Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Pegada de Carbono da Cortiça: das Árvores aos Produtos

03.03.2015
  • I&DT

Este projeto tem como objetivo conhecer e avaliar a pegada de carbono do setor da cortiça em Portugal, ou seja, as emissões e remoções de gases com efeito de estufa em todo o setor, desde a floresta até ao destino final dos produtos, incluindo o seu processamento industrial.

Apoio

 Promovido pela Universidade de Aveiro - Departamento de Ambiente e Ordenamento / CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar) em parceria com o Instituto de Agronomia de Lisboa (ISA) - Departamento de Recursos Naturais, Ambiente e Território / CEF (Centro de Estudos Florestais). O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Trata-se de um projeto no âmbito do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (ICDT), na área da agricultura e ciências florestais, com um investimento elegível de 140 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de aproximadamente 42 mil euros.

Projeto

Enquadramento

Em Portugal, o sobreiro é a segunda espécie florestal mais importante em termos de ocupação do solo (com mais de 730 mil hectares), produzindo mais de 50% da cortiça produzida no mundo.

O setor da cortiça é de importância estratégica em Portugal, mas o seu papel na mitigação das alterações climáticas, nomeadamente o seu balanço de gases com efeito de estufa (tais como o dióxido de carbono e o metano), não é ainda completamente conhecido. Este projeto tem como objetivo preencher esta lacuna no conhecimento através da avaliação da pegada de carbono do setor da cortiça em Portugal, ou seja, as emissões e remoções de gases com efeito de estufa em todo o setor, desde a floresta até ao destino final dos produtos, incluindo o seu processamento industrial. É assim adotada uma abordagem baseada no ciclo de vida, que permite quantificar as principais fontes e reservatórios de gases com efeito de estufa no sector. Permite também identificar oportunidades de mitigação das alterações climáticas através da análise de cenários alternativos representativos de diferentes níveis de produtividade de cortiça, modelos de gestão florestal, tecnologias de processamento industrial, alternativas de fim de vida para produtos de cortiça e perfis de transportes.

Objetivos e tarefas desenvolvidas

O projeto compreende os seguintes objetivos específicos e respetivas tarefas:

> Estudo do balanço de carbono num montado de sobro para produção de cortiça utilizando o método da covariância do fluxo turbulento na torre existente na Herdade da Machuqueira do Grou (Coruche). Neste contexto, estão a ser efetuadas medições de fluxos de carbono e água ao nível do ecossistema, bem como de parâmetros meteorológicos (temperatura do ar, humidade relativa, precipitação, etc.) e parâmetros ecológicos (características das árvores, vegetação do subcoberto e solo). Os resultados permitirão compreender melhor os efeitos do clima, do descortiçamento e de outras operações de gestão no balanço de carbono do montado.

> Calibração de um modelo florestal de base processual para o sobreiro que permita quantificar o sequestro de carbono e a produtividade de cortiça para vários cenários climáticos e de gestão dos povoamentos (ao nível das operações florestais e da gestão do subcoberto) com vista a determinar quais os cenários que conduzem a uma menor pegada de carbono.

> Quantificação das emissões de gases com efeito de estufa ao longo do ciclo de vida da cortiça e proposta de oportunidades de melhoria do desempenho do setor em termos de pegada de carbono. Para atingir este objetivo estão a ser recolhidos dados em várias associações de produtores florestais e em unidades industriais do setor para quantificar a pegada de carbono dos produtos mais representativos.

> Desenvolvimento de um modelo de quantificação do carbono acumulado em produtos de cortiça, quer durante o tempo em que permanecem em uso quer quando são depositados em aterros sanitários. Este modelo é compatível com a metodologia recomendada para os inventários nacionais de gases com efeito de estufa.

Resultados

As equipas envolvidas no projeto possuem investigadores com uma ampla experiência nas temáticas abordadas. Uma demonstração clara disso é o número elevado de trabalhos publicados em revistas prestigiadas. A equipa do Instituto Superior de Agronomia (ISA) é pioneira na análise de dados de torres de fluxos tendo participado nos mais importantes projetos internacionais sobre o tema. Tem larga experiência na modelação empírica da produtividade das principais espécies florestais e da resposta ecológica dos ecossistemas florestais às mudanças de clima e de gestão de povoamentos. A equipa da Universidade de Aveiro (UA) tem uma vasta experiência em abordagens de ciclo de vida nomeadamente na análise das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) do sector florestal.

Os principais resultados obtidos com o projeto encontram-se publicados em vários artigos de revistas científicas internacionais. Foram também realizadas várias comunicações em eventos científicos internacionais e nacionais.

Artigos em revistas:

Palma J.H.N., Paulo J.A., Tomé M., 2014. Carbon sequestration of modern Quercus suber L. silvoarable agroforestry systems in Portugal: a YieldSAFE-based estimation, Agroforestry Systems, 88, 791-801.

Dias, A.C., Boschmonart-Rives, J., González-García, S., Demertzi, M., Gabarrell, X., Arroja, L., 2014. Analysis of raw cork production in Portugal and Catalonia using life cycle assessment, International Journal of Life Cycle Assessment, 19, 1985-2000.

Costa e Silva, F., A.C. Correia, A. Piayda, M. Dubbert, C. Rebmann, M. Cuntz, C. Werner, J.S. David, J.S. Pereira, 2015. Effects of an extremely dry winter on net ecosystem carbon exchange and tree phenology at a cork oak woodland. Agricultural and Forest Meteorology, 204, 48-57.

Demertzi, M., Garrido, A., Dias, A.C., Arroja, L., in press. Environmental performance of a cork floating floor, Materials and Design.

Demertzi, M., Silva, R.P., Neto, B., Dias, A.C., Arroja, L., in press. Cork stoppers supply chain: potential scenarios for environmental impact reduction, Journal of Cleaner Production.

Testemunho

Segundo Ana Cláudia Dias, coordenadora do projeto, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando o desenvolvimento de conhecimento e a recolha de informação num setor que é de importância estratégica para Portugal, bem como a promoção positiva dos produtos derivados da cortiça a nível mundial".