Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Os Prémios RegioStars 2014 distinguem o projeto «Art on Chairs» em Portugal

02.04.2014
  • Europa , QREN

O projeto «Art on Chairs» de Portugal foi distinguido na Cerimónia dos Prémios RegioStars 2014 como um dos projetos regionais mais inovadores e promissoresda Europa. A iniciativa, lançada pela cidade de Paredes, foi reconhecida na categoria «Crescimento Inteligente».

38 PME uniram esforços no âmbito do projeto «Art on Chairs» e deram um novo fôlego à indústria do mobiliário tradicional do norte de Portugal. Esta indústria constitui, desde há vários anos, uma das mais importantes atividades económicas da cidade de Paredes, que tem a maior concentração de fábricas de cadeiras da Europa e representa 65% da produção de mobiliário nacional. Na sequência desta iniciativa, cujo orçamento foi apoiado em 85% por fundos da UE, as PME locais começaram a concentrar-se na importância do design e dedicam-se agora à criação de novos produtos atrativos e de elevada qualidade.

«A atribuição deste Prémio é uma honra e um motivo de grande orgulho para as empresas de mobiliário de Paredes. É também um sinal de reconhecimento da aposta do Município de Paredes para projetar a sua principal indústria, potencializando o seu desenvolvimento económico de uma forma inovadora. A nossa ambição é de transferir conhecimento das universidades para a indústria e fazer do design um fator de produção competitivo e comparativo», afirmou Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

O investimento total para o projeto «Art on Chairs» foi de 1 095 535 euros, tendo o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da UE contribuído com 931 205 euros do Programa Operacional «Norte» 2007-2013.