Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Rural Matters – Significados do Rural em Portugal: entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento

07.10.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

Conhecer e compreender, a partir de perspetivas teóricas e metodológicas multidisciplinares, as articulações entre os significados do rural em Portugal e as procuras e consumos de que este é atualmente alvo, na expectativa de contribuir para o desenho e aplicação de estratégias de desenvolvimento mais eficazes.

Logo | Rural Matters

Apoio
O projeto RURAL MATTERS - Significados do Rural em Portugal: Entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento, é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 90 mil Euros correspondendo a um incentivo de 77 mil euros.

Entidade Promotora
O projeto é coordenado pela Universidade de Aveiro, com a participação do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A equipa que integra o projeto (coordenada por Elisabete Figueiredo) é multidisciplinar e formada por docentes e investigadores, assim como por bolseiros de investigação científica, estudantes de mestrado e dois consultores de renome internacional na área dos estudos rurais: Keith Halfacree, da University of Swansea, UK e Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. A multidisciplinaridade da equipa, em termos de formação teórica e abordagens empíricas, responde adequadamente aos objetivos do projeto, assim como às diversas tarefas que o compõem.

Projeto

Logo | Rural Matters O projeto Rural Matters (http://ruralmatters.web.ua.pt/) parte da constatação da intensificação, a partir de meados do século XX, dos processos de desruralização e de dissociação entre o rural e o agrícola, particularmente em Portugal. Tais processos podem ser encarados como causa e efeito das atuais dinâmicas de reconfiguração dos territórios rurais, representando simultaneamente constrangimentos e potencialidades. Especificamente no nosso país, o rural passou progressivamente de espaço produtor de alimentos a lugar crescentemente entendido como multifuncional. Na atual multifuncionalidade reconhecida ao espaço rural, as funções associadas ao consumo (especialmente associado ao recreio e ao turismo) ocupam um lugar central. As novas funções estão também associadas a uma redefinição do rural nas representações sociais e institucionais, motivadora de novas procuras e consumos, assim como de renovadas relações rural-urbano e de rearranjos nas estratégias de d...
A Carregar...