Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Incompol: Preparar o futuro

03.02.2015
  • Inovação

Melhorar a eficiência dos processos produtivos e preparar a empresa para dar resposta aos desafios e às exigências do mercado implementando soluções técnicas e metodologias avançadas de otimização.

Logo | Incompol

Entidade promotora

A INCOMPOL – Indústria de Componentes, S.A. foi fundada em 1987, com 7 funcionários, ocupando uma área coberta de 500 m2. Atualmente detém uma área total de 43.000 m2 e uma área coberta de 15.800 m2 distribuída pelo  Porto Alto (11.600 m2) e Benavente ( 4.200 m2 ),  a 38 km do aeroporto de Lisboa.

A principal atividade é a fabricação de componentes metálicos, nomeadamente peças estampadas, torneamento de série e montagem/soldadura de componentes, para a Indústria Automóvel, Elétrica/Eletrónica, Eletrodomésticos e Aeronáutica.

A Incompol encontra-se certificada desde 1997, segundo as ISO 9002 e a QS 9000. A conceção foi englobada em Dezembro de 2000 através da norma ISO 9001. Atualmente encontra-se certificada pelas normas ISO/TS 16949:2002, IQF 710.01 e ISO 14001:1999.


Histórico da Incompol

1986 Início de actividade, em 30 m2 com três funcionários, e um torno automático, com um capital social de 2100 contos.
1988

Desenvolvimento acelerado de actividade com o grupo Inlan-GM ,   desenvolvido e implementado o Sistema da Qualidade ao encontro do Dossier de Referência da General Motors: “Objectivos para a Excelência”.

1989 O capital social é aumentado para 6600 contos; aumento de capacidade, a empresa é auditada pelo grupo Inland-GM e atinge excelente pontuação para o Sistema de Garantia de Qualidade, de acordo com o referencial “Objectivos para a Excelência”.
1990 Considerado pela Inlan-GM, “ FORNECEDOR DO ANO, para a área Ibérica”, estabilizado o volume de negócios e consolidada a organização, é estabelecido um plano de negócios a três anos que prevê um forte investimento em instalações e equipamento, para lançamento de candidatura a fornecedor preferencial de componentes para a indústria automóvel, junto dos principais fabricantes europeus.
1993 Alteração de capital social para 200.000 contos, de 1990 a 1993 a área coberta triplica, e a capacidade instalada duplica. O Sistema de Garantia da Qualidade é avaliado pela Ford e obtém classificação positiva de acordo com o dossier de referência Q101.
1994 Aquisição do 1º. robot de soldadura, aumento da capacidade de estampagem para 400 toneladas, aumento da capacidade de transformação anual para 5000 toneladas de matéria-prima.
1995 A chegada a Portugal da AutoEuropa (Ford/VW) impulsiona definitivamente a Incompol que verá no ano seguinte o seu volume de negócios triplicar. Neste ano a empresa ultrapassa 1 milhão de contos  de facturação. No âmbito dos requisitos Ford a Incompol sofre reavaliação do Sistema de Garantia de Qualidade e obtém pontuação que lhe permite concorrer ao prémio Q1.
1996 O número de Colaboradores atinge a centena, o volume de negócios atinge os dois milhões de contos, a capacidade de estampagem é aumentada até às 800 toneladas.  A Incompol, em reconhecimento pelo Sistema da Qualidade implementado e pela consistência da Qualidade nos fornecimentos vê-lhe atribuído o prémio Q1.... “The Q1 Award recognizes organization that have sustained levels of excellence in their systems and performance metrics resulting in customer satisfaction” ... retirado do, Q1 AWARD - Ford.
1997 Fruto das exigências do mercado, e ao encontro das expectativas dos clientes a Incompol vê o seu Sistema da Qualidade reconhecido por terceira parte, NP EN 9002 – pela Apcer; QS 9000 – Quality System Requiremnts, Chrysler, Ford, General Motors, pelo BVQI. O número de funcionários ultrapassa a centena e meia, e o volume de negócios 2.000.000 contos.
2000 Nova revisão do sistema com o objectivo de obter as certificações pelas normas,  “NP EN ISO 9001. Em complemento, para avaliar a sua posição e detectar oportunidades de melhoria no percurso para a Excelência, participou no programa da APQ – “Da Certificação à Qualidade Total”.
2002 Fortes investimentos em novas tecnologias, tais como dobragem de varão CNC, com vista a uma maior dependência e capacidade de inovação, inclui na sua estrutura organizacional duas novas áreas: Projecto e Desenvolvimento; Desenvolvimento de novos produtos. Paralelamente inicia a adaptação do sistema de gestão, de modo a obter a certificação ISO/TS 16949 e ISO 14001.
2003 Ampliação da área coberta, visando fortes melhorias na zona de armazém, e zona de cargas/descargas.

Obtenção da certificação ISO TS 16949

O nº de funcionários aproxima-se dos 200.

Aquisição de diversos equipamentos para o sector de manutenção, tendo em vista a construção de ferramentas.

2004

Grandes investimentos na área exterior, bem como continuação da ampliação da zona coberta, incluindo nesta um parque de resíduos, tendo em vista a certificação ambiental.

A Incompol alcança a certificação ambiental ISO 14001.

A facturação ultrapassa os 14.000.000 de Euros.

Inicio da actividade no sector aeronáutico, bem como obtenção da certificação aeronáutica IQF 710.01 (OGMA)

2005

Arranque da nova fábrica de Benavente, tendo em vista o fabrico de peças maquinadas.

Construção do primeiro estaleiro para o cliente Pilatus (fabricante de aviões suíço)

2006

Ampliação das instalações de Benavente

Implantação da fábrica de ferramentas em Benavente

2007 Reforço de contactos comerciais com a indústria aeronáutica
2008

Criação da área aeronáutica, dotada de recursos humanos, infraestruturas e equipamentos

Arranque no novo centro de formação dedicado exclusivamente ao reforço das competências dos colaboradores da Incompol.

Volume de negócios ultrapassa os 21.000.000 Euros.

2009

Forte quebra da facturação, derivado da estagnação do sector automóvel.

Aquisição de equipamento de maquinação de 5 eixos, e início do fornecimento em série de componentes para a indústria da aeronáutica.

Implementação do sistema da qualidade segundo os requisitos da EN 9100, com classificação de 99,5%

A Incompol é distinguida com o prémio: PME Excelência (FINCRESCE-IAPMEI).

2012

Ano com melhores resultados ao nível da captação de novos negócios, nos sectores aeronáutico e automóvel.

Reforço na capacidade de produção através da aquisição de prensas de 330 e 600 toneladas.

2013

A Incompol ganha o concurso internacional para fornecimento de estaleiros de montagem para o avião militar KC390 da Embraer, posicionando-se como um dos principais players deste sector a nível internacional.

Desenvolvimento de tecnologias inovadoras ao nível da inserção de componentes em processos de estampagem progressiva. A Incompol passa a ser das poucas empresas com este know-how a nível internacional.

Aquisição de novo centro de maquinação permitindo o fornecimento de peças para aeronáutica até 1500 mm.

Volume de negócios ultrapassa os 18.000.000 Euros, 7.300 Toneladas transformadas, 25.000.000 peças produzidas.



Principais clientes
 
Clientes Incompol

Mapa Clientes

Projeto

Apoio

O projeto, denominado ‘Preparar o futuro’ promovido pela Incompol no âmbito Sistema de Incentivos à Inovação foi apoiado pelo COMPETE, envolvendo um Investimento elegível de €1.640.876,06 o que correspondeu a um Incentivo FEDER de €954.104,98.


Domínios de Intervenção

O projeto pretendeu abranger os seguintes domínios:

a) - Melhoria da eficiência dos processos produtivos com a

a1 - introdução de melhorias tecnológicas com impacte nos domínios do produto, exportações, emprego
a2 - optimização de linhas e processos de produção através da implementação de soluções técnicas e metodologias avançadas de optimização (lean manufacturing, TPM )
a3 - desenvolvimento da eficiência energética e ambiental nos processos produtivos


b) - Ajustamento para novos perfis de especialização de maior valor acrescentado, com maior diversidade de produtos, orientados para novos sectores, com resposta mais rápida, séries de menores quantidades e níveis de qualidade mais elevados.


Enquadramento

Face às oportunidades relacionadas com a existência de novos mercados (veículos verdes, aeronáutica, médico-cirúrgico) e com as atuais tendências do mercado que têm vindo a solicitar maior diversidade de produtos, respostas mais rápidas, séries de menores quantidades, ciclos de vida mais reduzidos, materiais mais diversificados, menores tempos de industrialização, níveis de qualidade mais elevados a custos mais baixos, pretendeu-se com o projeto:

•    agilizar os seus meios produtivos,
•    melhorar a eficiência operacional,
•    apertar os padrões de qualidade e alargar a certificação a novas áreas ,
•    gerir e controlar a produção ,
•    reforçar e diversificar as suas capacidades de engenharia e
•    melhorar a eficiência ambiental e energética.

O Investimento foi orientado para as áreas de Produção, Soldadura e execução de Ferramentas, para as áreas de Gestão e Controlo, para a área de Desenvolvimento e Projeto, para a área de Eficiência Ambiental e Energética e para a área da Qualidade envolvendo ainda um elevado volume de formação transversal a toda a fábrica.


Ações implementadas

Os investimentos na área Produtiva foram centrados sobretudo em equipamentos orientados para pequenos lotes de produção, com tempos de setup de ferramentas muito rápidos energética e ambientalmente muito eficientes.

Os investimentos na área de execução de Ferramentas destinaram-se a agilizar e a melhorar a execução de ferramentas reduzindo igualmente a dependência dos fornecimentos do exterior.

Os investimentos na área de Gestão e Controlo foram, sobretudo centrados num sistema de recolha automática dos dados das máquinas e dos operadores, permitindo o cálculo da eficiência operacional dos equipamentos.

Os investimentos na área de Desenvolvimento e Projeto foram orientados para a aquisição de software destinado a reforçar a área de desenvolvimento de produto da empresa.

Os investimentos na área de Eficiência Energética destinaram-se à aquisição de equipamentos energética e ambientalmente eficientes orientados sobretudo para os balneários e sistema de lavagem, iluminação exterior da fábrica e parqueamentos e na melhoria das condições de trabalho, com custos energéticos substancialmente reduzidos.

Os investimentos na área da Qualidade destinaram-se a obter a certificação aeronáutica, por forma a poder responder às solicitações crescentes que este sector lhe tem vindo a fazer.


Testemunho

Segundo Rogério Hortelão, Presidente executivo, "a mais valia deste projeto, só possível com o apoio do COMPETE, foi o salto em termos de competitividade, sustentado em melhorias tecnológicas, maior eficiência dos processos produtivos e especialização em sectores de maior valor acrescentado".