Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Programa português "Isto é Matemática" premiado no Brasil

21.10.2013
  • Ciência e Conhecimento , Compete

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto pretende mostrar como a matemática está presente em diversos aspetos do dia-a-dia.

Projeto “5 Minutos de Matemática”
Projeto “5 Minutos de Matemática”

Trata-se de um programa televisivo com vista à divulgação da matemática, demonstrando como está presente em diversos aspetos do dia-a-dia e como é imprescindível mesmo nas tarefas mais simples.

Projeto “5 Minutos de Matemática”

1. Enquadramento no COMPETE

O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, na área da divulgação científica e tecnológica, com um investimento elegível de 399 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 339 mil euros.

2. Síntese

O “Isto é Matemática” é um programa televisivo promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática com vista à divulgação da matemática. O programa mostra como a matemática está presente em diversos aspetos do dia-a-dia, em episódios de curta duração, exibidos na SIC Notícias.

Os programas até agora difundidos abordaram assuntos muito específicos da matemática. Por exemplo, no episódio dedicado às elipses o tema é explicado recorrendo a uma sala de teatro, a uma cadeira de dentista e a uma mesa de bilhar, como poderá ver no vídeo infra.

3. Distinção no Brasil

O programa português Isto é Matemática, transmitido aos sábados na SIC Notícias, foi premiado pela Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência2013, que decorrerá no Brasil a partir de segunda-feira.

A distinção será entregue nesse dia na cerimónia de abertura do certame, que decorre no Rio de Janeiro até dia 3 de Novembro, de acordo com a informação divulgada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que há um ano procura ajudar os portugueses “a encontrar matemática em tudo o que os rodeia, de uma forma clara e divertida”.

O prémio Homenagem Especial VerCiência 2013 é atribuído “pela excelência dos programas produzidos, apresentando tópicos da matemática de forma atraente e divertida”.
O programa, que conta com a apresentação do professor de Matemática Rogério Martins, é promovido pela SPM, com produção da Sigma 3, e apoio do COMPETE, da Agência Ciência Viva e do QREN/FEDER.

Para o professor, citado numa nota, esta distinção “é uma prova de que vale a pena arriscar em televisão numa área aparentemente tão árida e mal-amada como é a matemática, e ainda por cima apresentá-la de uma forma inovadora”.

A VerCiência 2013 é uma mostra que promove a divulgação de programas televisivos sobre ciência produzidos em todo o mundo e a discussão de estratégias de divulgação científica junto do grande público, através da televisão e de outros meios audiovisuais.