| 
 Atividade I – Informação Orientada para as PME 
Esta atividade contempla três sub-atividades,  nomeadamente: Produção de Meios de Informação, Aquisição de Informação e  Atividades de informação. 
1- PRODUÇÃO DE MEIOS DE INFORMAÇÃO 
Para a dinamização desta atividade  encontra-se a ser produzidas as seguintes publicações: Revista  Institucional InfoAIDA, as Newsletters mensais AIDA News  e a PALOP’s  News. 
 Newsletters Electrónica AIDA (e-newsletter)  
A e-newsletter, constitui-se como uma ferramenta preciosa para  a comunicação com as empresas, em que a facilidade e a rapidez da  informação, permite um contacto frequente, segmentado e flexível com o  público-alvo. Ter meios para analisar os resultados da informação  enviada é uma melhoria fundamental, já que nos permitirá ter um feed  back sobre as necessidades informativas das empresas da região e assim  poder adequá-las potenciando uma melhor apropriação do conhecimento e da  capacidade de integração desse conhecimento por parte das PME. 
Informatização da Biblioteca Empresarial 
Pretende-se disponibilizar ao tecido  empresarial o espólio de documentos, nacionais e internacionais, cuja  utilização, pelo tecido empresarial regional, tornando a biblioteca da  AIDA, um espaço físico e um instrumento dinâmico no processo de  informação, de apropriação do conhecimento e melhoria de competências  empresariais da Região de Aveiro. 
Diagnóstico de Identificação dos Mercados Prioritários para Fileira Habitat 
Esta actividade tem como  objectivo disponibilizar uma ferramenta que  permita identificar, incentivar e difundir os mercados internacionais,  detentores de oportunidades de negócios para o sector, identificando os  mercados estratégicos e prioritários para a fileira hábitat, altamente  exportadora e representativa da estrutura empresarial deste distrito. 
Estudo de oportunidades de negócio  para o Dubai  
Os Emirados Árabes Unidos, em particular o do Dubai, tem vindo a  despertar o interesse de um número crescente de empresas portuguesas,  particularmente empresas da região de Aveiro, e que estão a apostar  neste mercado numa atitude pró-activa e com perspectivas de crescimento  das suas exportações. 
Assim, considera-se oportuno para as empresas, tendo em vista apoiar o  seu processo de internacionalização, efectuar um “Estudo de  oportunidades de negócio para o Dubai”. 
Optimização da informação em PME's 
O desenvolvimento desta ativvidade, visa proporcionar às empresas um  conjunto de informação que, de forma articulada e concertada num plano  de ação comum, promovam, no mercado internacional, os seus produtos e  tecnologias, é nossa preocupação, através desta acção, conhecer as  práticas de gestão, tratamento de informação, dificuldades e os  problemas com que as PME se defrontam ao nível da apropriação do  conhecimento e integração desse conhecimento na sua atividade  internacional. 
Promoção da Informação através das redes Sociais 
Estar presente nas redes sociais consiste, nos  dias de hoje, num factor crítico de proximidade entre qualquer pessoa,  empresa ou organização e a comunidade. A AIDA não pode, por isso, ficar  alheia à realidade actual e deixar de marcar presença num meio que reúne  associados, parceiros e outras entidades com as quais colabora  habitualmente. 
É com base nesta constatação que a AIDA  pretende aderir às redes sociais (YouTube e Facebook), utilizando-as  como um dos instrumentos de informação privilegiados, que possibilita um  relacionamento mais imediato, directo e sem custos associados. 
Vídeo Promocional sobre a região de Aveiro – Nova actividade 
Neste projeto, propomo-nos desenvolver um vídeo  promocional que tem como principal objetivo promover, nos mercados  externos, a região de Aveiro e as suas empresas, indiscutivelmente uma  das regiões portuguesas com maior dinamismo económico, destacando-se  igualmente pela sua forte capacidade exportadora. 
Ao nível nacional pretende-se promover a região  e suas valências seja como um importante pólo industrial e empresarial  seja a nível turístico. 
A produção de um vídeo sobre a região,  permitirá que a informação chegue a uma maior número de usuários, uma  vez que a sua inserção em sites da internet e em redes sociais (o  Youtube é o portal de vídeo mais famoso da internet) terá uma maior  abrangência possibilitando uma maior disseminação de informação  nomeadamente a nível económico, logístico, social, industrial, entre  outras. 
Este vídeo pretende, assim, ser um complemento  ao processo de internacionalização das empresa e da região, pois  possibilitara difundir o contexto e o ambiente empresarial que se vive  na região. 
2 – AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO 
Através desta atividade pretende-se adquirir um  conjunto de instrumentos de apoio às empresas em matéria de informação,  nomeadamente; proceder à aquisição de publicações Técnicas; subscrever  bases de dados judiciais e de acesso a relatórios empresas  internacionais, bem como adquirir Bases de dados de empresas do distrito  de Aveiro, entre outros. 
3 – ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO 
De forma a sistematizar e incrementar o  conhecimento em torno de determinadas temáticas de interesse para o  tecido empresarial da região de Aveiro, já foram realizados três  seminários (Portugal 2020 – Apresentação do Quadro Comunitário de Apoio  2014-2020; Programa + Inovação + Indústria“ e  “Coaching na Liderança –  Inovação influência e resultados”). 
Está ainda previsto a realização, no primeiro trimestre de 2015 de um outro seminário temático. 
 |