Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PORTO FASHION WEEK 4 / MODTISSIMO

02.10.2014

Fabricantes de tecidos e acessórios, clube dos confeccionadores (adulto e criança) e têxteis inovadores, compõem a vasta oferta do salão MODtissimo, que teve lugar nos passados dias 24 e 25 de Setembro. Um regresso ao Edifício da Alfândega do Porto, onde os números falam por si, um aumento de 10% no número de expositores, assim como um aumento de 25% no número de visitantes.

“Casa cheia” no regresso à Alfândega do Porto – repleta de visitantes nacionais e estrangeiros!

Sob o mote “Nonsense”, o regresso do salão MODtissimo ao Edifício da Alfândega do Porto traduziu-se num enorme sucesso, marcado sobretudo pelo aumento do número de expositores participantes e pelo aumento do número de compradores estrangeiros e nacionais, que no total passaram dos 5000.

A organização havia prometido mudanças radicais e estas traduziram-se numa aposta ganha. A entrada dos compradores foi feita pelas traseiras da Alfândega com vistas para o rio Douro, transportados desde a frente do Edifício por Tuk Tuk’s. O primeiro contacto com a feira foi feito em ambiente de discoteca, com luzes, animadores e muita música. Já dentro do Edifício todo o percurso foi modificado “obrigando” à passagem por todos os pontos da feira, os grupos de expositores de tecidos e confecção foram trocados de sala e os layouts das salas completamente alterados para que a circulação fosse feita de outra forma. O objectivo principal destas alterações foi inquietar a mentes dos expositores e compradores, fazendo com que estes estivessem alerta para sentirem o MODtissimo de outra prespectiva.

Segundo Manuel Serrão (diretor da Associação Selectiva Moda ), “estamos muitos satisfeitos, porque a adesão internacional tem vindo a aumentar. Fechamos esta edição com mais 200 compradores estrangeiros. Curiosamente países, alguns já estavam registados, já sabíamos que vinham, tais como: Rússia, Japão, Colômbia. Estes são países que normalmente não vinham a Portugal e com quem fomos criando laços, participando nas feiras desses mercados, o que fez com que também eles agora tenham interesse em visitar o MODtissimo”.

Também a 4ª edição do iTechstyle Innovation Business Forum® foi marcada pelo sucesso e pelo aumento do fluxo de visitantes. Para Helder Rosendo, subdirector geral CITEVE / Coordenador do iTechStyle Innovation Business Fórum, esta foi uma edição sem precedentes. “Uma das melhores edições dos últimos tempos! Quer em número de visitantes, quer no espírito e entusiasmo que estes transportavam. Um edição também particularmente simpática, pelo facto de termos apresentado os vencedores do Prémio INOVATÊXTIL 2014! Um regresso à Alfândega marcado pela diferença e pela criatividade com que a organização desenhou os percursos possíveis aos visitantes!”

Foram aos milhares os compradores que invadiram os stands do MODtissimo como o caso da designer Katty Xiomara, presença habitual no salão MODtissimo como expositora, e que aproveita a sua presença também para visitar a feira “é muito importante para nós visitar a feira e conhecer as novas tendências de tecidos para a próxima estação”.

No primeiro dia da feira (dia 24 setembro) realizou-se também na Alfândega do Porto o evento Porto Fashion Week by Porto Canal que juntou a moda das empresas e alunos portugueses, bem como as lojas mais trendy da cidade do Porto (Fashion Disctict) ao aniversário do Porto Canal tendo como resultado um grande evento, repleto até às costuras.

A 4ª edição da Porto Fashion Week contou ainda com o XVI Fórum da Indústria Têxtil sob o tema “Cluster Têxtil Moda 2020, Estratégia e Ação”, a exposição do concurso de fotografia “Fashion People”, assim como com a I edição do Fashion Film Festival. As principais tendências da moda infantil estiveram em destaque no Fórum de Criança, as últimas tendências de tecidos no Fórum Last News e as propostas arrojadas dos novos criadores estiveram na passerelle do Fórum Novos Talentos.

A próxima edição do MODtissimo vai decorrer nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2015.