Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

HighSpeedShoefactory| A solução inovadora de produção de calçado personalizado em 24 horas

28.11.2011
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

O projeto HighSpeed shoefactory tem como objectivo conceber, desenvolver e implementar um novo modelo de fabrica de calçado para resposta ágil em 24 horas.

O projeto HighSpeed shoefactory tem como objectivo conceber, desenvolver e implementar um novo modelo de fabrica de calçado para resposta ágil em 24 horas (1-2 dias) orientado para a produção unitária, par a par, capaz de responder sem stocks, às vendas pela internet, às pequenas encomendas e reposições de produtos em loja e, ao fabrico rápido das amostras e testes de novos produtos para as novas colecções.

O HighSpeed shoefactory é um projecto que propõe um modelo organizacional em fluxo único de produção, em substituição das tradicionais secções de Corte, Costura, Montagem e Acabamento, e será assente em sistemas de distribuição automatizada integrados com sistemas de corte automatizado e controlo automatizado online dos fluxos dos produtos e processos. Este sistema será concebido numa lógica de “secção única” de total flexibilidade e total polivalência.

 Sapatos

“Um par de sapatos deve ser perfeito como uma equação e ajustada ao milímetro como uma peça de motor” André Perugia


Apoiado pelo COMPETE , no âmbito do Sistema de Incentivos ao IDT|Projectos em co-promoção, envolve um total de investimento elegível de 1.491.764€, correspondendo a um incentivo FEDER de 981.000€, este projecto da resposta à identificação por parte do sector da necessidade de encontrar soluções tecnológicas altamente ágeis e fiáveis capazes de garantir uma polivalência de múltiplos processos operativos em simultâneo que permitam dar resposta ás necessidades mencionadas. 

A identificação desta necessidade lança nesta altura a oportunidade de repensar integralmente toda a organização industrial em que assentam os actuais modelos de produção de calçado.

A indústria de calçado é tradicionalmente caracterizada por unidades produtivas constituídas por secções de Corte, Costura, Montagem, Acabamento, separadas fisicamente entre si e com processos de organização e gestão autónomas. Este tipo de organização cria diversas áreas de stocks intermédios de produtos em curso ao longo da cadeia de fabrico, grandes lead times de produção e excesso de movimentação de produtos, materiais e pessoas em actividades que não acrescentam valor aos produtos e processos, com impactos longos nos tempos de entrega das encomendas em geral nunca inferior a cerca 3-4 semanas.   

É neste contexto, e no contexto de uma industria já madura em termos de processos tecnológicos que o projecto contribuí para um novo patamar de inovação tecnológica radical que permite a renovação integral dos processos para fazer frente á nova realidade de compra e satisfação dos consumidores com resposta ágil na produção par a par e encomendas personalizadas.

Para atingir este nível de exigência e pormenor foi efectuada investigação e desenvolvimento nas seguintes áreas:

a)Venda online: sistema e-store concebido numa lógica de grande interactividade com o cliente através de um sistema inteligente de suporte com pesquisa e sugestão de produtos assente em algoritmos avançados de análise e correlação de dados.

 b)Novo sistema de corte, para corte par a par com gravação de peças por tecnologia laser possibilitando a personalização de produtos.

c)Logística flexível integrada dos sistemas de produção, que cruza numa secção única, em passo único, as tradicionais secções produtivas de corte, costura e montagem.

d)Logística flexível integrada de suporte á alimentação de materias primas e alimentação de formas. Uma das principais características deste sistema é a flexibilidade, rapidez e integração ao sistema de produção par a par que devido à sua natureza tem uma grande flexibilidade permitindo produzir simultaneamente diversos modelos com características distintas ao nível das formas e matéria-prima

e)Materiais para forro, palmilhas, solas e calçado de moda com elevado desempenho funcional ao nível da regulação térmica, minimização de odores, resistência à água e melhoria da aderência aos pisos. Adicionalmente, verifica-se que na atualidade a população europeia e mundial, apresenta exigências de qualidade e expectativa de vida muito superiores às de décadas passadas. Não se preocupando apenas com a componente moda, procuram produtos que lhes provoquem conforto, qualidade de vida e bem-estar.

Considerando os pontos acima mencionados, as METAS do atual projeto são:

1.Contribuir significativamente para o lançamento de novos produtos de elevado valor acrescentado por todas as empresas envolvidas permitindo a entrada em novos mercados e consolidando a posição nos atuais;

2.Desenvolver e consolidar o conceito da criação do calçado de moda multifuncional e sustentável que promove o conforto e bem-estar do consumidor e o desenvolvimento responsável;

3.Contribuir para o lançamento de novos serviços pelas entidades do sistema científico e tecnológico;

4.Consolidar e dinamizar as relações/parcerias inter-empresas e empresas–entidades do sistema científico e tecnológico.

5.Incorporar conhecimento, inovar e diferenciar com vista ao aumento de competitividade de todas as empresas da fileira do calçado envolvidas ;

6.Criar novos produtos com base em tecnologias emergentes destinados à indústria do calçado. Espera-se que o conhecimento aqui gerado possa ser transferido e adotado por outras indústrias do sector.

 

Para o desenvolvimento deste projecto liderado pela empresa Kyaia - Fortunato O. Frederico, & Ca Lda, foi constituído um consórcio envolvendo: empresas de base tecnológica CEI, FLOWMAT, SILVA E FERREIRA, CREATIVE; entidades do Sistema Científico e Tecnológico FEUP, INESCP e CTCP INESCPORTO.

A Kyaia - Fortunato O. Frederico, & Ca Lda será a entidade piloto de teste e validação dos resultados do projecto na sua estrutura produtiva. É também detentora de elevadas competências internas nas áreas abrangidas pelo projecto, sendo uma empresa bem posicionada técnica e tecnologicamente para implementar testar e validar os resultados do projecto.

O consórcio pretende utilizar os resultados do projecto para se posicionar numa faixa de mercado não explorada podendo afirmar-se com novos produtos tecnologicamente inovadores.

Dos resultados do projecto são esperados impactos económicos de dois níveis:

Do lado da oferta das soluções: benefícios económicos resultantes da exploração comercial dos sistemas no mercado. Os parceiros de base tecnológica serão os detentores dos direitos de exploração comercial dos resultados no mercado e sobre quem recairão benefícios económicos da sua valorização comercial.

O consórcio pretende utilizar os resultados deste projecto para se posicionar numa faixa de mercado ainda não explorada podendo afirmar-se com novos produtos e apresentar evoluções e inovações tecnológicas.

5.Incorporar conhecimento, inovar e diferenciar com vista ao aumento de competitividade de todas as empresas da fileira do calçado envolvidas ;

6.Criar novos produtos com base em tecnologias emergentes destinados à indústria do calçado. Espera-se que o conhecimento aqui gerado possa ser transferido e adotado por outras indústrias do sector.

O consórcio envolvido neste projecto pretende utilizar os resultados obtidos  para se posicionar numa faixa de mercado ainda não explorada podendo afirmar-se com novos produtos e apresentar evoluções e inovações tecnológicas.

O projecto tem aplicação ao mercado nacional e ao mercado externo.