Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto Surface4DP: Substratos Têxteis Recicláveis para Impressão Digital

01.04.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apostou na diferenciação do processo, através de tecnologias de produção inovadoras (mais eficientes ao nível ambiental/material/energético) e do produto, ao recorrer a novos materiais que geraram artigos com atributos únicos como reciclabilidade, qualidade de impressão, resistência a riscos e abrasão.

Projeto Surface4DP
Projeto Surface4DP
1. Síntese

O projeto Surface4DP - Substratos Têxteis Recicláveis para Impressão Digital surgiu da identificação de necessidades que urgia satisfazer no contexto do artigo ''telas revestidas como suporte/media para impressão digital" (e respectivo processo de fabricação) que a empresa produz para o sector publicitário e empresas afins.

Este sector representava, em 2008, cerca de 50% do total de vendas da empresa, das quais cerca de 90% correspondem a vendas para o mercado externo.

Pretende-se com o projecto ''Surface4DP'' apostar na diferenciação ao nível do processo, recorrendo a tecnologias de produção inovadoras (mais eficientes dos pontos de vista ambiental, material e energético), e ao nível do produto, pela utilização de novos materiais que permitirão desenvolver artigos com características únicas (por exemplo: reciclabilidade, qualidade de impressão, resistência a riscos e abrasão), conferindo-lhes deste modo elevado valor acrescentado.

Como resultado espera-se tornar o processo produtivo mais sustentável, não encarecer o custo de produção e aumentar o volume de vendas do produto em causa.

> Testemunho | Miguel Couto, Diretor Fabril

"O projeto Surface4DP permitiu ampliar os conhecimentos da empresa numa tecnologia de processamento diferente da sua, não só do ponto de vista de processamento/revestimento, como também em termos de acabamento e funcionalização da superfície, desenvolvendo capacidades e aptidões técnico-científicas da empresa, fruto da parceria com a entidade do SCTN - Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (neste caso o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), da realização de ensaios no PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, e das visitas a feiras e fornecedores da especialidade.

Todo este desenvolvimento só foi possível com o apoio do Programa COMPETE, pois de outra forma, teria sido difícil gerir, estabelecer parcerias e financiar a realização deste projeto.

O Programa COMPETE foi portanto fundamental para a realização deste projeto, permitindo assim fomentar e ampliar os conhecimentos da empresa na área da impressão digital, com recurso a novas tecnologias e materiais, que permitiram reforçar a posição da empresa nesta área de negócio, área essa estratégica para a Endutex."

 

2. Objetivos

O projecto teve como principais objectivos:

1)    Reforçar a componente tecnológica e de inovação em que assenta a actividade da empresa, através do desenvolvimento de novos produtos que suportem a sua progressão na cadeia de valor e o reforço da sua presença em mercados internacionais, neste caso particular, no mercado da impressão digital de grande formato.

2)    Desenvolver novos produtos com elevado valor acrescentado.

3)     Apoiar o desenvolvimento proposto em tecnologias mais eficientes dos pontos de vista ambiental, material e energético do que a tecnologia actual, quer do ponto de vista de revestimento, quer do ponto de vista de acabamento superficial.

4)    Estudar a implementação de uma nova linha de produção baseada nas tecnologias inovadoras propostas neste projeto.

5)     Desenvolver o conhecimento e propriedade intelectual e industrial necessários à exploração da tecnologia desenvolvida no âmbito do projecto.

 

3. Atividades

As tarefas de estudo e análise de mercado, e vigilância tecnológica, serviram de base para, em conjunto com a experiência e competências existentes na empresa e clientes, definir as especificações técnicas para a base têxtil, revestimento e tratamento de superfície. Após a definição das especificações técnicas foi elaborada em detalhe a estratégia de intervenção técnico-científica, apoiada em extensa pesquisa bibliográfica. Foi realizado um estudo exaustivo do estado da arte nos diferentes campos técnico-científicos de actuação. Este estudo passou por uma análise das propriedades-chave do revestido que permitiu cumprir as especificações técnicas, em particular a obtenção de uma qualidade de impressão digital óptima associada a propriedades físicas, químicas e mecânicas adequadas do substrato. Mediante este estudo foram desenvolvidas estratégias aplicadas na actividade experimental para desenvolvimento de um revestido de base poliolefina e desenvolvimento de tratamentos de superfície específicos.

No contexto da avaliação e validação de desempenho das estruturas desenvolvidas foram levados a cabo ensaios e testes, de acordo com as normas nacionais e internacionais, relevantes para o produto alvo. No que respeita à avaliação da qualidade da impressão digital, esta foi quantificada de forma objectiva, nomeadamente em termos de tempo de secagem, definição da impressão, intensidade da cor e adesão ao substrato. Foi ainda testado, avaliado e validado o desempenho em operações de reciclagem.

Produziram-se provas de conceito, em que os materiais desenvolvidos foram convertidos em suportes para impressão digital, de acordo com as especificações definidas. Seguiu-se a implementação e optimização das soluções tecnológicas no âmbito do ciclo produtivo. Foram elaborados os dossiers do produto e do processo, resultantes da actividade técnico-científica e da implementação no âmbito do ciclo produtivo.

A atividade de prospeção e disseminação de informação e marketing incluiu uma análise do mercado, permitindo uma correcta especificação dos produtos a desenvolver e apoiar as metodologias de marketing, comunicação e comercialização. Nesta actividade também se incluíram tarefas de disseminação e demonstração de resultados.

A metodologia de planeamento, monitorização, controlo e gestão das actividades de I&D e restantes actividades previstas no projecto foi realizada, utilizando um sistema integrado de gestão (Gestão Empresarial de Projectos).

 

4. Resultados

O projeto Surface4DP teve um impacto muito relevante na capacidade de intervenção da Endutex a vários níveis, nomeadamente no aumento das competências da equipa em diferentes áreas:

- Ao nível dos revestimentos de base poliolefina, recorrendo ao revestimento extrusão associado ao hot melt slot die.

- Ao nível dos aditivos para conferir flexibilidade, retardativo chama, agentes hidrofilizantes.

- Ao nível dos tratamentos de superfície de revestimentos de base poliolefina (lacagem e tratamento plasma).

- Ao nível da avaliação de desempenho, nomeadamente da tomada de consciência da importância que têm os testes no desenvolvimento de um produto que cumpra com as funções para que foi concebido.

Como resultado global deste Projecto, a Endutex – Revestimentos Têxteis, S. A. consolidou a sua capacidade de desenvolvimento de novos produtos através da geração, registo e exploração de conhecimento científico-tecnológico por meio do estabelecimento de relações sinérgicas entre a Endutex e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional, aqui representado pelo CeNTI.

O projecto permitiu encontrar uma solução ecológica, sustentável e reciclável, que responde às especificações previamente definidas, solução essa preparada com base em tecnologias mais eficientes do que as actuais dos pontos de vista energético, material e ambiental.

Tendo em conta o know-how adquirido durante o projecto, foi possível optimizar a gama de produtos designada como Recytex, gama essa que foi seleccionada para parte da publicidade outdoor dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e na America’s Cup 2013 na cidade de S. Francisco nos Estados Unidos; em outdoors do aeroporto de Schipol (Holanda), entre outros projectos de publicidade.

 

5. Enquadramento no COMPETE 

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, o projeto Surface4DP envolveu um investimento elegível de cerca de 492 mil euros e um incentivo FEDER de 290 mil euros.

 

6. Links
Site da Endutex: http\\www.endutex.pt

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação