Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Rural Matters – Significados do Rural em Portugal: entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento

07.10.2014
  • Ciência e Conhecimento
  • I&DT

Conhecer e compreender, a partir de perspetivas teóricas e metodológicas multidisciplinares, as articulações entre os significados do rural em Portugal e as procuras e consumos de que este é atualmente alvo, na expectativa de contribuir para o desenho e aplicação de estratégias de desenvolvimento mais eficazes.

Logo | Rural Matters

Apoio
O projeto RURAL MATTERS - Significados do Rural em Portugal: Entre as representações sociais, os consumos e as estratégias de desenvolvimento, é um projeto de investigação apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESTCN. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER conta com um investimento elegível de 90 mil Euros correspondendo a um incentivo de 77 mil euros.

Entidade Promotora
O projeto é coordenado pela Universidade de Aveiro, com a participação do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A equipa que integra o projeto (coordenada por Elisabete Figueiredo) é multidisciplinar e formada por docentes e investigadores, assim como por bolseiros de investigação científica, estudantes de mestrado e dois consultores de renome internacional na área dos estudos rurais: Keith Halfacree, da University of Swansea, UK e Fernando Oliveira Baptista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. A multidisciplinaridade da equipa, em termos de formação teórica e abordagens empíricas, responde adequadamente aos objetivos do projeto, assim como às diversas tarefas que o compõem.

Projeto

Logo | Rural Matters O projeto Rural Matters (http://ruralmatters.web.ua.pt/) parte da constatação da intensificação, a partir de meados do século XX, dos processos de desruralização e de dissociação entre o rural e o agrícola, particularmente em Portugal. Tais processos podem ser encarados como causa e efeito das atuais dinâmicas de reconfiguração dos territórios rurais, representando simultaneamente constrangimentos e potencialidades. Especificamente no nosso país, o rural passou progressivamente de espaço produtor de alimentos a lugar crescentemente entendido como multifuncional. Na atual multifuncionalidade reconhecida ao espaço rural, as funções associadas ao consumo (especialmente associado ao recreio e ao turismo) ocupam um lugar central. As novas funções estão também associadas a uma redefinição do rural nas representações sociais e institucionais, motivadora de novas procuras e consumos, assim como de renovadas relações rural-urbano e de rearranjos nas estratégias de desenvolvimento.

Objetivos do projeto
O projeto Rural Matters possui, assim, como objetivo principal a formação de conhecimento e a análise das e sobre as articulações entre os significados do rural em Portugal e as procuras e consumos de que é, atualmente, alvo, na expetativa de contribuir para o desenho e a aplicação de estratégias de desenvolvimento mais eficazes. Neste sentido, o projeto articula, a partir de fontes de dados diversas, a análise de diferentes representações sociais e institucionais sobre o rural com o exame dos novos processos de consumo e com o estudo das estratégias e políticas de desenvolvimento rural. O período em análise, no que se refere às fontes documentais, corresponde às últimas três décadas, tomando como base a adesão do país à União Europeia e a implementação da Política Agrícola Comum em Portugal. Concretamente, trata-se, através do Rural Matters, os aspetos centrais na formação e no conteúdo das representações sociais sobre o rural, a sua materialização através dos consumos daqueles territórios e o modo como as estratégias de desenvolvimento rural têm incorporado e veiculado as várias necessidades e vivências dos espaços rurais.

O projeto Rural Matters, reconhecendo a pluralidade que o mundo rural encerra, considera um imperativo a compreensão da (também) diversidade de representações da sociedade portuguesa sobre o que são, o que podem e devem ser estes territórios. Tal imperativo de compreensão não se relaciona apenas com o desenvolvimento rural propriamente dito, mas igualmente com a coesão do território nacional e com a valorização da diversidade geográfica. Reconhecendo as persistentes assimetrias do território português é relevante procurar assumir as oportunidades que os territórios rurais podem representar para a sua minimização, encontrando novas dinâmicas e funções e integrando diferentes visões.

Atividades desenvolvidas no âmbito do projeto
No sentido de cumprir os objetivos mencionados, o projeto compreende três fases e oito tarefas:

Fase I
Numa primeira fase, para além do refinamento do quadro conceptual de suporte e da definição e operacionalização dos principais conceitos, analisou-se o conteúdo de uma multiplicidade de documentos produzidos em vários âmbitos (e.g. políticas e estratégias de desenvolvimento rural; obras cinematográficas; materiais promocionais do Turismo de Portugal e de Redes de Aldeias; programas e estratégias de turismo; notícias da imprensa; entrevistas a alguns dos principais atores na definição das estratégias para o mundo rural) ao longo dos últimos 30 anos. Tais tarefas permitiram a compreensão do modo como o rural é representado nesses diferentes contextos ao longo do tempo, assim como a articulação entre as diversas representações encontradas. Tais tarefas foram de extrema importância para a elaboração de um inquérito por questionário (segunda fase do projeto) aplicado a uma amostra da população portuguesa.

Fase II
A esta fase seguir-se-á a aplicação de entrevistas semiestruturadas a alguns atores representativos de diferentes narrativas sobre os territórios rurais. Todas estas tarefas culminam na definição de linhas orientadoras que possam integrar a política nacional de desenvolvimento rural. Simultaneamente o projeto tem desenvolvido algumas atividades de divulgação dos seus resultados (através de comunicações e publicações científicas e de notícias na imprensa, que se encontram disponíveis no website).

Fase III
O projeto Rural Matters terminará com a organização de uma iniciativa (incluindo o lançamento de um documentário, de um livro e de uma conferência internacional) que procurará chamar a atenção e dar a conhecer os territórios rurais e as suas potencialidades.

Testemunho
Segundo Elisabete Figueiredo, coordenadora do Rural Matters, professora e investigadora no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, a realização deste projeto só se tornou possível com o apoio do COMPETE, sem o qual o mesmo não seria mais que uma ideia. O apoio do COMPETE é, assim, fundamental, para promover um maior conhecimento sobre o mundo rural em Portugal.