Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

F&A - Redimensionar e Crescer

10.01.2014
  • Acções Colectivas
  • Inovação

A AIP concebeu o projeto F & A - Redimensionar e Crescer que pretende gerar uma noção de valor acrescentado que poderá ser induzido pelos processos de fusões e aquisições, ao contribuírem para que as empresas se tornem mais robustas e competitivas e simultaneamente potenciar o lançamento de um programa piloto de apoio a operações de F&A nas regiões Centro e Alentejo.

Encarar as Fusões & Aquisições como oportunidades não só do ponto de vista da compra e venda, mas também no desenvolvimento de parcerias sustentáveis. Com o intuito de responder as necessidades das empresas e em particular com o intuito de contribuir para uma maior eficácia na concretização de operações de Fusões & Aquisições, com a isenção necessária, a AIP concebeu o projeto F & A - Redimensionar e Crescer que pretende gerar uma noção de valor acrescentado que poderá ser induzido pelos processos de fusões e aquisições, ao contribuírem para que as empresas se tornem mais robustas e competitivas e simultaneamente potenciar o lançamento de um programa piloto de apoio a operações de F&A nas regiões Centro e Alentejo e que sirva de boa pratica e referencia nacional.

O Projeto F&A - Redimensionar para Crescer, apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional dos Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas apresentou um investimento elegível de 141 mil euros correspondendo a 98 mil euros de apoio FEDER.

Enquadramento do Projeto
Em Portugal, a dinamização de operações de Fusão e Aquisição (F&A) entre empresas tem sido ao longo dos anos levada a cabo por players de origem privada e com intuitos comerciais/lucrativos, nomeadamente consultores especializados, banca de investimento, ROC´s, TOC´s e advogados, que normalmente representam uma das partes envolvidas no processo (comprador ou vendedor), logo sem garantia de isenção de interesses ao juntar ambos os lados.

Com o intuito de responder às necessidades das empresas e em particular com o intuito de contribuir para uma eficácia maior na concretização deste tipo de operações, com a isenção necessária, foi lançado o Programa Dimensão, há dois anos atrás, que contribuiu para a criação de condições favoráveis a movimentos de concentração, fusão e aquisição, de forma a proporcionar às empresas os ganhos de escala indispensáveis à sua internacionalização. Para a concretização daquele objetivo, o IAPMEI, através do Programa FINTRANS (www.fintrans.pt), articulou as ações com vista a racionalizar meios e potenciar resultados. Por seu turno, no âmbito do Programa FINTRANS, o IAPMEI procede à divulgação e à sensibilização aos empresários, bem com...

A Carregar...