Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Rescoe | Um projecto de investigação Científica de avaliacao do Risco e Sustentabilidade Ecologica de Sobreiro

23.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar este projecto pretende conhecer as das interaccoes ecologicas envolvidas no declinio do sobreiro, integra-la no ambito das alteracoes climaticas e de gestao previstas, e disponibilizar informacao para as organizacoes responsaveis pela definicao de politicas de sustentabilidade e de gestao do Montado.

O Montado, um sitema agro-silvo-pastoral de baixa intervencao, considerado semi-natural, ocupa uma area em Portugal superior a 700 000 ha. Anteriormente um exemplo de praticas de gestao e sustentabilidade na Europa, o Montado tem entrado em declinio desde a segunda metade do Sec. XX, sob circunstacias ainda nao esclarecidas.

Um elevado numero de factores podera estar implicado no declinio e morte subita das arvores, e estes incluem o ataque por um complexo de doencas e pragas, a intensificacao da exploracao do sobreiro, e factores abioticos, em particular a seca. Muitos dos potenciais factores nao foram investigados em detalhe, e em alguns casos, nao foram de todo investigados.

O projecto Rescoe, apoiado no âmbito do  SAESCTN, envolve um investimento de  199.867 € e um incentivo FEDER 111.767 €, teve início em Junho de 2010 e está a ser desenvolvido por um consórcio de equipas de investigação com diferentes especializações: o Centro de Ecologia Funcional e o Instituto do Mar na Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve e a Universidade do Minho.

É o primeiro projecto que aborda os vários factores de declínio do sobreiro no Montado uma forma multidisciplinar e integrada investigar. A investigação incide nos agentes causadores de doença e/ou benéficos e nas suas interacções, e sobre de que forma estas são afectadas por factores abióticos, como a seca.

Este estudo de ecologia incide maioritariamente em organismos microscópicos ou cuja presença é detectada secundariamente através dos efeitos que causam nos sobreiros. Escolhidas as áreas de estudo, a primeira fase do projecto consistiu numa amostragem detalhada para averiguar a diversidade e abundância de bactérias, fungos e nemátodes, acompanhada naturalmente por uma caracterização do sistema e do estado fitossanitário das árvores.

Nas áreas de declínio de sobreiro, a desfoliação das árvores foi significativamente mais evidente que nas áreas saudáveis. Esta desfoliação é tendencialmente acompanhada de características foliares associadas a situações de stress. Estas diferenças na parte aérea têm uma correspondência abaixo do solo: estudos do perfil do solo, efectuados no âmbito deste projecto, parecem indicar que o sistema radicular dos sobreiros estará em pior estado nas áreas de declínio.

A data e de acordo com informações da investigadora responsável pela coordenação do projecto - Sofia Costa | Centro de Ecologia Funcional, Universidade de Coimbra- a análise das comunidades de nemátodes, o grupo animal mais diverso e abundante nos solos a nível global, permitiu concluir que nas áreas saudáveis estudadas haverá uma mais elevada actividade biológica na decomposição de compostos azotados, o que poderá indicar uma maior riqueza neste nutriente essencial. Ao todo, foram detectados mais de 12 géneros de nemátodes fitoparasitas dos quais apenas 3 estarão associados ao sobreiro. Estes são géneros de ocorrência comum e foram encontrados em níveis populacionais baixos. Os restantes nemátodes fitoparasitas estarão associados provavelmente aos cerca de 60 géneros diferentes de plantas que colonizam as mesmas áreas.

De entre os vários agentes patogénicos detectados, muitos dos quais oportunistas, destacou-se a detecção frequente de Phytophthora, um organismo amplamente distribuído e potencial agente causador de morte súbita do sobreiro. Entre os fungos benéficos, foram detectados 25 tipos de fungos micorrízicos, que estão normalmente associados a uma melhor nutrição e defesa da planta e que incluem fungos formadores de cogumelos. Análises microbianas das árvores revelaram uma elevada diversidade de bactérias, algumas reconhecidamente patogénicas, mas na sua maioria pouco conhecidas ou documentadas.

A análise integrada destes dados permitirá investigar as condições bióticas e abióticas que levam ao declínio e morte de sobreiros, bem como as condições que atenuam esses efeitos e promovem a saúde das árvores. O Projecto encontra-se na segunda fase de desenvolvimento de trabalhos, em que se pretende determinar, em laboratório, o efeito negativo ou positivo de vários dos organismos encontrados no sobreiro, bem como os efeitos globais das suas interacções.