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GAPI 3 - Rede de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo

08.08.2013
  • Acções Colectivas , Compete

Projeto apoiado pelo COMPETE

Apoiado pelo COMPETE, este projeto tem como principal objetivo promover o espírito empresarial e a criação de empresas inovadoras e com forte pendor tecnológico junto de alunos e jovens investigadores pertencentes ao universo do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.

Síntese

Este objetivo será prosseguido através do fomento de ideias de negócio e do fornecimento das competências necessárias aos empreendedores para enquadrar a geração de empresas spin-off universitárias e a promoção da inovação, como forma de afirmação no(s) mercado(s), dos projetos gerados por este conjunto de beneficiários diretos.

Os objetivos estratégicos propostos para o Projeto GAPI 3 resultam diretamente do diagnóstico realizado pelos copromotores e espelham de forma clara a importância de colmatar os pontos fracos e minimizar as ameaças identificadas, alicerçando-se numa experiência e saber-fazer que refletem os pontos fortes e aproveitam as oportunidades elencadas.

GAPI

Stakeholders:

  • Beneficiários diretos: empreendedores jovens, e.g. investigadores, estudantes (especial atenção ao público feminino).
  • Docentes envolvidos nas atividades de capacitação e sensibilização para o empreendedorismo.
  • Investidores: desde business angels e capitais de risco até empresas de maior dimensão.

Promotor: Instituto Pedro Nunes

Parceiros: TecMinho, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora e Universidade do Porto


O projeto GAPI 3

Apoio do COMPETE

O projeto do Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia foi apoiado pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, com um investimento elegível de 965.732 €, correspondendo a um incentivo FEDER de 806.418 €.

Missão

Promover o espírito empresarial e a criação de empresas junto de alunos e investigadores jovens do SCTN, através dos seguintes objetivos estratégicos.

Objectivos

  • OE#1 "Ideias & Competências": Fomento das competências necessárias aos empreendedores (jovens e mulheres) para concretização de ideias/projectos, preferencialmente em áreas de elevado potencial económico (tecnológicas e serviços avançados).
  • OE#2 "Transferência de tecnologia & spin-offs universitários": Identificação, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos.
  • OE#3 "Inovação & Modelos de Negócio": Promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s) aquando da criação de novas empresas de base tecnológica e científica.

Principais Atividades

  •  #1 "Identificação e Transferência de Tecnologia": Identificação de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos e/ou suscetíveis de serem exploradas pelos projetos apoiados em #2 e #3. Esta atividade engloba a adequada proteção do conhecimento gerado, a facilitação do acesso a apoio tecnológico (I&DT, laboratórios e equipamento). Também engloba  a organização de eventos de networking entre investigadores, projetos startup ou early stage, spin-offs de base tecnológica e empresas já estabelecidas, bem como eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas, com foco especial nas questões de transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
  • #2 "Capacitação para o Empreendedorismo": Promoção de uma cultura empreendedora junto dos beneficiários diretos através de Concurso de Ideias & Negócios (2 Edições de Concursos de Ideias & Negócios, envolvendo cerca de 140 projetos e 1120  empreendedores), apoio no desenvolvimento das Ideias de Negócio e fomento da temática do empreendedorismo nas disciplinas lecionadas nas instituições de ensino superior, para que de forma transversal se possa promover estas matérias junto dos alunos (com esta ação, pretende-se atingir 140 docentes Universitários). Esta atividade engloba a organização de eventos de sensibilização e capacitação nas respetivas temáticas.
  • #3 "Programas de aceleração": Programas de apoio a projetos/empresas em fase de lançamento, para validação dos modelos de negócio e apoio na abordagem ao mercado (de preferência, mercados globais). Estes programas, de duração inferior a um semestre, serão abertos ao público jovem (universitário e não universitário), com seleção baseada no potencial do negócio e na qualidade das equipas. No final, haverá a apresentação a uma plateia de potencias investidores e/ou clientes. 
  • #4 "Programas de tutoria e mentoring": acompanhamento adaptado à medida das necessidades de projetos empresariais por parte de mentores científicos e de negócios, com o objetivo de disponibilizar conhecimento e experiência relevantes para facilitar a sua entrada e evolução no mercado. Esta atividade é entendida como complementar à #2 ("capacitação para o empreendedorismo") e #3 ("programas de aceleração"), dado que no seu seguimento permite um acompanhamento mais flexível, adaptado à especificidade de cada projeto e contínuo no tempo. 
  • #5 "Divulgação e Eventos": Divulgação do projeto e respetivas atividades junto dos vários públicos-alvo de comunicação (beneficiários diretos, stakeholders e meios de comunicação), bem como a participação em redes e eventos de sensibilização e capacitação nas temáticas transversais ao processo de criação de empresas, metodologias de inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual e outros relacionados com as temáticas do projeto. 
  • #6 “Gestão e Avaliação do projecto”.

Resultados

  • O objetivo estratégico #1 "Ideias & competências" pretende fomentar as competências necessárias aos empreendedores (jovens e mulheres) para a transposição de ideias/projetos para o domínio da prática. Preferencialmente, em áreas de elevado potencial económico (tecnológicas e serviços avançados), indo ao encontro de ameaças identificadas, como a menos positiva perceção social do empresário em relação a economias mais desenvolvidas (por exemplo, os Estados Unidos da América), a necessidade de colmatar a fraca aposta do sistema de ensino na promoção da criatividade ou do pensamento inovador (disruptivo) e a dificuldade em abordar as temáticas dos empreendedorismo duma forma operacional (saber-fazer) e não apenas conceptual (saber-saber). Para tal irá socorrer-se da vasta rede de contactos nacionais e internacionais dos parceiros, da diversidade de capital intelectual e humano possível de aceder e do crescente enfoque institucional na inovação e no estabelecimento de redes.

 

  • O objetivo estratégico #2 "Transferência de tecnologia & spin-offs universitários", visa identificar, numa fase precoce, de tecnologias e resultados de investigação passíveis de serem transformados em produtos competitivos, conquanto adequada e atempadamente protegidos. Nesse contexto, o projeto GAPI 3 disseminará temas de propriedade intelectual junto dos docentes universitários, dos estudantes, investigadores e empreendedores. Estas duas ações são consideradas chave para apoiar a definição de uma exit strategy para projetos e tecnologias, indo assim ao encontro das necessidades sentidas a nível da reduzida capacidade nacional para incorporar no tecido económico os resultados da I&D. Como efeito lateral, estas ações também potenciarão as ações das estruturas de transferência de tecnologia dos copromotores, permitindo ampliar o efeito demonstrador e o impacto mobilizador da comercialização de tecnologia, necessária a uma maior integração de agentes a nível nacional e à exploração das sinergias já existentes. 
  • Já o objetivo estratégico #3 "Inovação & Modelos de Negócio", atinente à promoção da inovação como forma de afirmação no(s) mercado(s), pelo apoio à criação de novas empresas de base tecnológica e científica em sectores com maior valor acrescentado e de uso intensivo de conhecimento, pretende dar resposta à reduzida taxa de criação de empresas de base científica e de conhecimento intensivo, capazes de gerar elevado valor acrescentado, e que se traduzam em ritmos de crescimento significativo e criação de emprego qualificado.

Com efeito, encontra-se diagnosticada, por um lado a reduzida capacidade nacional para incorporar no tecido económico os resultados da I&D e, por outro lado, e o padrão dominante de PME com carteiras de produtos e serviços pouco intensivos em tecnologia e conhecimento, assim como os fracos níveis de investimento em I&D por parte das empresas e reduzido número de investigadores desempenhar funções junto destas. A larga experiência dos copromotores deste projeto e o recurso a casos de sucesso observados na articulação entre os centros de investigação e o tecido empresarial nacional e internacional, assim como o aumento da procura de serviços intensivos em tecnologia, permitirá facilitar o apoio nesta área.

Todas as atividades, em particular as associadas a este último objetivo estratégico, concorrerão para um aproveitamento mais eficaz da oferta de instrumentos de política pública, com destaque para o programa "+empresas", que disponibiliza financiamento para as várias fases do ciclo de vida de empresas startups e de empreendedores na fase early stage, o que permitirá alavancar este movimento dinamizador de novos negócios de forte pendor tecnológico e elevado valor acrescentado.

Indicadores mensuráveis

 Atividade #1  - Identificação e Transferência de Tecnologia

  • Identificação de 10 tecnologias com potencial de transferência para o mercado ("Push") por ano e por região num total de 140 ao longo do projeto.
  • Identificação das necessidades tecnológicas em 10 projetos empresariais ("Pull") por ano e por região, num total de 140 ao longo do projeto.
  • Apoio na proteção de resultados de investigação, 5 por ano e por região, num total de 70 ao longo do projeto.

Atividade #2  - Capacitação para o empreendedorismo

  • Organização de um concurso de ideias de negócio inovadoras, com carácter anual, em cada uma das Universidades envolvidas no projeto, num total de 14 concursos.
  • Os concursos de ideias traduzir-se-ão na identificação, no espaço de 24 meses, de um mínimo de 350 projetos tecnologicamente ou socialmente inovadores (25 por Universidade e por ano).
  • Os promotores dos melhores projetos, selecionados em cada um dos concursos (10 por concurso e por ano), num total de 140, serão envolvidos nas ações de "aceleração", propostas na Atividade #3, dando lugar à criação de startups de referência, em linha com os objetivos operacionais fixados no projeto.
  • Ações de capacitação para o empreendedorismo, num total de 28 durante o projeto.
  • Dinamização de uma rede virtual de empreendedores, com um mínimo de 280 empreendedores aderentes, onde os finalistas dos vários concursos poderão divulgar o seu projeto (logo do projeto, vídeo da ideia, contactos dos promotores, objetivos) e partilhar serviços.
  • Promover a sensibilização em matérias de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual junto dos docentes em Disciplinas /Cursos Universitários, de todas as áreas científicas, com o envolvimento de 140 docentes Universitários.

Prevê-se que em todas estas ações que sejam envolvidos mais de 1000 jovens empreendedores.

Atividade #3  - Programas de Aceleração

  • Dinamização de 14 ações de "aceleração" de projetos, para validar os conceitos tecnológicos e de negócio, reduzir o risco e apoiar a criação de futuras empresas, com um mínimo de 25 participantes por ação, incluindo os finalistas dos concursos de ideias, num total de 350 participantes.
  • Como resultado da ação anterior, criação de 5 empresas de base tecnológica em sectores de maior valor acrescentado (por ano e por região), para um total de 70 empresas.
  • Apoio na participação de 3 projetos em fóruns e/ou ações de angariação de investimento, por ano e região, para um total de 42 projetos.

Atividade #4  - Programas de tutoria e mentoring

  • O resultado desta atividade será um programa de acompanhamento dos projetos identificados, com o objetivo de disponibilizar conhecimento e experiência relevantes para facilitar a sua entrada e evolução no mercado. Está previsto o acompanhamento de 70 projetos, num total de 350 sessões de mentoring.

Atividade #5  - Divulgação e eventos

  • Pack de comunicação: produção de uma brochura do projeto geral, bem como itens de comunicação específicos, desde o logótipo a modelos de documentos.
  • Criação de um site onde se comunicarão o estado do projeto, atividades, documentos e eventos.
  • Difusão conjunta e generalizada de informações através de boletins informativos e comunicados de imprensa.
  • Promoção por cada parceiro das atividades do projeto em eventos que possam revestir interesse para os seus destinatários.

Atividade #6 - Gestão e Avaliação

  • Realização, numa base trimestral, de reuniões de parceria, num total de 7.
  • Execução de todas as ações que têm em vista a gestão administrativa e financeira do projeto, que se traduzem na entrega dos PTRI, PTRF e relatórios técnicos do projeto.