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ExportRibatejo - Promover a Competitividade e a Internacionalização das PME

30.09.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Este projeto desenvolve-se em torno da área de internacionalização, conhecimento, acesso a mercados e valorização da oferta nacional, que se enquadra nas áreas de atividade por excelência da Nersant e numa das suas prioridades estratégicas: a internacionalização.

 


Enquadramento
O Ribatejo tem fortes potencialidades de se distinguir das demais regiões portuguesas, por possuir uma identidade própria, presente nos domínios científico, tecnológico e económico. A NERSANT tem como missão tornar a Região mais inovadora e competitiva, quer a nível nacional quer a nível europeu, utilizando, para isso, uma estratégia de disseminação correta das caraterísticas e potencial que a região oferece.

A Região possui uma vantajosa localização geográfica, com posicionamento estratégico no corredor ibérico Lisboa-Madrid e nos corredores nacionais Lisboa-Algarve e Centro-Algarve, dispondo atualmente de uma razoável cobertura pela rede rodoviária. Encontra-se próximo do Sistema Científico e Tecnológico e de Inovação da Área Metropolitana de Lisboa e beneficia de 3 Instituições de Ensino Superior. Estas condições podem ser um fator importante para a atração de Investimento direto Estrangeiro, desde que essas potencialidades sejam devidamente apresentadas e promovidas, como se pretende fazer nas feiras internacionais, na mostra no estrangeiro e nos eventos promocionais.

Existem mercados emergentes que podem ser uma boa aposta para as empresas da Região e as empresas da Região tem a capacidade necessária para se internacionalizarem, quer pela qualidade e diferenciação dos produtos das empresas da Região, quer pela sua capacidade de inovação e adaptação, necessitam no entanto, de informação relevante sobre mercados, em particular sobre oportunidades de negócio.

Este projeto foi constituído para reforçar a Região na área da internacionalização e para ajudar as empresas no seu processo de internacionalização e na atração de investimento direto estrangeiro, principalmente nesta altura, em que as empresas mais do que nunca procuram internacionalizarem-se.


Apoio COMPETE
O ExportRibatejo é um projeto promovido pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas) envolvendo um Investimento Elegível de cerca de 1.038 mil Euros correspondendo a um Incentivo de 831 mil Euros.


Objetivos do Projeto
O projeto ExporRibatejo desenvolve-se em torno do apoio à internacionalização das empresas da Região, do conhecimento e acesso a mercados e valorização respetiva da oferta Regional e Nacional.

Objetivos do Projeto  Objetivos Estratégicos
 Objetivos Operacionais

Informação e apoio



Disponibilização de informação e apoio que facilite o processo de internacionalização/exportação das PME da Região Levantamento e produção de informação de gestão relevante para as PME da Região, nomeadamente na área de mercados, concursos públicos e oportunidades de negócios em mercados internacionais

Aumentar a competitividade


Aumentar a competitividade das PME da Região por via de uma maior utilização dos fatores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização Promover a imagem dos produtos e serviços da Região como sendo inovadores e competitivos a nível nacional e internacional, através da organização de um evento (um em cada ano - 2013 e 2014) de promoção e de apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos a potenciais investidores estrangeiros e importadores, de modo a promover as exportações e atrair Investimento Direto Estrangeiro

Aumento das exportações


 Fomentar o aumento das exportações das PME da Região e aumentar o grau de abertura ao exterior Promover a integração da Região em redes relevantes para acesso a mercados emergentes, em particular Moçambique, Angola e Brasil, com especial enfoque nas regiões da Beira, Benguela e Bahia, respetivamente

Promover a imagem


Promover a imagem e capacidades da Região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas e dos seus produtos e serviços e a atração de Investimento Estrangeiro Promover a imagem dos produtos e serviços da Região como sendo inovadores e competitivos a nível nacional e internacional, através da criação de um portal de promoção internacional da região, das suas empresas e dos seus produtos, Sítio dos Negócios

Para se alcançar os objetivos propostos será necessário desenvolver outras atividades, nomeadamente o levantamento, tratamento e disponibilização de informação de gestão relevante para as PME, em particular informação que facilite o processo de internacionalização/exportação das PME e que fomente o acesso a concursos públicos internacionais e o acesso facilitado a mercados dispondo de informação relevante e atual sobre os mesmos, bem como a promoção da imagem da Região a nível internacional.

Assim, e mais diretamente relacionado com o objetivo de disponibilização de informação e apoio que facilite o processo de internacionalização/exportação das PME da Região, foram definidas as atividades:


• Internacional Business Desk e Ribatejo Market Intelligence - Estas atividades disponibilizam informação sobre oportunidades de negócio internacionais, sobre mercados, numa perspetiva de análise prospetiva, permitem a criação de uma rede internacional de networking e de contactos de agentes relevantes importantes para a facilitação de acesso a mercados entre outras ações que são importantes e têm um impacto diretamente relacionado com o aumento das exportações das PME da Região.

Relativamente ao International Business Desk, consiste num portal interativo com resposta pública a questões sobre mercados. O International Business Desk constitui um instrumento completamente inovador, sobretudo na medida em que permite a resposta a questões práticas das empresas sobre mercados de interesse, através de um serviço de informação online permanente sobre mercados e apoio à internacionalização de PME. As perguntas e respostas serão completamente públicas (exigindo-se apenas um registo de acesso no portal), de modo a facilitar o acesso generalizado das empresas da região a novos mercados, uma vez que as questões de uma empresa são, na maior parte dos casos, comuns a um conjunto alargado de empresas.

No que respeita ao serviço de Market Intelligence - pretende-se reforçar o conhecimento das empresas da região sobre 4 mercados que se consideram como fundamentais para a internacionalização das mesmas (Angola, Cabo Verde, Brasil e Moçambique - com incidência na província de Sofala), numa vertente de análise prospetiva da evolução desses mercados que permita às empresas da Região antecipar algumas medidas que lhes permitam posicionar-se o mais corretamente possível face à evolução esperada em cada um deles. Este serviço de Market Intelligence prevê a realização de relatórios trimestrais com a perspetiva de evolução para o trimestre seguinte e a comparação entre o que estava previsto e o que sucedeu no trimestre anterior. É extremamente importante quando analisamos informação, qualquer que seja ela, que tenhamos uma base comparativa. O objetivo final da disponibilização desta informação é permitir que as empresas tenham um conhecimento mais profundo destes mercados, possam posicionar-se mais corretamente e se antecipem ao que se espera que vá acontecer.

De modo a alcançar os objetivos propostos de aumentar a competitividade das PME da Região por via de uma maior utilização dos fatores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização e de promover a imagem e capacidades da Região a nível nacional e internacional, facilitando a internacionalização das empresas e dos seus produtos e serviços e a atração de investimento direto estrangeiro, foram previstas as atividades:

• NERSANT Business - consiste na organização de um evento internacional de mostra e promoção das potencialidades da Região, das suas empresas e dos seus produtos. Esta atividade prevê a realização de 2 eventos internacionais de promoção e mostra da Região, suas potencialidades, empresas e produtos. Estes eventos irão envolver a presença de várias personalidades de relevo de diversos países, tais como, representantes de associações comerciais e câmaras do comércio, representantes de embaixadas, empresários, investidores, importadores entre outros, e será feita uma grande aposta da divulgação do evento, nomeadamente, através da publicação de artigos e anúncios na imprensa especializada nacional e internacional, através da TV e Rádio. Deste modo, e devido ao impacto que estes eventos irão ter sobre o reconhecimento da Região e a atração de IDE, ele constitui uma abordagem inovadora.

• Sítio dos Negócios - criação de um portal de negócios que permita às empresas divulgar os seus produtos e fomentar a sua venda online. Este instrumento irá permitir a presença de todas as empresas da Região na internet com um catálogo online dos seus produtos, o que permitirá a sua promoção a nível global e inclusivamente a realização de vendas a partir desta plataforma. Este portal pretende ser dinâmico e irá ser criado em 3 idiomas distintos, abrangendo toda a Região do Centro e Alentejo e com o objetivo de promover os produtos/serviços destas Regiões no mercado nacional e internacional, aumentar a presença das empresas da Região na internet, fomentar as vendas online e aumentar as respetivas exportações. O portal está em estreita ligação com as novas tendências sociais, estando previsto que seja desenvolvida também uma estratégia para o aproveitamento das redes sociais e para o reforço da ligação, dinamização e promoção do portal nas mesmas.

Atividades em resumo:

- Criação de bolsa de oportunidades de negócio com informação sobre concursos públicos nacionais e internacionais;

- Identificação e divulgação de oportunidades de negócio internacionais;

- Criação de um International Business Desk - um portal interativo com informação online sobre mercados e com resposta pública e questões práticas sobre mercados de interesse;

- Resposta pública a 800 questões práticas sobre mercados de interesse;

- Criação de um serviço de Market Intelligence sobre a evolução registada e análise prospetiva para 4 mercados com relatórios trimestrais por mercado;

- Participação em 3 feiras internacionais, realização de 1 ação promocional das empresas e produtos da região no exterior e Participação nos Encontros de Negócios em Língua Portuguesa, que permitam a realização de 440 reuniões com empresas e instituições locais relevantes e a identificação e disseminação de 88 oportunidades de negócio;

- Promover a imagem da Região enquanto Região inovadora e competitiva e apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos a potenciais investidores estrangeiros e importadores e através da criação de um portal – Sítio dos Negócios;

- Realização de 2 eventos/mostras de promoção e de apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos a potenciais investidores estrangeiros e importadores, com a participação de pelo menos 20 empresas e entidades dos países-alvo em cada um desses eventos;

- Realizar uma campanha integrada de promoção da Região e das atividades a realizar no âmbito do projeto para a sua promoção, a nível nacional e internacional.

Resultados Esperados
Os principais resultados e impactos esperados, em termos qualitativos, com a implementação deste projeto são o reconhecimento da imagem e capacidades da Região, em especial em termos internacionais.

Prevê-se aumentar a taxa de penetração das PME da Região, nos mercados internacionais e o seu volume de exportações (e consequentemente também a redução de importações), e desencadear processos de Investimento Direto Estrangeiro na Região, fomentando assim a competitividade das PME da Região.


Parcerias
A NERSANT tem vindo a privilegiar e a pôr em prática uma política de estabelecimento de parcerias nos diversos projetos e iniciativas que tem vindo a desenvolver, com o objetivo de complementar e reforçar as competências internas existentes na Associação.

Neste projeto destaca-se o Cluster Agro-Industrial do Ribatejo com o qual irá ser desenvolvido em estreita articulação o projeto, uma vez que o sector agro-industrial será um dos que se irá privilegiar em grande parte das ações, sendo que o Cluster se tem tornado numa referência neste sector na Região. O Cluster será, assim, fundamental para a boa execução e para o sucesso desta atividade.

Importa ainda referir, que este projeto tem também uma forte ligação e é aliás complementar com dois outros apresentados pela NERSANT ao presente aviso do SIAC, os projetos InovRibatejo e InfoRibatejo, no domínio da Promoção da Inovação e do Empreendedorismo na Região (que ajudará a promover a Região no âmbito do presente projeto) e da Produção e disponibilização de informação de gestão para PME.


Testemunho

A implementação do projeto ExportRibatejo não seria possível sem o apoio do COMPETE, o qual permitiu desenhar um projeto com objetivos muito ambiciosos, mas concretizáveis. Caso não tivéssemos o apoio do COMPETE, naturalmente que iríamos continuar a tentar a prossecução destes objetivos, mas a um ritmo muito mais lento e claramente sem o mesmo impacto.