Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projecto Living Usability Lab encerra

04.09.2012
  • I&DT

Lançado com outros promotores pela Microsoft Portugal para "dar voz aos séniores de Portugal através de tecnologias inovadoras e de nova geração", terá a sua cerimónia de encerramento na próxima quarta-feira, 5 de Setembro, em Lisboa, com a demonstração de alguns dos protótipos desenvolvidos.

O Living Usability Lab - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração- é um projecto colaborativo de I&D entre a academia e a indústria portuguesas que tem como objectivo o desenvolvimento de tecnologias e serviços para tornar os cidadãos seniores mais saudáveis, activos e produtivos, prestando especial atenção às especificidades de usabilidade. O projecto adopta os princípios do design universal e das interfaces naturais do utilizador (fala, gestos), fazendo uso das vantagens trazidas pelas Redes de Nova Geração e computação distribuída. Por isso, este projecto vai ter impacto na população em geral, incluindo os seniores e os cidadãos com necessidades especiais de carácter permanente ou temporário.

Em comunicado, a Microsoft - promotor líder do projecto QREN 7900 - explica que este "teve como objetivo o desenvolvimento de serviços e soluções tecnológicas, sob a forma de um laboratório vivo suportado em redes de nova geração, para facilitar a vida quotidiana da população sénior e daquela com mobilidade reduzida, combater o isolamento e a infoexclusão, contribuindo para aumentar a sua qualidade de vida, saúde e bem-estar, proporcionado condições para um envelhecimento ativo".

O projecto, que teve "a forma de um laboratório real", desenvolveu soluções tecnológicas para três cenários:

  1. - Health@Home (saúde em casa), com desenvolvimento de serviços de prevenção e promoção da saúde para cidadãos idosos e outros que se mantêm nas suas casas;
  2. - Connect@Home (ligado em casa), para avaliação e disponibilização de serviços que permitem ao utilizador manter-se ligado à sua rede social, profissional e familiar;
  3. - Secure@Home (segurança em casa), com serviços que possibilitam o controlo e a automação da casa e a identificação de situações de risco. 

Por: Cátia Silva Pinto