Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto “Mais Indústria + Produtividade” aplica metodologia japonesa KAIZEN

16.09.2013
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • Qualificação|Internacionalização PME

Atenta à necessidade de reforçar a competitividade da indústria portuguesa, a AIP concebeu um projeto, apoiado pelo COMPETE, suportado no modelo de melhoria contínua japonês – KAIZEN, vocacionado para a reestruturação e otimização dos processos produtivos.

Síntese

Atenta ao seu papel de entidade incentivadora da competitividade das empresas e na convicção de que a indústria constitui o principal motor de crescimento da economia enquanto fonte de criação de emprego, investimento, inovação e capital humano, a AIP direcionou o projeto “MAIS INDUSTRIA + Produtividade” para um segmento de empresas industriais com forte intensidade exportadora, com potencial de crescimento e que pretendem alargar o seu âmbito de atuação a outros mercados-alvo, fundamentalmente externos.

Estas empresas evidenciaram a necessidade de obterem ganhos significativos de produtividade, sem recorrerem a investimentos produtivos, atuando ao nível das oportunidades de melhoria da sua organização, adotando soluções conducentes à otimização dos processos produtivos e logísticos, eficiência dos equipamentos, redução dos custos de manutenção e eliminação de desperdício.
A melhoria dos níveis de produtividade destas empresas é fundamental para uma maior capacidade de resposta às exigências da procura, proporcionando aumento da capacidade produtiva instalada, cumprimento de prazos de entrega, fornecimento de produtos de qualidade ao menor custo possível.

O modelo de intervenção nas empresas encontra-se suportado nas metodologias “Lean Manufacturing”, nomeadamente através da aplicação de ferramentas KAIZEN, amplamente seguidas internacionalmente na reestruturação e otimização dos processos produtivos, permitindo a definição e implementação de soluções de melhoria ao nível dos fluxos físicos e informativos, propiciando um processo de transformação global, conducente à criação de uma cultura de melhoria contínua na organização.

Projeto “Mais Indústria + Produtividade”

Apoio do COMPETE

O projeto "MAIS INDÚSTRIA + Produtividade" teve o apoio do COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME. De referir o enquadramento na Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC), em concreto, no PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção.

Os investimentos estão associados à tipologia “desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos” por se tratar da tipologia de investimento dominante no projeto, embora com fortes impactos nas tipologias “qualidade” e “inov...

A Carregar...