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INTERFURNITURE 2012 | Promoção internacional do mobiliário nacional

28.10.2011
  • Incentivos às Empresas , Qualificação à PME

Privilegia e incentiva parcerias entre empresas sob a marca "umbrella" Made in/by Portugal.

A marca INTERFURNITURE reflecte a aposta na Internacionalização Sustentada e no Marketing, desenvolvendo desde 2008 um plano de acção comum de forma a privilegiar e incentivar a constituição de parcerias entre empresas sob a marca umbrella Made in/by Portugal.

Mobilamos espaços para os personalizar. Às variáveis de funcionalidade associam-se variáveis estéticas e factores emocionais: os móveis são escolhidos como extensão e expressão da personalidade de cada um de modo a criar a atmosfera na qual nos sentimos mais identificados.

É neste contexto tão complexo que a surge marca INTERFURNITURE em finais de 2008, para dar uma identidade aos projectos de promoção internacional da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), atendendo à relevância da participação sinérgica em certames do sector. 

Parte integrante do plano estratégico da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), o INTERFURNITURE visa essencialmente dar continuidade ao esforço realizado pela APIMA praticamente desde a sua fundação de, em concertação com a estratégia individual das empresas, possibilitar ao sector penetrar em mercados prioritários, afirmar-se perante a concorrência, desenvolver-se de forma sustentada e, consequentemente, aumentar o seu volume de negócios internacional.

É importante reter um dos pontos fracos da indústria nacional: os tradicionais factores de competitividade do sector eram, até há pouco tempo, fundamentalmente o custo da mão-de-obra e de algumas matérias-primas.

Alterar o posicionamento das empresas passou pela sensibilização das empresas para a importância da qualidade do produto e do design e da internacionalização.

O projecto de 2012 potencia a maturidade do trabalho de sensibilização, que conduziu à penetração em mercados prioritários (caso de Espanha e França) e ao aumento do volume de negócios internacional, alargando os mercados e reforçando estratégias de marketing (reposicionamento em segmentos Premium) em mercados onde já existe uma forte presença de produto Made In/Made By.

Actualmente a indústria europeia de mobiliário é uma indústria de elevada qualidade em termos técnicos, estéticos, design e de moda, gerando um volume de negócios de cerca de 126 milhares de milhões de euros (dados de 2010).

Na realidade portuguesa do sector, os dados revelam um decréscimo no volume de negócios global entre 2007 e 2009, em paralelo com a redução do número de empresas e do número de trabalhadores. 

Quadro

Dados positivos: o crescimento notável das exportações. O esforço dos vários intervenientes do sector em prol da sua competitividade, respondendo às fragilidades do mesmo (reduzida profissionalização da gestão, marketing e mão de obra pouco qualificada) reflecte-se nos números apresentados no quadro. Um aumento de 34% no valor das exportações no ano de 2010 face a 2009. Sublinha-se que em 2009 o volume de exportações já representava 51% do total de volume de negócios.

Em 2012 o sector continuará a capitalizar a sua vocação exportadora, cabendo um papel crucial à promoção internacional. 

O INTERFURNITURE 2012, concretiza-se na participação em feiras de plataforma, como é o caso da Feira de Milão e das duas edições da Maison & Object, também em certames têm vindo a ganhar crescente projecção no panorama internacional de feiras, como são exemplo a IMM Cologne e a M.O.W, ambas na Alemanha, e ainda em alguns salões de cariz mais regional (Salon du Meuble de Reims, Feria del Mueble de Zaragoza, Intergift, Feria del Mueble Yecla e Habitat Valência) mas muito importantes tendo presente a forte implantação do mobiliário português em Espanha e em França. Serão ainda dinamizadas participações na Furniture Fair Brussels, na Bélgica, e Mebel|Moscovo, na Rússia.