Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Já arrancou a IV Fase de Candidaturas ao SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas do Interior

13.08.2013
  • QREN
Programa Valorizar
Programa Valorizar

A IV Fase relança a oportunidade para as microempresas de apresentarem candidaturas a apoios, quer de promoção ao investimento, quer de apoio à criação de postos de trabalho.

Desde o dia 6 de agosto que arrancou a IV e penúltima Fase de apoios do SIALM - Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas do Interior.

A IV Fase relança a oportunidade para as microempresas de apresentarem candidaturas a apoios, quer de promoção ao investimento, quer de apoio à criação de postos de trabalho. Em complemento, há ainda a possibilidade de a parte do investimento não coberto por fundo perdido poder ser financiado através da linha de crédito INVESTE QREN.
 
O investimento elegível (até 5.000 euros ou 25.000 euros, consoante a localização do projeto) é apoiado a fundo perdido em 50%, sendo igualmente apoiada a criação de até dois postos de trabalho, com um financiamento mínimo de 5.030 euros por cada um, valor este que pode aumentar quanto mais elevado for o nível de qualificações, bem como a condição de ser jovem e desempregado ou à procura do primeiro emprego.
 
O SIALM está enquadrado no Programa VALORIZAR, criado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 7/2013, de 6 de dezembro de 2012, com o objetivo de apoiar Microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade, considerados mais desfavorecidas.
 
Trata-se de um Sistema de Incentivos de acesso simplificado e com prazos de decisão curtos (15 dias), acessível a todos os pequenos empresários com pequenos projetos nestas regiões.

Resultados das duas primeiras Fases

Até final da II Fase, o Sistema de Incentivos recebeu 528 candidaturas para um investimento elegível total de cerca de 7,17 milhões de euros e criação de 218 novos postos de trabalho. Para a III Fase, ainda em conclusão, estima-se a atribuição de quase 3 milhões de euros de incentivo total às candidaturas que forem aprovadas.
 
Ao nível das aprovações, nas duas primeiras fases, 205 projetos foram considerados elegíveis, nas quatro regiões de aplicação do Valorizar (Norte, Centro, Alentejo e Algarve), o que resultou na aprovação de um incentivo total que ultrapassa 4 milhões de euros e numa taxa média de aprovação de 67%.