Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

O COMPETE - PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE apoia a Investigação e Desenvolvimento no sector alimentar | A rentabilização dos produtos alimentares em prol de mais bem-estar.

17.01.2011
  • Incentivos às Empresas

No âmbito do programa COMPETE são apoiados projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) de capacitação e de demonstração tecnológica, individuais ou em co-promoção, com o objectivo de intensificar o esforço empresarial nacional de I&DT, de criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas.

O COMPETE - PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE apoia a Investigação e Desenvolvimento no sector alimentar|A rentabilização dos produtos alimentares em prol de mais bem-estar.

No âmbito do programa COMPETE são apoiados projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) de capacitação e de demonstração tecnológica, individuais ou em co-promoção, com o objectivo de intensificar o esforço empresarial nacional de I&DT, de criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas.

O Sector de actividade da indústria alimentar, com expressão nacional, é um dos pilares da economia europeia. Hoje, mais do que nunca, este sector é confrontado com questões de sustentabilidade ambiental e nutricional respondendo aos objectivos de garantir a qualidade das matérias-primas e dos produtos numa perspectiva de assegurar um alimentação saudável.

As empresas portuguesas deste sector cientes destas questões têm vindo a desenvolver actividades de I&D em cooperação com instituições e centros de I&D do ensino superior, em prol da criação de novos produtos e processos que se traduzam em inovações capazes de dar resposta às exigências do mercado.

A Frulact é uma empresa industrial especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de preparados de fruta para aplicações alimentares. A inovação é um factor de competitividade essencial para o crescimento sustentável do negócio em qualquer área de actividade, mas os desafios são acrescidos numa empresa industrial que actua no sector “tradicional” do agro-alimentar, onde inovar se associa a investigação para criar melhores processos de fabrico e produtos que sustentem políticas de consumo e alimentação equilibrada e saudável. Os projectos FRUTAMAIS e PROBIOFRU são dois bons exemplos deste trabalho.

FRUTAMAIS: este projecto envolve a avaliação da composição nutricional e fitoquímica dos preparados de fruta de modo a que este conhecimento funcional permita valorizar e desenvolver novos produtos orientados para segmentos específicos de consumidores.

PROBIOFRU : este projecto pretende desenvolver e validar uma nova geração de formulações probióticas ou simbióticas de produtos de fruta. O desafio é conseguir as condições de secagem optimizadas de sumos de frutos em pó com qualidade nutricional, prazo de validade alargado e prontos a consumir.

A Unicer Bebidas SA é a maior empresa industrial de produção de bebidas em Portugal. Produz cervejas, águas, sumos e refrigerantes, no contexto mais amplo de comercialização, distribuição, venda e exportação. Em 2006 cria uma estrutura específica de IDT dentro da empresa (o Núcleo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico) o qual tem desenvolvido múltiplos projectos conducentes à criação de novos produtos e processos.

É neste contexto que se insere o projecto DRECHEVALOR, o qual envolve a análise e desenvolvimento de uma valorização alternativa da dreche. A dreche é o principal subproduto da produção de cerveja e é utilizada tradicionalmente para a alimentação de gado. Quando não aproveitável constitui um problema ambiental e tem de ser eliminada através de queima e biodegradação.

Dreche

Sendo a dreche constituída por proteínas, fibras e hidratos de carbono, a Unicer, pretender desenvolver um processo que permita separar as proteínas e as fibras, podendo as mesmas ser utilizadas como aditivos nutracêuticos na indústria alimentar