Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Já ouviu falar no plano de negócios?

28.02.2013

Sucintamente é o documento onde se desenvolve a ideia, se define recursos, traça o retrato do mercado e se estabelece metas. Saiba como o estruturar.

Business Plan
Business Plan

Não basta uma ideia parecer espectacular. É preciso que faça sentido.

O plano de negócios, também conhecido por business plan, é um documento formal que responde a um conjunto de questões, que podem ser formuladas pelo próprio e/ou por outras pessoas. Não existe um formato padrão, mas todos visam responder ao mesmo.

No fundo, é o documento onde se desenvolve a ideia de negócio, recorrendo a um discurso simples e objectivo. Deve apresentar um conjunto de acções com as quais o empreendedor visa atingir um determinado conjunto de resultados. O objetivo, à exceção dos negócios de cariz social, passará, claro, por ganhar dinheiro. Mas é preciso explicar como lá chegar.

O plano de negócios explica de forma coerente, realista e sistemática todas as etapas que terão de ser implementadas para atingir o sucesso, desde a ideia à concretização do negócio.
Daí que deve apresentar as linhas principais do projeto, definir recursos e a sua alocação, como resolver eventuais problemas que possam surgir durante o processo de implementação, entre outros pontos.

Quais as perguntas a que devo responder:
NEGÓCIO: Qual o negócio? Em que consiste? Qual o produto/serviço? É diferenciador? Como o produzir? Quem é o cliente?
EQUIPA: Qual a equipa envolvida? Que qualificações e competências deve ter?
MERCADO: Qual o mercado? Quem vai comprar? Como se chega aos clientes? Quem são os fornecedores? Por que é que os clientes irão preferir os nossos produtos/serviços face à concorrência? Como se chega a eles? Como fidelizar a clientela? Qual a vantagem competitiva?
RESULTADOS: O negócio é lucrativo? Qual a rendibilidade? Quando é que investidores serão reembolsados?

Fundamental para ajudar a estruturar ideias, o plano de negócios funcionará, mais tarde, como uma ferramenta de gestão contínua e de acompanhamento do negócio. Será também necessário para angariar financiamento, se for o caso.

Estrutura

  1. Sumário;
  2. Apresentação dos promotores do projecto;
  3. Apresentação do negócio;
  4. Análise do mercado;
  5. Posicionamento estratégico;
  6. Análise económica e financeira;
  7. Cenário de contingência.

Apesar de ser a página inicial, o sumário executivo deve ser elaborado em último lugar, dado fazer a síntese do projecto. A sua mensagem deve ser "pod...

A Carregar...