Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Rescoe | Um projecto de investigação Científica de avaliacao do Risco e Sustentabilidade Ecologica de Sobreiro

23.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar este projecto pretende conhecer as das interaccoes ecologicas envolvidas no declinio do sobreiro, integra-la no ambito das alteracoes climaticas e de gestao previstas, e disponibilizar informacao para as organizacoes responsaveis pela definicao de politicas de sustentabilidade e de gestao do Montado.

O Montado, um sitema agro-silvo-pastoral de baixa intervencao, considerado semi-natural, ocupa uma area em Portugal superior a 700 000 ha. Anteriormente um exemplo de praticas de gestao e sustentabilidade na Europa, o Montado tem entrado em declinio desde a segunda metade do Sec. XX, sob circunstacias ainda nao esclarecidas.

Um elevado numero de factores podera estar implicado no declinio e morte subita das arvores, e estes incluem o ataque por um complexo de doencas e pragas, a intensificacao da exploracao do sobreiro, e factores abioticos, em particular a seca. Muitos dos potenciais factores nao foram investigados em detalhe, e em alguns casos, nao foram de todo investigados.

O projecto Rescoe, apoiado no âmbito do SAESCTN, envolve um investimento de 199.867 € e um incentivo FEDER 111.767 €, teve início em Junho de 2010 e está a ser desenvolvido por um consórcio de equipas de investigação com diferentes especializações: o Centro de Ecologia Funcional e o Instituto do Mar na Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve e a Universidade do Minho.

É o primeiro projecto que aborda os vários factores de declínio do sobreiro no Montado uma forma multidisciplinar e integrada investigar. A investigação incide nos agentes causadores de doença e/ou benéficos e nas suas interacções, e sobre de que forma estas são afectadas por factores abióticos, como a seca.

Este estudo de ecologia incide maioritariamente em organismos microscópicos ou cuja presença é detectada secundariamente através dos efeitos que causam nos sobreiros. Escolhidas as áreas de estudo, a primeira fase do projecto consistiu numa amostragem detalhada para averiguar a diversidade e abundância de bactérias, fungos e nemátodes, acompanhada naturalmente por uma caracterização do sistema e do estado fitossanitário das árvores.

Nas áreas de declínio de sobreiro, a desfoliação das árvores foi significativamente mais evidente que nas áreas saudáveis. Esta desfoliação é tendencialmente acompanhada de características foliares associadas a situações de stress. Estas diferenças na parte aérea têm uma correspondência abaixo do solo: estudos do perfil do solo, efectuados no âmbito deste projecto, parecem indicar que o sistema radicular dos sobreiros esta...

A Carregar...