Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Resíduos de sardinhas em implantes ósseos e dentários

04.02.2014
  • Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • I&DT

Projeto Valorpeixe valoriza subprodutos e águas residuais da indústria de conservas de peixe, transformando-os em biodiesel, hidroxiapatite, colagénio, gelatina ou péptidos. Segundo os investigadores, é possível utilizar as escamas e espinhas das sardinhas para implantes ósseos e próteses dentárias.

Projeto "ValorPeixe"
Projeto "ValorPeixe"

Síntese

O projeto 'ValorPeixe: Valorização de Subprodutos e Águas Residuais da Indústria de Conservas de Peixe', em co promoção, tem como objetivo principal investigar e desenvolver tecnologias de valorização dos subprodutos e águas residuais gerados pelo sector das conservas de peixe, na perspetiva de introduzir melhorias significativas nos processos existentes e, assim, contribuir para o incremento da competitividade do sector industrial, cujo volume de exportações tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Através deste projeto de I&DT, a empresa visa criar competências tecnológicas que possam contribuir para que o sector das conservas de peixe reduza a utilização de recursos, tais como a água e os combustíveis, e valorize os subprodutos das suas atividades, particularmente os óleos e gorduras e as escamas do peixe, e, consequentemente, reduza as emissões associadas à sua atividade.

Os novos produtos, serviços e soluções de valorização de subprodutos decorrentes da execução deste projeto de I&DT, contribuirão para chegar a novos clientes, quer no mercado nacional, quer no mercado internacional.

A validação das soluções desenvolvidas no âmbito deste projeto e a capacidade de poder tirar partido dos resultados da sua execução é para a POVEIRA uma oportunidade de negócio inovadora, que lhe permitirá posicionar-se como uma empresa mais "limpa" no sector das conservas e colher novas oportunidades nas vertentes dos produtos e dos serviços de maior tecnologia.

Ficha Resumo

Acrónimo: ValorPeixe
Título: Valorização de Subprodutos e Águas Residuais da Indústria de Conservas de Peixe

Principais Estratégias: • Redução do impacto ambiental e/ou melhoria da saúde, higiene e segurança no trabalho
• Redução do consumo de energia e de materiais por unidade produzida de bens ou serviços
• Alargamento da gama de bens ou serviços
Áreas Tecnológicas: • Tecnologias do Ambiente
• Biotecnologias
• Energia

Objetivos

O projeto “ValorPeixe” tem como principal objetivo desenvolver soluções reais, eficientes e exequíveis que minimizem a produção de águas residuais com elevadas cargas poluentes e de difícil tratamento, e a geração de resíduos do processamento de peixe, especialmente de sardinha, viabilizando formas de gestão mais ade...

A Carregar...