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Projeto “Future Nearshore” tem o apoio do COMPETE

21.10.2014
  • Compete , Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

O projeto visa capacitar, promover e divulgar internacionalmente Portugal enquanto plataforma de excelência para a localização de centros de serviços partilhado/centros de competências no país e de prestação de Serviços de TIC/BPO (Business Process Outsourcing) de valor acrescentado.

Projeto “Future Nearshore”
Projeto “Future Nearshore”

Além disso, o projeto visa divulgar as empresas portuguesas prestadoras destes serviços junto dos principais analistas influenciadores – e decisores internacionais do setor.

Enquadramento no COMPETE

Apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio às Ações Coletivas), o projeto “Future Nearshore” envolveu um investimento elegível na ordem dos 122 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 98 mil euros.

Segundo o Eng.º Vasco Lagarto, Presidente da Comissão executiva do TICE.PT “para estar na linha da frente no universo das Tecnologias de Informação, comunicação e eletrónica só é possível com a ação determinante e determinada do COMPETE.”

 

Projeto “Future Nearshore”

O Pólo de Competitividade TICE.PT e o Centro de Computação Gráfica (CCG), copromotor do projeto, acreditam no potencial que o setor dos serviços de Information technology / business process outsourcing têm para as empresas nacionais e para a economia nacional.

Foi por acreditar neste potencial que as entidades desenharam o projeto.

 

Atividades

O projeto foca-se em 5 vertentes:

1ª Estudo de Benchmarking e Research Internacional - Destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso a research e benchmark internacional, para conhecimento de experiências noutros países que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor, e consensualizar bases para uma atuação estratégica e concertada para o desenvolvimento do ITO/BPO em Portugal, e da melhoria da classificação do país nos rankings internacionais da especialidade.

2º Peer Networking - destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso à participação em eventos de peer networking com representantes de entidades internacionais de referência do setor e de empresas prestadoras de serviços, para conhecimento de experiências noutros países e de tendências no setor, que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor.

3º Caracterização de perfis de RH - destina-se a: 

> Disseminar modelos inovadores de sustentabilidade de criação e capacitação de profissionais qualificados e especializados;
> Definir perfis de competências para o desempenho de atividades base no processo de outsourcing;
> Definir roteiros para a aquisição das competências definidas, partindo de um conjunto de competências base.
4º Estudo Nearshore One-Stop-Shop - destina-se a promover Portugal como um destino atrativo e competitivo para atividades de BPO /nearshore outsourcing, que valorize a oferta nacional e divulgue os fatores competitivos do país neste setor, segundo uma estratégia consensualizada de atração de investimento e de internacionalização, com a definição dos requisitos fundamentais para a criação em Portugal de um serviço de “one-stop-shop” para estas atividades, que promova as capacidades de Portugal em nichos específicos e que estruture a implementação de projetos de localização de nearshore outsourcing no país.
5ª Workshops Incoming - Organização de Workshops com participação de analistas de referência e representantes das entidades copromotoras, com empresas portuguesas do setor das TICE, representantes de entidades governamentais e representantes de entidades responsáveis pela promoção internacional e captação de investimento estrangeiro para Portugal, que visam o fortalecimento da relação com analistas especialistas e de referência na área do ITO/BPO e influenciados internacionais do setor.

 

Objetivos

O Future Nearshore tem como objetivos estratégicos capacitar, promover e divulgar internacionalmente Portugal enquanto plataforma de excelência para a localização de centros de serviços partilhado/centros de competências no país e de prestação de Serviços de TIC/BPO (Business Process Outsourcing) de valor acrescentado.

O atual projeto, em resposta às insuficiências diagnosticadas e procurando potenciar os elementos competitivos deste setor, tem os seguintes objetivos operacionais:

  • Valorizar a oferta nacional no setor da indústria de serviços de BPO;
  • Sistematizar e divulgar os fatores competitivos de Portugal;
  • Consensualizar as bases para uma atuação estratégica e concertada para o desenvolvimento do setor do BPO em Portugal;
  • Fomentar o crescimento da penetração das atividades de BPO no mercado nacional;
  • Sensibilizar os atores públicos e os agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor e consequente classificação nos índices internacionais;
  • Promover Portugal como um destino atrativo e competitivo para atividades de nearshore outsourcing;
  • Identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso a research e benchmark internacional;
  • Consensualizar uma estratégia de internacionalização e promoção do ecossistema nacional de serviços no setor das TICE, da indústria de serviços de BPO e de valor acrescentado, e da oferta de serviços nacional;
  • Disseminar modelos inovadores de sustentabilidade de criação e capacitação de capital humano qualificado e especializado;
  • Promover as capacidades de Portugal em nichos específicos neste setor;
  • Definir os requisitos fundamentais para a criação, em Portugal, de um serviço de one-stop-shopping para estas atividades;
  • Fortalecer o relacionamento com os principais analistas na área do ITO/BPO e influenciadores de decisão internacionais do setor;
  • Capacitação e sensibilização de profissionais para competências essenciais e relevantes para o setor;
  • Disponibilizar mecanismos de aproximação e match-making entre profissionais e empresas.

 

Links

Site: http://www.tice.pt/

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem