Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O COMPETE aprova 87 milhões de euros de investimento para promover acções de internacionalização

18.11.2013
  • Qualificação|Internacionalização PME

As PME nacionais contam com 87 milhões de investimento, correspondendo a 62 milhões de incentivo FEDER que garantem a sua participação em acções de promoção e internacionalização até ao 1º semestre de 2015.

No total dos 62 milhões de incentivo os projetos apoiados pelo COMPETE representam 98%.

O COMPETE assume particular relevância na prossecução dos objetivos da Agenda Operacional Fatores de Competitividade do QREN – em particular a promoção de níveis de crescimento económico que assegure a retoma sustentada da trajetória de convergência real da economia portuguesa com a União Europeia – que é no essencial operacionalizada por este Programa temático com incidência nas três regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo) e pelos Programas Operacionais Regionais.

No âmbito do COMPETE  foram aprovados 6209 projectos (dados a 31 de Outubro de 2013), correspondendo a 3,8 mil milhões de euros de incentivo FEDER, com uma execução de 61%. Deste montante de incentivo atribuído, a região Norte representa 32%, a região Centro 29% e o Alentejo 10%, num total de 81% orientado para as regiões com o PIB per capita mais baixo do país.

Os 39 projetos agora aprovados inserem-se no instrumento Projectos Conjuntos de Internacionalização (Sistema de Incentivos Qualificação PME), liderados nomeadamente por associações empresariais, por entidades pública com competências específicas em políticas públicas dirigidas às PME, as empresas cuja atividade principal seja a organização de feiras e congressos.

Este instrumento de apoio tem no global da sua implementação uma adesão muito significativa, afirmando-se hoje como um dos principais instrumentos de apoio ao tecido empresarial em Portugal no domínio da internacionalização, contribuindo para o alargamento da base exportadora nacional e para a presença portuguesa em certames de referência.

Esta última call garante às empresas nacionais que o fluxo de participação nestas acções não é interrompido num momento nesta fase de final do QREN e início do novo período de programação, sublinhando a importância dada ao esforço continuado para reforçar a orientação exportadora das actividades transaccionáveis.

Foram aprovados 39 projectos tendo por base um conjunto de 1.900 empresas, das quais cerca de 1.454 foram já identificadas nas candidaturas, as quais fazem projeções nestes projetos para aumentar o seu volume de negócios internacional (diferencial de pré para pós projeto) em cerca 1,2 mil milhões de euros.

As empresas envolvidas são PME, maioritariamente de sectores da indústria, localizadas no norte (50%) e no centro (38%) do país.

O investimento apoiado neste sistema de incentivos é essencialmente destinado a ações de promoção e contato de novos clientes e à participação em feiras e certames internacionais, sendo que a participação em feiras internacionais assume relevância principal nestes projetos, representando cerca de 87% do investimento elegível aprovado.

O mercado europeu continua a representar um fatia substancial, designadamente no reforço da participação em certames que são referenciais para setores específicos . Não obstante os planos apresentados envolvem a procura estruturada de mercados mais competitivos e de maior dimensão: a China, os EUA, a Colômbia e o Brasil.