Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto GeoHealthS em fase de conclusão

24.02.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto GeoHealthS -Geografia do Estado de Saúde desenvolveu uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos.

Projeto GeoHealthS
Projeto GeoHealthS

Projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde – Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos


1. Síntese

O projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde, coordenado pela Professora Doutora Paula Santana, do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra visou desenvolver um instrumento de avaliação integrada e holística do estado de saúde da população, tendo como resultado a construção de um índice com capacidade para caraterizar e monitorizar a saúde da população portuguesa, de forma global e em diferentes dimensões e critérios (e.g. economia, equidade social, ambiente, cuidados de saúde, mortalidade e morbilidade), no tempo (nos últimos 20 anos) e no espaço (à escala concelhia).

 

2. Descrição

O projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde – Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos, que se encontra em fase de conclusão, partiu da necessidade de conhecer o perfil de saúde da população e dos fatores que a influenciam, através de uma abordagem multidimensional, que permita fornecer evidência sobre as áreas prioritárias de intervenção (áreas de preocupação para a saúde em cada município) capaz de apoiar os decisores políticos a formular estratégias e políticas intersectoriais.

A construção do Índice do Estado de Saúde (INES), uma medida consistente e compreensiva do estado de saúde da população, envolveu uma abordagem sociotécnica que combinou componentes técnicos da metodologia multicritério MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) com componentes de um processo de decisão participado, incluindo um painel Delphi constituído por vários peritos e stakeholders e a realização de conferências de decisão.

Este processo de decisão participado acompanhou as várias fases da construção do índice, desde a:

  • i) identificação e seleção dos critérios (indicadores) que permitem caraterizar o estado de saúde da população Portuguesa, nos últimos 20 anos;
  • ii) atribuição de ponderações, tendo em conta a importância relativa de cada critério para a avaliação da saúde da população;
  • iii) validação dos resultados.

O Índice do Estado de Saúde (INES) integra 6 dimensões/áreas de preocupação para a saúde (fatores sócio-económicos, de ambiente físico e construído, de estilos de vida, de oferta, acesso e utilização dos serviços de saúde, de mortalidade e de morbilidade), que agregam 46 critérios de avaliação (indicadores) relativos aos determinantes da saúde e aos indicadores ou proxies (como a mortalidade e morbilidade) que são capazes de expressar os resultados em saúde. Os primeiros outputs do Índice do Estado de Saúde (INES) demonstram que, globalmente, a saúde da população Portuguesa (Continente) melhorou significativamente nos últimos 20 anos, em todos os municípios. As diferenças entre os valores extremos diminuíram, permitindo concluir que as desigualdades entre municípios também diminuíram. No entanto, quando se analisa a saúde da população por dimensão e critério de avaliação, observam-se variações geográficas importantes que permitem identificar potenciais áreas e sectores de intervenção prioritária.

No âmbito da disseminação do Índice (valor global, por dimensão e por critério de avaliação/indicador), foi desenvolvida uma plataforma WebSIG (plataforma tecnológica assente em sistemas de informação geográfica), de acesso público, que disponibiliza mapas interactivos, com opções de visualização e comparação da distribuição espácio-temporal do estado de saúde da população portuguesa.

 

3. Enquadramento no COMPETE

3.1. Testemunho | Paula Santana, Professora Catedrática em Geografia na Universidade de Coimbra e Coordenadora Científica do Projeto GeoHealthS

“O apoio do COMPETE foi fundamental para a prossecução dos objetivos inicialmente propostos, constituindo um fator crítico para o desenvolvimento e implementação de metodologias inovadoras, traduzidas ao nível das ferramentas informáticas utilizadas (softwares e plataformas web) e dos recursos técnicos e humanos envolvidos no projeto. Sublinho a contratação de 3 bolseiros de investigação e o desenvolvimento de uma plataforma WebSIG, de acesso público, com potencial para alavancar a tradução do conhecimento científico em ação política e promover a literacia em saúde em Portugal. Como indicadores de realização relevantes, de referir 5 teses de doutoramento, que estão a ser desenvolvidas no âmbito do projeto, a realização de dois seminários internacionais, a participação para apresentação de resultados em vários eventos científicos nacionais e internacionais e a publicação de artigos em jornais com revisão por pares.”

3.2. Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde – Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos envolveu um investimento elegível de 93.132 €, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 79.162€.

3.3. Instituições envolvidas

O projeto GeoHealthS conta com o apoio e participação de um grupo alargado e multidisciplinar de peritos de várias instituições públicas da administração central e regional (Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS); Administrações Regionais de Saúde (ARS-Norte, ARS-Centro, ARS-Lisboa e Vale do Tejo, ARS-Alentejo e ARS-Algarve); Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Direção-Geral do Território (DGT); Hospital Beatriz Ângelo e Hospital Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca (Ci2)). Conta ainda com o envolvimento de investigadores e consultores científicos de várias instituições de investigação científica (Instituto Superior Técnico (IST-UL); Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP); Universidade Nova de Lisboa (UNL); Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA)).

 

4. Links

Site: http://www.uc.pt/fluc/gigs/GeoHealthS

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem