Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

RECOVER: Estratégias de remediação de solos imediatamente após incêndios florestais

22.07.2014
  • I&DT

Este projeto almejou desenvolver técnicas mitigadoras e estratégias para a redução da degradação do solo e da água imediatamente após os incêndios florestais.

Logo | Recover

Enquadramento

A frequência dos referidos incêndios florestais tem vindo a aumentar, fruto das mudanças climáticas e do deficiente planeamento florestal, com severos impactes ao nível da fertilidade e estrutura dos solos. Como consequência provoca erosão da camada superior dos solos, onde se localizam, na maioria dos solos portugueses, os únicos nutrientes existentes. Esta mobilização de nutrientes ocorre nos primeiros eventos chuvosos outonais, e como tal, a exportação dos sedimentos e dos nutrientes, normalmente acontece nos primeiros 4 meses após os incêndios. A velocidade a que a perda de cada nutriente ocorre e a extensão dos incêndios florestais, é uma condicionante em termos de custos e baliza as soluções que se podem implementar para a redução da degradação do solo e da água.

 

Projeto| RECOVER

RECOVER apresentou uma abordagem inovadora baseada em levantamentos de campo das propriedades do solo e da vegetação após a ocorrência de incêndios florestais, cujos resultados foram usados para a construção de uma base de dados em ambiente SIG que identifica os locais críticos, com recurso a um modelo conceptual de geomorfologia dinâmica, que foi validado pelas subsequentes visitas ao campo após as chuvas de Outono. O principal objetivo da primeira fase foi a produção de um manual de campo, que fornece aos planeadores florestais uma ferramenta que permite de forma expedita identificar onde intervir para se obter os melhores resultados  em termos da conservação do solo e da água. Adicionalmente, o RECOVER testou um conjunto de soluções praticáveis por forma a reduzir a lavagem das cinzas, como sejam o uso de matéria orgânica, de sobras florestais, de troncos, a mobilização do solo, sementeiras, etc., quer individualmente, quer em associação. A metodologia proposta apresentou uma integração inovadora de técnicas quantitativas de campo. A avaliação da eficiência das diferentes metodologias foi realizada em termos dos resultados da conservação do solo e da água, custos e aceitabilidade pelos agentes locais e partes interessadas. Com efeito, o RECOVER procedeu à análise das perceção junto de todos os intervenientes no planeamento florestal. Tal abordagem foi essencial para encontrar soluções para a conservação do solo e da água que poderão ser facilmente adotadas pelos gestores florestais bem como pelos proprietários florestais. Para melhor compreender os processos de degradação e como as diferentes técnicas melhoram a conservação do solo e da água em áreas ardidas, foi efetuada experimentação com recurso a lisímetros, para estudar detalhadamente a escorrência e os fluxos de percolação (incluindo água e nutrientes), para diferentes intensidades de fogo, declives, exposições, tratamentos, etc.

 

Objetivos

Os objetivos do projeto foram:

  1. Avaliar o custo/benefício de algumas soluções de remediação do solo após incêndio testando a eficiência de diferentes tratamentos e técnicas sobre a erosão do solo e estudando os processos hidrológicos e de erosão do solo.
  2. Incorporar as visões dos proprietários florestais e das entidades responsáveis pela gestão florestal.
  3. Produzir informação de apoio aos responsáveis pela gestão para a identificação de áreas críticas e melhoria da gestão florestal após incêndio.

 

Apoio

O Projeto RECOVER – Estratégias de remediação de solos imediatamente após incêndios florestais- foi coordenado pela Universidade de Aveiro e teve como parceiros a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Universidade do Minho.

O projeto decorreu no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), tendo sido apoiado pelo Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia com um Investimento elegível de 142 mil euros correspondendo a um Incentivo FEDER de 121 mil euros.

 

Testemunho

Segundo Celeste de Oliveira Alves Coelho, coordenadora do RECOVER, “este projeto só foi possível graças ao apoio do COMPETE que permitiu para além da publicação de 2 livros, 5 artigos em revistas científicas e comunicações em conferências, dar um importante contributo para a realização de um conjunto de fichas sobre técnicas referentes à minimização da erosão e escorrência pós-fogo (Coelho, C., Prats, S., Pinheiro, A., Carvalho, T., Boulet, A.-K., Ferreira, A. – Técnicas para a Minimização da Erosão e Escorrência Pós-Fogo. Fichas Técnicas no âmbito do projecto “Recuperação de Áreas Ardidas” (IFAP-FFP), Setembro 2010.). Importa ainda salientar que os resultados obtidos com a técnica do “mulch”, acolchoado de resíduos florestais, ao longo do projeto, foram de tal maneira interessantes que se pode considerar que o projeto RECOVER serviu de “input” para outros projectos de I&D onde as potencialidades desta técnica de remediação de solos vêem sendo aprofundadas”.