Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

iCOD | Inovadoras tecnologias para valorização de sub-produtos do processamento de bacalhau

19.11.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Otimizar tecnologias de extração e purificação nos sub-produtos do processamento do bacalhau, com vista à sua aplicação à escala industrial e ao desenvolvimento de novos produtos diferenciados, dentro do sector alimentar.


Promotores

 

Otimizar tecnologias de extração e purificação de compostos de elevado valor presentes nos sub-produtos do processamento do bacalhau, com vista à sua aplicação à escala industrial e ao desenvolvimento de novos produtos diferenciados, dentro do sector alimentar e outros.

iCOD
O Projeto iCOD é um projeto de I&DT desenvolvido em co-promoção entre a Pascoal & Filhos, S.A., a WeDoTech, Lda. e a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Apoiado pelo COMPETE este projeto envolveu um investimento elegível de 625 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 378 mil euros.

O Projeto iCOD propôs-se a investigar e desenvolver tecnologias inovadoras para extração e purificação de Compostos de Elevado Valor (CEVs) presentes em sub-produtos gerados no processamento de bacalhau.

O objetivo principal passa por desenvolver produtos inovadores, a partir dos CEVs, e sua colocação no mercado nacional e internacional. Atualmente, os sub-produtos produzidos a partir dos compostos estão subaproveitados, especificamente no caso do sector dos peixes pelágicos, como o bacalhau, esta percentagem de desperdício é de 40%, sendo atualmente utilizado para produção de farinha de peixe.

Dos principais sub-produtos gerados no processamento do bacalhau destacam-se a pele, escamas, espinhas, óleo de fígado, frações de pescado, associados ao corte e filetagem, bem como as vísceras e o sangue. Nestes sub-produtos encontram-se um elevado número de compostos de elevado valor (CEVs), de potencial interesse comercial como: aminoácidos livres, proteínas antí-congelantes, ácidos gordos polinsaturados e colagénio/gelatina, com propriedades muito interessantes para a saúde humana, viabilizando assim alternativas de valorização que geram valor e, consequentemente, incrementam a competitividade das empresas.

Neste sentido, o projecto iCOD propõe-se a desenvolver actividades de I&DT com o objectivo de otimizar tecnologias de extração e purificação de CEVs presentes nos sub-produtos do processamento do bacalhau à escala piloto, com vista à sua aplicação à escala industrial. Por outro lado, o iCOD visa também explorar o potencial de aplicação dos CEVs extraídos, em novos produtos diferenciados, dentro do sector alimentar e em novos sectores, como o da saúde, farmacêutico, cosmético, entre outros.

O projecto iCOD estudou, simultaneamente, quatro vias distintas de valorização de sub-produtos do processamento do bacalhau associado a tecnologias inovadoras de extração e purificação de Compostos de Elevado Valor (CEVs) presentes nesses sub-produtos, nomeadamente:

  1. Proteínas anticongelantes - O potencial de aplicação associado a estas proteínas é muito elevado, face ao vasto campo de aplicações industriais em sectores diversos.
  2. Aminoácidos livres: taurina e creatina - Determinados aminoácidos, tais como a taurina e a creatina, são frequentemente utilizados como suplementos alimentares para crianças e adultos, em fármacos e em formulações energéticas e nutracêuticas.
     
    Actualmente, estes compostos são sintetizados quimicamente não se conhecendo exemplos de extracção e purificação das versões naturais a partir de sub-produtos do bacalhau.
  3. Ácidos gordos polinsaturados - Comparativamente com as gorduras saturadas, os ácidos gordos polinsaturados (AGPI) existentes nos alimentos possuem reconhecidas propriedades funcionais. A produção de AGPI da classe omega-3 continua a ter elevado interesse nas indústrias biomédica, farmacêutica e alimentar, nomeadamente no segmento dos alimentos saudáveis e funcionais, devido aos seus comprovados benefícios na prevenção de doenças relacionadas com disfunções cardíacas (prevenção de arritmias cardíacas) e do funcionamento neurológico.
  4. Colagénio e Gelatina - O colagénio do tipo I é um dos principais constituintes da matriz extra celular, desempenhando funções de proteção mecânica, nos tecidos e órgãos, e de regulação fisiológica das células.

    A gelatina extraída da pele do bacalhau, pode ser comercializada na indústria cosmética como ingrediente activo como, por exemplo, proteína em champôs e em produtos de refrigeração. Na indústria alimentar apresenta-se como uma boa alternativa ao colagénio de origem animal.

Resultados
Os resultados do Projeto iCOD vão ser apresentados no Seminário | “Valorização de sub-produtos na indústria alimentar – oportunidades e o caso de estudo do processamento do bacalhau” a decorrer no Navio Santa Maria Manuela.