Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

GESTNET – GESTÃO DE PME EM REDE

18.11.2014
  • Acções Colectivas

A missão deste projeto está orientada para o desenvolvimento económico das regiões de Viana do Castelo e Guarda. O projeto compreende estratégias regionais focadas no aumento da presença das PME em mercados internacionais, tendo como alavanca a exploração e presença no mercado transfronteiriço.

Objetivos do projeto

O projeto GESTNET 2 – Gestão de PME em Rede, resulta de uma parceira entre a AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo e da ACG - Associação do Comércio e Serviços do Distrito da Guarda e tem como primeira finalidade a melhoria da competitividade das suas regiões de convergência Norte (Viana do Castelo) e Centro (Guarda), sendo esperado como resultado desta ação coletiva – e das diversas medidas que a mesma contempla – a geração de externalidades positivas com efeitos indutores no arrastamento da economia regional e nacional.

O projeto compreende estratégias regionais focadas no aumento da presença das PME em mercados internacionais, tendo como alavanca a exploração e presença no mercado transfronteiriço. Para atingir este propósito elegeu como prioridades:


> desenvolver estratégias integradas, de grande dimensão, fomentando a cooperação entre os diversos agentes;

> promover a capacidade destas Regiões para captar e reter iniciativas empresariais, assim como para exportar para mercados internacionais.


Actividades

A concretização destes objetivos, passa pela implementação de um conjunto de atividades de projeto, resultando em outputs de utilidade pública e de apropriação por parte dos agentes económicos das duas regiões, do qual se destacam, pelo seu impacto, as seguintes:


- Estrutura de Vigilância e Observação, plataforma de monitorização das oportunidades de negócio e de desenvolvimento das duas regiões, que permite uma reflexão periódica e a tomada de decisão sobre as orientações estratégicas regionais;

- Mercados de Proximidade, dotando as empresas de um conjunto de informação sobre quatro mercados sinalizados como sendo importantes e promissores para dois setores relevantes, o agroalimentar e o turismo;

- Benchmarking Internacional, analisando estratégias de desenvolvimento setorial seguidas por outras regiões e sistematizando um conjunto de boas práticas passíveis de serem adaptadas às regiões de Viana do Castelo e da Guarda;

- Guia do Investidor, ferramenta de captação de investimento e de atração de potenciais empreendedores;

- Portal de Oportunidades de Negócio, em www.redeinfoempresarial.com disponibilizando uma plataforma de negócios empresariais, estimulando a comunicação empresarial e o comércio eletrónico.


Financiamento

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio à Ações Coletivas, o projeto Gestnet 2 – Gestão de PME em Rede, envolveu um investimento elegível de 273.889,04 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 191.722,32 euros.


Testemunhos dos Promotores

O atual contexto económico internacional coloca-nos num novo paradigma de desenvolvimento, no qual a competitividade das empresas assume uma importância decisiva no posicionamento económico do País e, em particular, das nossas regiões.

Apesar de geograficamente distantes, Viana do Castelo e Guarda apresentam pontos comuns de elevado potencial para um crescimento sustentado da economia das suas regiões, não só ao nível da capacidade empresarial existente, mas também pelo conjunto de infraestruturas ligadas ao conhecimento e à inovação, capazes de apoiar a criação de novas empresas, a promoção do emprego e a qualidade de vida das populações.

A articulação entre os diversos agentes de desenvolvimento constitui assim, uma obrigatoriedade neste contexto, visão partilhada pelas duas Associações Empresariais ao construírem uma estratégia coletiva com objetivo de posicionar estas duas regiões num patamar de elevada competitividade, fomentando o espírito de cooperação entre as empresas e, entre estas e as Instituições.

Esta nova atitude de crescimento empresarial permite ainda reforçar a oportunidade de novos trajetos associados à internacionalização, tirando partido do posicionamento geográfico destas regiões, que constitui uma mais-valia significativa que importa explorar, nomeadamente nos setores mais relevantes para a economia de cada uma delas.

A cooperação entre a AEVC e a ACG no seguimento desta estratégia já vem de alguns anos, seguida e apoiada pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas, através da qual têm vindo a surgir outputs interessantes de apoio não só às empresas como também às instituições ligadas à região de Viana do Castelo e da Guarda

Luis Ceia, Presidente Direção da AEVC
Miguel Alves, Presidente Direção da ACG