Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projecto MobiPag - Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis

25.05.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

O Mobipag é um projecto Mobilizador que reúne um conjunto de empresas e entidades com competências diversas que concorrem para criação de uma solução nacional de pagamentos móveis.

Duas pessoas a segurar num telemóvel
Duas pessoas a segurar num telemóvel

O Mobipag é um projecto Mobilizador no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico que reúne um conjunto de empresas e entidades com competências diversas que concorrem para criação de uma solução nacional de pagamentos móveis.

Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do COMPETE, o projecto envolve um investimento de 2.121.502 mil euros correspondendo a 1.495.549 mil euros de incentivo FEDER, o projecto reúne um advisory board constituído pelos principais operadores nacionais e internacionais que concorrem para a criação de um eco-sistema de pagamentos móveis nacional.

Com início efectivo em Dezembro de 2010 e projectado a terminar em Abril de 2013, o projecto MobiPag visa o desenvolvimento de uma solução de desmaterialização de pagamentos com utilização dos dispositivos móveis pessoais como terminal de pagamento automático que seja inter-operável entre os vários agentes financeiros e de comunicações móveis nacionais, e passível de ser adoptada universalmente pelos acquirers, merchants e lojistas.

Os pagamentos móveis apresentam-se como uma oportunidade de reforço da eficiência do sistema de pagamentos português, mediante a electronização de transacções que actualmente ainda utilizam meios de pagamento com custos elevados.

A captura desta oportunidade será viável mediante o desenvolvimento de uma solução de pagamentos móveis que tenha como alvo principal a substituição de notas e moedas:

• Em pontos de venda atendidos (estima-se que cerca de 60% do número de pagamentos em comerciantes sejam feitos com notas e moedas), particularmente em transacções de elevada frequência e menor valor (tipicamente até 15-20€);

• Em pagamentos não atendidos (parqueamento, vending machines, etc.)

Complementarmente os pagamentos móveis constituem ainda uma oportunidade como solução para m-commerce e e-commerce. Dada a sua universalidade e dimensão nacional, a iniciativa para os pagamentos móveis estará aberta ainda à integração com outros sistemas de pagamentos móveis em desenvolvimento, nomeadamente no âmbito dos micro-pagamentos de compra de conteúdos online e outros sistemas de micro-pagamentos compatíveis que estejam em desenvolvimento.

O sistema de pagamentos móveis que resultar deste projecto terá de ser atractivo para a Banca, para os operadores móveis e para os operadores de transacções (promover a livre concorrência). Em suma, todos os operadores envolvidos deverão ter a possibilidade de desenvolver produtos e serviços personalizados. A solução criará assim a oportunidade e a ambição de permitir a criação de modelos de negócio fortes, que permitam a rápida introdução da solução de pagamentos no mercado que por sua vez possam ser adoptados pelos merchants e lojistas na sua universalidade. A iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis deve envolver e motivar os players nacionais: devem estar todos alinhados e colaborar numa solução conjunta.

Por outro lado, as tecnologias a desenvolver devem garantir a interoperabilidade, a segurança, a autenticação, a ubiquidade, a universalidade da solução. Deverá ser prevista a diversidade de sistemas, de standards e de dispositivos, de forma a permitir a introdução e adopção da plataforma de pagamentos móveis em diferentes países e a integração com as diversas tipologias de dispositivos móveis adoptados nesses países, europeus e/ou globais.
O projecto MobiPag compreende, assim, o desenvolvimento de duas componentes, traduzidas em 2 PPS:
1. desenvolvimento do Middleware para Pagamentos Móveis e Interoperabilidade, que tem como principal objectivo a especificação, desenho, arquitectura, concepção e desenvolvimento da plataforma/sistema convergente que irá suportar os vários serviços de pagamentos móveis;

2. o desenvolvimento de Serviços Diferenciadores com base em Pagamentos Móveis, através da identificação, estudo e implementação de cenários de teste, avaliação e demonstração que permitam aferir de forma abrangente os principais factores técnicos e humanos envolvidos na utilização de pagamentos móveis e as novas potencialidades por eles proporcionadas.
O objectivo final é o de desenvolver um piloto nacional demonstrador do sistema de pagamentos móveis, passível de ser adoptado a nível nacional e também exportado para outros países no âmbito do espaço europeu e internacional. O piloto está programado para ocorrer na Universidade do Minho, no início de 2013.

Uma solução portuguesa de pagamentos móveis promoverá um salto competitivo das empresas do cluster das TICE, das empresas dos sectores que beneficiam por arrastamento com um sistema de pagamentos com estas características (merchants e lojistas) e beneficiará ainda os operadores do sistema financeiro e do sistema de telecomunicações móveis. Em suma, promoverá o crescimento da economia portuguesa através da criação de novos produtos e serviços de pagamento com base em dispositivos móveis (nacionais e com potencial de exportação) e pela incorporação de novas tecnologias e novas formas de pagamentos electrónico nas actividades económicas nacionais.

Portugal tem a oportunidade de estar cada bez mais na vanguarda do desenvolivmento e da adopção de soluções inovadoras com o desenvolvimento de uma solução de pagamentos móveis integradora.

Parceiros do projecto

O Consórcio do projecto é composto por empresas e entidades do SCT nacionais com competências em áreas complementares para execução das várias actividades e tarefas previstas pelo projecto ao nível dos PPS definidos.

O Consórcio é composto por oito co-promotores - três PME, duas grandes empresas e três entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico.

As empresas co-promotoras do Consórcio são as seguintes:

  1. Cardmobili - Desenvolvimento de Software S.A. (Porto) – Promotor Líder;
  2. Creativesystems - Sistemas e Serviços de Consultoria, Lda. (São João da Madeira);
  3. Multicert - Serviços de Certificação Electrónica S.A. (Lisboa);
  4. Portugal Telecom, Inovação S.A. (Aveiro);
  5. Wintouch - Sistemas de Informação Lda. (Braga).

Cada uma das empresas do consórcio detém competências em áreas de negócio complementares assegurando assim a integração dos resultados deste projecto nos seus produtos e serviços e a sua difusão e valorização económica através do impacto directo na oferta e competitividade das empresas.

As entidades co-promotoras do Sistema Cientifico e Tecnológico são as seguintes:

6. Universidade do Minho (Braga);
7. Instituto Superior Técnico (Lisboa);
8. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Porto).

Por: Cátia SIlva Pinto