Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

InovSTone - Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural

15.07.2014
  • I&DT

Projeto Mobilizador apoiado pelo COMPETE que visa dotar as empresas do Cluster da Pedra Natural de tecnologia indutora de dinâmicas de inovação, não só ao nível do produto, mas também ao nível do processo.

 

Logo inovStone

A Sessão de Encerramento do Projeto Mobilizador, InovStone decorreu recentemente no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, nela foram conhecidos os resultados de uma iniciativa desenvolvida em consórcio, que terá rendido, do ponto de vista quantitativo, em conjunto com o Projeto Mobilizador que o antecedeu, JetStone, um valor estimado entre 180 a 240 milhões de euros em exportações e/ou diminuição de importações e a criação de cerca de 2.000 postos de trabalho e/ou a sua não eliminação, desde 2008.

Estes resultados indicam que o fator multiplicador de riqueza bruta gerada em 5 anos foi de 34, se considerarmos o total do investimento dos projetos ID&T, e de 59, se considerarmos a riqueza gerada sobre o incentivo QREN. Por outras palavras, estimamos que em cada 2 meses, desde 2008, estas novas tecnologias estejam a gerar riqueza líquida nacional aproximadamente igual ao custo total do seu desenvolvimento, não considerando outras riquezas geradas pelas mesmas, como a sustentabilidade do emprego, fixação de conhecimento tecnológico entre varias outras.

Contudo, mais do que números, é preciso dar a conhecer, de uma forma mais profunda e institucionalizada, uma fileira que vem dando cartas dentro e fora de Portugal, percorrendo a passos de gigante o caminho da inovação de ponta e da criação efetiva de valor acrescentado nos produtos que coloca no mercado.

Portugal possui hoje empresas de Rochas Ornamentais das mais avançadas tecnologicamente e inovadoras do mundo, sem hipotecar a assunção empenhada de uma postura green. Tornou-se mesmo num país exportador de alta tecnologia para mais de três dezenas de países.

Ocupa atualmente a 8ª posição no ranking mundial dos países produtores de produtos em Pedra Natural.

Com esta iniciativa, o consórcio InovStone mostrou os resultados de um projeto que se revelou fundamental às aspirações de crescimento e subida na cadeia de valor da fileira, encarando já, com o otimismo dos vencedores, a perspetiva de vir a abraçar projetos futuros, que potenciem a continuação sustentada e sustentável do caminho frutuoso até hoje percorrido.



Projeto InovStone

O projeto INOV STONE teve como objetivo o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que contribuam para o incremento da competitividade do Cluster da Pedra Natural, através do aumento da produtividade das empresas e do aumento das exportações do cluster, quer por via dos produtos em pedra quer por via dos produtos tecnológicos, através das seguintes intervenções:


> Envolvimento de cada vez mais empresas tecnológicas com empresas de Pedra Natural e Entidades do Sistema Científico e Tecnológico;

> Criação de novas e modernas tecnologias, amigas do ambiente, energeticamente otimizadas e que possam acrescentar valor ao produto final;

> Integração, por via tecnológica, do Património Histórico Nacional em Pedra Natural, aproveitando de uma forma bidirecional todas as sinergias daí resultantes.


O projeto de Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural respondeu ao Eixo Competitividade do Cluster através da Inovação Tecnológica e Produtiva.

 

Apoio

Projeto Mobilizador apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT com um Investimento Elegível de 4.521 mil Euros o que correspondeu a um incentivo FEDER de 3.243 mil Euros.


Consórcio

O Projeto foi desenvolvido por um consórcio formado por Empresas de Desenvolvimento de Equipamento, Empresas de Pedra Natural e Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico, num total de 15 Entidades.
 

Líder do Projeto -> CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda
Coordenador do Projeto -> CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais
Empresas de Desenvolvimento -> CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda

-> INOCAM - Soluções de Manufactura Assistida por Computador, Lda

-> FRAVIZEL – Equipamentos Metalomecânicos, SA
PRODIGINVENTA, LDA
Empresas de Pedra Natural -> ETMA – Empresa Transformadora de Mármores do Alentejo, S. A.

-> FRAZÃO – MARMORES E ROCHAS DE ALCANEDE, LDA

-> GRANITOS GALRÃO NORTE, LDA

-> MOCASTONE, LDA

-> MVC – Mármores de Alcobaça, Lda

-> PEDRANTIQUA – Pedras e Complementos Cerâmicos, Lda

-> PLÁCIDO JOSÉ SIMÕES, SA

-> RAFAÉIS MARMORES, SA

-> SOLANCIS – Sociedade Exploradora de Pedreiras, SA
Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico -> CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais

-> UNIVERSIDADE DE ÉVORA