Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Orientação Técnica n.º 17/2011

21.10.2011
  • Incentivos às Empresas

Aplicável aos Sistemas de Incentivos  - Inovação, Qualificação e Internacionalização de PME e à I&D Tecnológico (Centro e Núcleos de IDT) - este documento clarifica a cumulação de apoios concedidos ao abrigo de auxílios financeiros com os apoios atribuídos através de medidas capital de risco.

Esta orientação - aplicável aos sistemas de Incentivos à Inovação, à Qualificação e Internacionalização de PME e à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - trata da cumulação dos auxílios financeiros com o capital de risco.

Importa clarificar a regra de cumulação de apoios concedidos ao abrigo dos auxílios financeiros - designadamente os de finalidade regional para o período 2007-2013 (2006/C 54/08), bem como o Regulamento (CE) N.º 800/2008 da Comissão, de 6 de Agosto - com os apoios atribuídos através de medidas capital de risco.

Assim, a atribuição de incentivos financeiros no âmbito dos SI QREN deverá ter em conta as intervenções de fundos de capital de risco públicos, quando o promotor da candidatura aos SI QREN, na data da sua apresentação, foi intervencionado através de capital de risco público.

Para mais informações, consulte o documento para download.