Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

ICAAM e Universidade de Évora desenvolvem controlador de rega “inteligente”

09.12.2014
  • Ciência e Conhecimento

Pesquisar uma metodologia fiável para a estimativa da evapotranspiração e desenvolver o equipamento para a gestão automatizada da rega com base nas necessidades diárias das plantas, são os objetivos do projeto apoiado pelo COMPETE.

1. Síntese

A escassez do recurso água exige a gestão racional da rega, quer em espaços verdes, quer na agricultura. Por esse facto têm sido desenvolvidos controladores de rega «inteligentes» que ajustam a dotação da rega à evapotranspiração calculada através de um ou mais parâmetros climáticos.

A invenção resultante do projeto apoiado pelo COMPETE consiste num sistema que calcula diariamente a evapotranspiração com base na equação de “hargreaves”, adaptando automaticamente a dotação a aplicar à cultura existente, ao seu estádio de desenvolvimento, fase de crescimento e percentagem de cobertura do solo. Adicionalmente, o sistema pode gerir as regas de forma a maximizar a produção, podendo também alterar os intervalos entre as regas de forma a minimizar as perdas por escorrimento e evaporação.

De salientar que todos os parâmetros são calculados de forma autónoma, assim como a própria rega também não exige nenhuma intervenção.

 

2. Apoio do COMPETE

> SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional

O projeto “Desenvolvimento dum controlador de rega adaptativo, autónomo e automático” foi apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional), que envolveu um investimento elegível de cerca de 35.829 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 30.455 euros.

> Testemunho | Responsável pelo projeto

Segundo Shakib Shahidian, investigadora responsável pelo projeto, “o desenvolvimento de produtos inovadores exige um grande esforço das empresas, tanto em termos financeiros como humanos. As Universidades também necessitam de dedicar uma boa parte dos seus recursos (humanos e financeiros) para estar à frente do desenvolvimento tecnológico e contribuir para o progresso do país.

O apoio do COMPETE vem aliviar muitas das necessidades financeiras das instituições e permitir ir mais longe com os recursos humanos e materiais existentes. Efetivamente, o equipamento e os incentivos disponibilizados no âmbito do Programa COMPETE foram fundamentais para transpor de uma ideia para um produto viável".

 

3. Descrição do Projeto: Desenvolvimento dum controlador de rega adaptativo, autónomo e automático
  • A ideia

As boas ideias são muitas vezes muito simples, e basta um pouco de apoio e persistência para se concretizarem. A ideia de um controlador de rega inteligente que pudesse proporcionar uma grande economia de água a um baixo custo surgiu em 2006.

A ideia ganhou forma através de um projeto submetido à FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), e a sua aprovação permitiu à equipa da Universidade de Évora pôr mãos à obra e trabalhar no desenvolvimento do conceito.

Ao longo de três anos, foram desenvolvidos diversos protótipos e foram realizados ensaios de campo em várias locais, por forma a validar o sistema proposto.

Os fundos comunitários – e o apoio do COMPETE - permitiram adquirir o material eletrónico e custear o desenvolvimento do controlador que, de outra forma estaria fora do alcance dos investigadores.

Os resultados não se fizeram esperar, e os ensaios de campo provaram a viabilidade do conceito e a passibilidade da sua produção a baixo custo em Portugal.

  • A inovação

Existem muitos controladores de rega fabricados por grandes multinacionais. No entanto, esses controladores têm um programa semanal estático, que resulta em grande desperdício da água, especialmente no Outono e Primavera, que tanto podem ser dias quentes, como dias frios e chuvosos.

O sistema “Ecorega” desenvolvido no âmbito deste projeto alia a simplicidade de um controlador de rega normal com a precisão de um controlo baseado no cálculo da evapotranspiração, a um preço reduzido.

O ponto forte do sistema é a facilidade de utilização, visto fazer uma gestão completa e inteligente da rega, de uma forma totalmente autónoma.

  • O mercado

O mercado potencial é enorme: agricultura de regadio, nomeadamente, pivots, pomares, vinhas, olivais, as Câmaras Municipais, campos de golfe, os clubes de futebol, as Juntas de Freguesia, sedes de empresas e casas particulares com jardins.

 

4. Links
> Site da Universidade de Évora: http://www.uevora.pt/
> Site do ICAAM: http://www.icaam.uevora.pt/

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito da Ciência e Conhecimento (SAESCTN), consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.