Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Já ouviu falar do projeto: Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologias e Serviços do Agronegócio?

30.09.2014
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto visa promover uma rede cooperativa multissectorial, englobando todo e qualquer agente que intervenha no desenvolvimento do agronegócio.

Projeto | Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologias e Serviços do Agronegócio
Projeto | Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologias e Serviços do Agronegócio

1.    Síntese

 

O “Agronegócio” é um conceito que resulta da necessidade de agregar todas as empresas que se dedicam às atividades que são complementares à agro-indústria. Como tal, poder-se-á compreender o “Agronegócio” como o “conjunto de negócios relacionados com as atividades agroindustriais, do ponto de vista económico e que, de certa forma, condicionam o seu desempenho”.   Agronegocio

Deste aglomerado de empresas, variado, resulta um conhecimento técnico profundo de todos os processos e serviços que resultam na disponibilização do produto final proveniente da agro-indústria. Embora se verifique que uns são mais desenvolvidos, em termos tecnológicos, do que outros, é importante ressalvar que todos são relevantes para o sucesso que a agro-indústria tem alcançado, recentemente, assumindo-se como uma indústria essencial para os resultados positivos que a economia portuguesa tem alcançado.

Conscientes da importância do agronegócio para o desenvolvimento do setor da Agroindústria em Portugal, o AgroCluster Ribatejo e o InovCluster encontram-se a desenvolver um projeto apoiado no âmbito das Ações Coletivas do COMPETE, que tem por objetivos:

- Promover a cooperação entre as empresas do setor do Agronegócio, através do estabelecimento de uma rede de cooperação;

- Aumentar a proximidade entre as empresas do setor do Agronegócio e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico, de forma a aumentar o desenvolvimento tecnológico do setor;

- Promover a internacionalização da fileira em questão;

- Consolidar a imagem do sector, nos mercados estrangeiros.

Com o intuito de cimentar essa cooperação, pretendem-se criar condições para o desenvolvimento de uma nova filosofia, comum a todos os atores envolvidos, através da padronização de um comportamento de partilha de recursos materiais e imateriais. Pretende-se ainda que as empresas representadas desenvolvam projetos em conjunto, os quais servirão para o reconhecimento da importância deste desafio.

O projeto “Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologias e Serviços do Agronegócio” contribui para o desenvolvimento técnico das empresas englobadas no sector do agronegócio, prevendo assim a realização de diferentes eventos que permitam uma partilha de know-how entre as empresas e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico nacional.

Consequentemente permite reforçar o papel e o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo mercado português, potenciando o seu percurso de internacionalização. 

O projeto assenta na criação de uma Rede de Cooperação – AGRONEGÓCIO.NET das empresas da fileira que funcionará com base numa plataforma colaborativa através do “Portal do Agronegócio”, que contempla um conjunto de ferramentas de dinamização do setor, tanto a nível nacional, como a nível internacional.

 

Portal do Agronegócio

O Portal do Agronegócio é uma plataforma capaz de proporcionar às empresas fornecedoras de produtos, serviços e tecnologia ao sector da agroindústria um conjunto de informação necessária ao aumento da sua competitividade, suportando todas as atividades desenvolvidas pela Rede de Cooperação da fileira. 

O Portal do Agronegócio é uma plataforma capaz de proporcionar às empresas fornecedoras de produtos, serviços e tecnologia da agroindústria um conjunto de informação necessária ao aumento da sua competitividade, suportando todas as atividades desenvolvidas pela Rede de Cooperação da fileira.

Através desta ferramenta, poderão promover as suas empresas através de um Diretório dividido pelos diversos sectores que constituem o agronegócio, divulgando informações de caracter geral e possibilitando o estabelecimento de contactos diretos. Qualquer empresa poderá constar desse Diretório, bastando para tal, proceder ao seu registo na plataforma. Por outro lado, podem ter acesso a um conjunto de informações de alguns mercados internacionais, importante fonte de conhecimento na definição da estratégia de internacionalização.

Até ao final do ano será lançada uma Plataforma de Negócios, um espaço privilegiado de comercialização a nível nacional e internacional. A Plataforma de Negócios pretende colocar em contacto potenciais clientes de todo o mundo com empresas nacionais através de um sistema de divulgação de oportunidades de negócios aos quais as empresas podem responder despoletando a subsequente negociação.

 

2.    Enquadramento no COMPETE

Financiamento

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio à Ações Coletivas, o projeto Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologia se Serviços do Agronegócio, envolveu um investimento elegível de 600 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 480 mil euros.

Testemunhos do Promotor

No universo da tecnologia e dos serviços da envolvente da fileira agroindustrial, existe todo um espaço para a internacionalização que o Agrocluster e o InovCluster pretendem explorar.  

 Organizar e estruturar uma oferta  desse universo é claramente o objetivo estratégico deste Congresso.  

 Depois vamos mais longe, queremos desde já arrancar com o  concreto  para que não nos quedemos no plano da discussão, da definição da matriz, do lado meramente coconceptual, tantas vezes estéril.  

 Queremos ter frutos imediatos! Para isso, vamos desenvolver uma série de ações de oferta, fazendo chegar até nós atores  Internacionais que podem adquirir  ou inremediar   como  agentes  da sua disseminação  nos países de origem.  

 É urgente tirar partido e vender todo o potencial de serviços e conhecimentos ligados à Agroindústria.

Queremos estar na linha da frente e tal só foi possível com o apoio do COMPETE, sem o qual não teríamos conseguido desenvolver este trabalho de cooperação para a internacionalização, fundamental para o desenvolvimento do País.

Carlos Lopes de Sousa | Presidente da Direção Agrocluster Ribatejo   

 

3.    Objetivos

O Projeto Rede de Cooperação da Fileira das Tecnologias e Serviços do Agronegócio é desenvolvido pelo Agrocluster e Inovcluster, enquanto entidades que representam os sectores de atividade ligados à agro-indústria em Portugal, que entenderam oportuno desenvolver o sector das tecnologias e serviços do agronegócio, numa perspetiva de integração destas atividades na fileira, tendo por objetivos estratégicos:

- criar condições favoráveis a um crescimento sustentável da cadeia de valor, alinhando estratégias de desenvolvimento em torno dos eixos de intervenção prioritários para os clusters respetivos;

- sustentar o processo de internacionalização da fileira do agronegócio em fatores de competitividade como a inovação, o empreendedorismo e a cooperação empresarial, a montante e a jusante dos sectores de atividade que a integram;

- valorizar a oferta nacional em mercados cada vez mais exigentes, garantindo uma resposta eficaz e diferenciada, com elevados padrões de qualidade e excelência dos produtos;

- provocar um efeito de arrastamento da economia com elevado impacto em outros sectores de atividade, assim como para o desenvolvimento sustentável das regiões onde estes se encontram instalados.

 

4.    Atividades

A concretização destes objetivos, passa pela implementação de um conjunto de atividades de projeto, resultando em outputs de utilidade pública e de apropriação por parte dos empresários do sector.

A sua execução procura dar resposta às principais debilidades identificadas em diagnóstico, de forma articulada e sequente, partindo de um estudo de levantamento de caracterização da Fileira Portuguesa de Tecnologias e Serviços do Agronegócio e terminando na constituição de uma Rede de Cooperação Internacional que possibilite um crescimento sustentado em fatores de inovação e internacionalização das empresas.

Assim, o projeto é desenvolvido através das seguintes atividades principais:

1 - Levantamento, caracterização e sistematização da oferta da Fileira Portuguesa de Tecnologias e Serviços do Agronegócio, permitindo um conhecimento das suas potencialidades técnicas e de mercado, como ponto de partida para o estabelecimento de relações comerciais edificantes
2 - Constituição da Base Nacional de Empresas, numa plataforma acessível e atualizada, facilitando o acesso à informação por parte da fileira
3 - Benchmarking Internacional, identificando práticas de cooperação e transferência de I&D de outros Países com tradição no agro-industrial, que permita a incorporação e adaptação à nossa realidade
4 - Encontro Universidades SCT/Empresas, estimulando a cooperação e transferência do conhecimento, em benefício das empresas, promovendo a inovação tecnológica em contexto de internacionalização
5- Internacionalização da Fileira, procurando identificar novos mercados atrativos para as empresas nacionais que atuam neste sector
6 – Realização de um Congresso, com objetivo de promover a disseminação, a demonstração, a transferência de práticas e promover o conhecimento internacional
7 - Criação de uma Rede de Cooperação Internacional, capaz de aproveitar sinergias entre os seus membros, nivelar os níveis de desempenho e garantir dimensão para competir em mercados internacionais.

 

5.    Ponto de situação

O projeto encontra-se a decorrer dentro da calendarização prevista, destacando-se a realização do Congresso Internacional das Tecnologias e Serviços do Agronegócio que teve lugar nos dias 25 e 26 de setembro de 2014, no CNEMA em Santarém, com objetivo de dinamizar e criar as pontes entre empresas, responsáveis políticos e especialistas do Sector, para obtenção de sinergias no trabalho em rede e na internacionalização.

O Congresso abordou os seguintes domínios:

  • As potencialidades do setor a nível nacional e internacional;
  • O nível tecnológico na fileira do Agronegócio;
  • Benchmarking Internacional (União Europeia, América Latina e Brasil);
  • Oportunidades de negócio em mercados estratégicos - Angola, Argélia, Brasil, Marrocos, Moçambique e Uruguai.

Durante o evento, decorreram Sessões Plenárias que abordaram questões como o Novo Quadro Comunitário, assim como temáticas relacionadas com a internacionalização da fileira. A assinatura oficial do Acordo de Adesão à Rede de Cooperação destinada a apoiar a internacionalização das empresas portuguesas fornecedoras de serviços, produtos e tecnologias para o Agronegócio, também irá decorrer durante o mesmo.

Em paralelo decorreu um interessante certame de brokerage tecnológico, assim como estiveram presentes convidados e compradores internacionais que tiveram a oportunidade de manter reuniões individuais com empresas portuguesas do setor e onde estas tiveram oportunidade de apresentar as suas soluções e negociar potenciais parceria com os vários convidados e compradores internacionais presentes no certame.

Do Brasil, Uruguai, Argélia, Angola, Marrocos e Moçambique, vieram convidados que se mostraram interessados em vir a Portugal conhecer a oferta de tecnologias e máquinas portuguesas, num total de 25 diferentes sectores de atividade, que incluem entre outros, a alimentação animal, embalagem, engenharia, estufas, sementes, carnes e transformados, massas alimentícias, equipamentos de linhas industriais, fertilizantes, estufas, biocombustíveis, centrais fruteiras, curtumes e peles, fio agrícola, plásticos, azeites e óleos vegetais.

 

 6.    Links

Visite o website: www.agro-negocio.pt e registe a sua empresa, de forma a poder ter acesso a todas as vantagens inerentes a este projeto.

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem