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O Sector Têxtil e do Vestuário – Estratégias Competitivas no Mercado Global

19.09.2011
  • Acções Colectivas , Incentivos às Empresas , Qualificação à PME

No próximo dia 28 de Setembro, na Alfândega do Porto, realiza-se a 13.ª edição do Fórum da Indústria Têxtil, Integrado no projecto Têxtil Moda 2012, sob o tema “Aumentar as exportações|Exportar com Valor|Ganhar o Mundo”.

Integrado no projecto “Têxtil Moda 2012” apoiado no âmbito das Acções Colectivas do programa COMPETE, este Fórum é organizado pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal – e pretende abordar a temática da exportação e da internacionalização do sector num contexto de crise, conscientes que a estratégia envolve lógicas de diferenciação de produto e processo.

A ATP é sócia fundadora do Citex, Cenit, APCER e do Citeve com quem colabora activamente. De destacar ainda a participação activa da ATP na criação Pólo de Competitividade Moda em 2008 e do qual a ATP é sócia  fundadora.

Com o projecto em causa a ATP procura mobilizar as empresas do sector, sobretudo as PME, no sentido de reagir ao ambiente de crise que se instalou nos mercados e que teve significativas repercussões na ITV, promovendo acções adequadas ao relançamento das actividades, suportado em informação actualizada. Os dados do comércio internacional sofreram alterações profundas pelo que as perspectivas actuais e futuras são diferentes, e requerem reposicionamentos adequados das empresas e dos produtos.

Informar, motivar e sensibilizar para as mudanças indispensáveis nas atitudes e abordagens dos negócios contribuindo para os rentabilizar, são objectivos transversais a todas as acções da ATP.

Num sector que representa – de acordo com dados publicados pela ATP – 10% das exportações nacionais e é responsável por 19% do emprego da indústria transformadora, acções que mobilizem os actores principais para momentos de reflexão sobre estratégias de amplitude do mercado revelam-se de importância vital.

Este Fórum realiza-se em simultâneo com o Salão Modtissimo, mostra de tecidos e acessórios europeus e confecção portuguesa.

Em total sintonia com a temática central deste Fórum, o COMPETE, através do Sistema de Incentivos Qualificação PME, apoia o projecto “From Portugal 2011”, promovido pela Selectiva Moda - Associação de Promoção de Salões Internacionais de Moda em co-promoção com pela ATP.

A Associação Selectiva Moda é a única entidade associativa exclusivamente vocacionada para a internacionalização da ITV, e cumpre a sua missão através da dinamização, qualificação e organização de acções colectivas da ITV e das indústrias conexas.

As principais actividades da ASM estão relacionadas com a promoção, realização de eventos para a divulgação da Moda Portuguesa, dos sectores Têxtil e Vestuário dos quais se destaca o Salão Modtissimo e um projecto que se iniciou em 2008 denominado Portuguese Fashion News, que inclui diversas acções de divulgação de tendências e das melhores práticas na área da Moda, incluindo têxteis técnicos, inteligentes e funcionais, tecidos, confecção, novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Moda, etc.

O projecto “From Portugal 2011” tem por objectivo incrementar as exportações nacionais, através da promoção internacional de empresas da área do sector têxtil e de vestuário nacional, dos têxteis técnicos e no geral da Fileira da Moda, incluindo o têxtil-lar e as suas diversas aplicações na Casa e na decoração, dos tecidos, dos fios e da cordoaria e ainda áreas conexas como a cerâmica, a cutelaria, e outros produtos em que o Factor Moda é essencial e que complementam o produto têxtil, como por exemplo, produtos para o banho.

A justificação para esta integração está relacionada com as expectativas criadas pelo mercado e a sua apetência: além de vestuário com uma determinada imagem, o mercado reclama igualmente pela incorporação de inovação e design noutros produtos como roupa de cama, cortinas ou até pelo chamado 'mis en place' incluindo, por exemplo, a porcelana, a cutelaria e a cristalaria com a mesma imagem ou, pelo menos, com algum grau de harmonia ou de integração.

O projecto está estruturado num conjunto de eventos no exterior, com as seguintes componentes:

  • Incidência Moda;
  • Incidência de tecidos, fios e acessórios;
  • Incidência de fileira;
  • Incidência decoração de interiores;
  • Incidência de têxteis técnicos;
  • Incidência de cordoaria e redes;
  • Missões de prospecção;
  • Missões comerciais.

O processo de internacionalização a implementar neste projecto compreende a participação integrada das empresas portuguesas em diversas exposições e acções promocionais e comerciais, nos principais certames internacionais, em mercados como África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Brasil, Canada, Colômbia, Coreia, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, Islândia, Japão, Letónia, Mónaco, Peru, Polónia, República Checa, Roménia, Rússia, Reino Unido, Singapura, Turquia, Tunísia, Ucrânia e Uruguai.

As acções nos mercados externos foram definidas de acordo com a seguinte segmentação:

  1. Mercados onde se realizam certames internacionais reconhecidos como plataformas de negócios e apresentação de novidades;
  2. Mercados onde se realizam feiras de carácter nacional, para penetração nesse mercado e mercados vizinhos;
  3. Mercados emergentes onde se seleccionaram as feiras de maior impacto;
  4. Missões comerciais e de prospecção, quando não existam certames para os produtos a comercializar ou quando é necessário conhecer melhor o mercado.

De Janeiro de 2011 a 22 de Setembro a ASM|ATP esteve presente em mais de 40 certames internacionais, mobilizando mais de 100 empresas:

  • Janeiro: Premiere Vision-New York | Heimtextil – Frankfurt | Tissu Premier -Lille| Maison&Objet -Paris | SIL / INTERFILIERE| Colombiatex - Medellin | Boot |The Brandery |Bubbles.
  • Fevereiro: Munich Fabric Start | Intergift | Ispo- Munique |World AG EXPO-California | Première Vision / Expofil/ Zoom | Milano Única | National Farmer Machinery Show -Kentucky| Curve NY| Styl / Kabo.
  • Março: Premiere Vision Moscovo | Jitac European Textile Fair Tokyo | LA Textile International | Intertextile Beijing Apparel Fabrics  | Motortec.
  • Maio: Hellenic Shoes Fair | Emitex | NOVIAESPAÑA | TECHTEXTIL/Texprocess-Frankurt.
  • Junho: Interior Lifestyle Tokyo | Tissu Premier-LillE| Bubble London.
  • Julho: Bread & Butter Berlin | Mode City / Interfiliere-Lille | Première Vision - New York | Colômbia Moda | Angola Fashion Week.
  • Agosto: Styl/ Kabo| Magic / Mrket/ Project | TexStyle / Next Season / Fast Fashion Poznan.
  • Setembro: Munich Fabric Start| Maison Objet|Intergift|Mood - Bruxelas| Endutex| Milano Unica | Première Vision / Expofil / Zoom.
  • Empresas:  Teviz| Arco Têxteis| Lemar| Troficolor| Albano Morgado| Têxteis Íris| Jotabe| António Almeida Filhos(Home Concept)| Têxteis Evaristo Sampaio| Iora Lingerie| Teamstone| Fernando Valente| Novais&Estela| Fitor| Living Colours| Gulbena| San Martin| Artefita| P&R Têxteis| Cotesi| ERT| Damel| ELio-Kay| Velas Pires Lima| Born to Love| Inarbel| Longratex| Paulo de Oliveira| Lurdes Sampaio| Têxteis Vilarinho| Penteadora| Texwool| Texwaeve| Lemar| Dilina Têxteis| Reinatex| Rio Sul| A.Sampaio| Groché Internacional| Sidónio Malhas| Sicor| Adalberto Estampados| Riopele| TMG Fabrics| Somelos Tecidos| Luís Azevedo Filhos| Tessimax| B4F| Fitecom| LMA| Tearfil| Inarbel| Squarcione| Raith| Fiorima| Orfama| FSConfecções| Custoitex| Vestima| Planitoi/Beppi| MDS | Planishoes| Tintex| Micaela Oliveira| Franclass| Grupal Noivas| Active Space Technologie| Coltec| Cordex| Endutex| Foot by Foot| Gulbena| Safina| Cerfil/Lankhosrt| Crispim Abreu| Filobranca Gouveia e Campos| Oliveira Morais| Squarcione| Raith| Cedite| Joaquim do Vale Pinto| Light Wear| Mundo Têxtil| Ideia 2003| Kbrinka| Amorim Composite| Saberes e Fazeres da Vila(Burel)| Mariana Costa Silva| SimpleForms Design| Longratex| Inarbel| Pé de Roupa| Tetriberica| Nova Figfort| João Manuel Costa Flores| EMAR| Fernado Valente| Gestomex| Empresa Têxtil Nortenha| Orfama| Paula Borges| Júlio Torcato| Pé de Chumbo| Lona| Di Rossi| Diagonal| Katty Xiomara| Ramos & Ramos| Verissimo & Verissimo| A.J.Gonçalves e Polosis.


O sucesso da estratégia dependerá da definição apropriada do alvo (para cada empresa e para o sector) e do comportamento dos mercados, mas os dados são optimistas.

De acordo com dados da ATP, o 1.º semestre de 2011 apresentou um aumento de 13% das exportações têxteis e de vestuário (para um valor exportado de 2.061 milhões €). Em termos de produto, registou-se uma grande dinâmica nas exportações de produtos têxteis: mais 74% de exportações nas matérias-primas de outras fibras têxteis vegetais, mais 35% de exportações nas matérias-primas de algodão, mais 38% de exportações nas fibras sintéticas ou artificiais descontínuas.