Manual e Guião para as empresas - publicado no âmbito do projeto F&A - Redimensionar para Crescer apoiado pelo COMPETE - que sintetiza os principais conceitos, métodos e técnicas relacionados com as operações de fusões e aquisições.

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) acaba de publicar o "Estudo de Benchmarking - Fusões e Aquisições em Portugal", no âmbito do projeto "F&A - Redimensionar para Crescer". Trata-se de um manual e guião para as empresas, disponibilizado pela AIP, que sintetiza os principais conceitos, métodos e técnicas relacionados com as operações de fusões e aquisições.         

O documento pretende introduzir aspetos e boas práticas aos empresários que pretendam ou se vejam envolvidos num processo de F&A.

O estudo aborda em 13 capítulos a Criação de Valor com F&A, Motivações Inerentes às F&A, Avaliação de Empresas e Negócios, Processo Negocial, Due Diligence e Financiamento, Aspetos Jurídicos e Fiscais e o Fecho e Pós-Fecho.

Com este manual pretende-se que os adquiridos ou adquirentes se sintam confortáveis com o processo de F&A e que o possam desenvolver nas diferentes fases e na sua multiplicidade de áreas. De qualquer das formas, este estudo não substitui o aconselhamento junto de profissionais e especialistas como consultores, advogados e avaliadores, devido precisamente à multiplicidade de áraes que os processos de F&A envolvem além das partes interessadas (adquirente, adquirido ou fusão, profissionais e especialistas).

O Projeto F&A – Redimensionar para Crescer visa assim apoiar na implementação de estratégias empresariais, quer pela intervenção direta, quer pelo acesso a informação especializada. É um projeto que conta com o apoio do COMPETE - Programa Operacional dos Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas apresentou um investimento elegível de 141 mil euros correspondendo a 98 mil euros de apoio FEDER.