Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto “FUTUR-COMPET”

01.07.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Promovido pela AEP com o apoio do COMPETE, o projeto “Futur-Compet – Competências Empresariais para o Futuro” visou potenciar a capacidade competitiva das empresas, mediante um conjunto integrado de ações coletivas que pretenderam sensibilizar os empresários para as vantagens que uma "Atuação Responsável" pode representar, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Projeto “FUTUR-COMPET”
Projeto “FUTUR-COMPET”

1. Apoio do COMPETE


- Financiamento

Promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal e apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade, o projeto insere-se no Sistema de Apoio a Ações Colectivas (SIAC).

O projeto “Futur-Compet” envolveu um investimento elegível de 450.051,66€ euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 315.036,16€ euros.


- Testemunho do Promotor

Segundo Paulo Nunes de Almeida, Presidente do Conselho de Administração da AEP "o Programa COMPETE possibilitou a implementação do Projeto Futur-Compet – Competências Empresariais para o Futuro que se revelou ser um importante instrumento para promover o desenvolvimento sustentável, através da difusão de boas práticas atuando em fatores não produtivos mas diferenciadores, tais como: Energia, Ambiente e Responsabilidade Social, permitindo o crescimento económico sustentado, numa conjuntura de forte competitividade e de globalização".


2. Enquadramento

O atual ambiente de negócios caracteriza-se por rápidas mudanças que envolvem a esfera política, económica, social e cultural da sociedade, tendo uma dimensão geográfica que ultrapassa as fronteiras nacionais para se tornarem mundiais. Isto marca uma nova fase para atuação das organizações, tendo em nota a amplitude das relações que se estabelece a partir deste novo cenário.


Nesse contexto de complexas relações, as empresas tornam-se mais vulneráveis no mercado e a atuação competitiva representa diversos desafios que se renovam com as mudanças e transformações da sociedade e do mundo dos negócios. Com isso, a capacidade de se adaptar às mudanças passa a ser um elemento importante para o comportamento das empresas.

Frente às pressões desse ambiente, as organizações passam a procurar novos objetivos e surgem novos paradigmas de gestão que exigem práticas organizacionais adequadas à realidade do mercado global, constituindo-se um desafio a ser superado pelas empresas, a partir da adoção de mecanismos e instrumentos que gerem resultados sustentáveis.

Perante esta nova realidade as empresas têm que encontrar meios que assegurem a sua competitividade, sendo a aposta estratégica em aspetos mais intangíveis de sustentação de vantagens competitivas, o reforço em ações pró-ativas ...

A Carregar...