Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Health Cluster Portugal | Transferência de Tecnologia e Inovação no Sector da Saúde

07.10.2011
  • I&DT

O sector da saúde em Portugal enfrenta grandes desafios decorrentes de um conjunto de factores.

O sector da saúde em Portugal enfrenta grandes desafios decorrentes de um conjunto de factores tais como o envelhecimento da população, o aumento acentuado do número de doentes crónicos, a escassez de recursos humanos especializados, o aumento da regulação e o aumento da competição a nível global.

Contudo, tais desafios oferecem novas oportunidades a todas as entidades públicas e privadas de prestação de serviços de cuidados primários de saúde, que têm como objectivo a oferta de melhores cuidados de saúde para um número crescente de pacientes a custos mais reduzidos.

É neste contexto que se enquadram os projectos mobilizadores do Health Cluster Portugal, apresentados publicamente a 7 de Dezembro de 2010: Do IT – Desenvolvimento e Operacionalização da Investigação de Translação e AAL4ALL - Padrão de Cuidados Primários para serviços de AAL. Envolvendo um total de investimento de 17 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 10 milhões de euros são iniciativas estruturantes do programa de acção do Pólo da Saúde e contribuirão de forma decisiva para a prossecução de alguns dos mais relevantes objectivos do HCP, entre os quais: contribuir para a mudança dos paradigmas vigentes de valorização do conhecimento; promover e consolidar um clima de cooperação (e/ou de competição) entre os actores-chave na cadeia de valor da saúde; contribuir para o robustecimento da cadeia de valor da saúde; promover internacionalmente Portugal enquanto player de referência na cadeia de valor da saúde.


Projecto DO IT
(em fase de contratação)

A investigação de translação tem vindo a afirmar-se globalmente como um meio por excelência para converter o conhecimento científico em novos e inovadores produtos, processos, metodologias ou serviços passíveis de contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar humanos, possibilitando, concomitantemente, a criação de valor acrescentado para a economia, quer pela diminuição de custos de “não-saúde”, quer pela criação de oportunidades de negócio. Tendo já sido assumida como uma prioridade nos países que ocupam a primeira linha em matérias de inovação e que são líderes na fabricação de produtos na área da Saúde, e perante o óbvio esforço do sector em Portugal em avançar definitivamente rumo a uma crescente afirmação internacional, este parece ser o momento certo para o país apostar também na investigação de translação, pondo assim cobro a uma situação que constitui um sério handicap para a competitividade da cadeia de valor nacional.

O projecto DO IT mobiliza um conjunto significativo de parceiros - empresas, entidades do sistema científico e tecnológico, e unidades prestadoras de cuidados de saúde - em prol do desenvolvimento de produtos/processos inovadores para diagnóstico, prognóstico, tratamento ou prevenção de doenças (novas soluções terapêuticas, novos métodos de diagnóstico, novos biomarcadores, e dispositivos médicos associados), nas áreas do cancro, doenças neurodegenerativas e doenças metabólicas (diabetes); equipamentos/ serviços/ processos/ aplicações inovadoras no domínio da e-saúde (e-health).


O Projecto AAL4ALL - Padrão de Cuidados Primários para serviços de AAL- será apresentado publicamente no dia 27 de Outubro e está em desenvolvimento a primeira etapa do mesmo.

O objectivo do projecto AAL4ALL é a mobilização de um ecossistema industrial para a massificação de produtos e serviços na área do Ambient Assisted Living (AAL), ancorada na definição de padrões específicos de produtos e serviços. Só através da garantia de interoperabilidade entre produtos e serviços é possível mitigar o risco de investimento nesta área embrionária e, assim, facilitar a oferta de novos produtos e serviços. O projecto é composto por 5 PPSs (Processos|Produtos e Serviços) que de forma integrada deverão dar uma resposta aos desafios enunciados anteriormente. Os PPS foram definidos numa lógica de mercado com base nas especificidades dos produtos e serviços a serem desenvolvidos para os utilizadores. Neste sentido os PPS2, PPS3 e PPS4 foram criados tendo como objectivo a segmentação dos produtos em 3 áreas diferentes: (1) utentes de serviços de saúde; (2) serviços de TIC e logística; (3) entidades prestadoras de cuidados primários de saúde. O PPS1 (actualmente em concretização) será desenvolvida uma norma que permita padronizar o desenvolvimento de produtos e a prestação de serviços na área de AAL . Pretende-se que seja criado um “Padrão de Cuidados Primários para serviços de AAL” (PCPAAL), direccionado para o desenvolvimento centrado no utilizador e em sintonia com as necessidades reais alvo das soluções de AAL. Serão repensados os modelos de negócio e estudadas as cadeias de valor tendo em conta a norma definida e um conjunto de novas interacções que podem surgir entre as diversas entidades. A organização de um piloto de grande escala servirá como prova de conceito e de validação dos modelos de referência apresentados. Permitirá também disseminar os resultados do projecto ao público em geral, bem como constituir uma ferramenta de divulgação e promoção junto de outros países europeus que enfrentem os mesmos problemas demográficos. No PPS5 será elaborado o processo de certificação e o conjunto de testes executados devem de garantir a interoperabilidade entre os diversos produtos e serviços.