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Sabores de Portugal

16.12.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Projeto promovido pela CAP que se propõe a desenvolver um programa estruturado de intervenções em mercados com elevado potencial de crescimento e também em mercados mais maduros mas ainda com margem de progressão considerável.

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Breve descrição entidade
A Confederação dos Agricultores de Portugal é a organização de cúpula do movimento sócio-profissional agrícola, mais representativa dos agricultores. Constituída de harmonia com os princípios definidos no regime jurídico das associações patronais, tem por objectivos principais a defesa e a representação nos planos interno e externo dos interesses da agricultura nos vários domínios em que se concretiza, do desenvolvimento rural e da preservação dos recursos naturais, bem como a salvaguarda dos interesses dos empresários e proprietários agrícolas enquanto sujeitos da actividade económica.

A CAP engloba cerca de três centenas de organizações agrícolas portuguesas, de todos os sectores e regiões, incluindo associações, cooperativas, federações e uniões. É parceiro social do Governo, integrando o Conselho Económico e Social e participa na Comissão Permanente de Concertação Social como membro de pleno direito a par das organizações patronais dos outros sectores de actividade.
Tendo como um dos seus principais objectivos organizar e manter serviços de interesse para os empresários agrícolas e para a agricultura em geral, a CAP está empenhada na divulgação e promoção da produção nacional, quer no concerne ao mercado interno quer no que respeita aos mercados externos, particularmente no actual contexto de crescimento das exportações do sector agrícola português e de afirmação da agricultura portuguesa.


Apoio
Promovido pela CAP, o projeto conta com o apoio do COMPETE no âmbito das Acções Colectivas, envolvendo um investimento elegível de €1.526.798,43 o que corresponde a um incentivo de €1.005.319,03.


Projeto

O projecto, propõe o desenvolvimento de um programa estruturado de intervenções em mercados com elevado potencial de crescimento, mas também em outros mais maduros mas ainda com margem de progressão considerável.


Objetivos

-Aumentar de forma sustentada as exportações das empresas do sector agro-alimentar;
-Alargar a base dos habituais mercados destino dos produtos portugueses;
-Potenciar a criação de novas empresas exportadoras;
-Proporcionar às PME’s do sector alimentar, uma visibilidade que de outra forma, teriam dificuldade em alcançar;
-Melhorar a notoriedade dos produtos agro-alimentares nacionais nos mercados internacionais, associando-lhes uma imagem de qualidade, genuinidade e inovação;
-Promover a imagem da fileira agrícola nacional.

 

Tarefas desenvolvidas no âmbito do projecto

Feiras

A CAP organizou até ao momento, a participação em 7 eventos (Prodexpo - Moscovo, Alimentaria - Barcelona, Expovinis – São Paulo, O Melhor de Portugal - Bruxelas, Expovinos - Bogotá, FINO – Feira Internacional de Negócios em Olivicultura – Porto Alegre e SIAL - Paris) com a participação de 92 empresas do sector agroalimentar.

Tarefas como o planeamento das acções aos diversos níveis como o da imagem, captação de participantes, acompanhamento das missões, interacção com as delegações AICEP locais entre outras, têm vindo a ser desenvolvidas na óptica da aprendizagem permanente e com a convicção da aplicação do knowhow adquirido a cada nova etapa deste projecto.


Testemunho
Podemos afirmar que este projeto só se tornou possível graças ao apoio do COMPETE, entidade que nos tem prestado todo o apoio durante este caminho, demonstrando sempre a máxima disponibilidade para o esclarecimento construtivo das situações que têm surgido. Reconhecemos, por isso, todo o empenho desta entidade no auxílio à prossecução dos objetivos da CAP, enquanto entidade promotora deste projeto.


Outras informações de interesse
Foi, já possível, também identificar algumas áreas de actuação prioritárias numa potencial próxima candidatura, nomeadamente, a formação das empresas participantes ao nível da metodologia e procedimentos associados à exportação, em especial para as empresas de sectores ainda inexperientes no mercado externo como encontramos no sector do azeite e numa grande percentagem das empresas do sector alimentar. Por outro lado, podemos verificar que o sector do vinho se encontra mais alavancado ao nível da exportação, fruto do facto de terem iniciado este percurso muito mais cedo do que os outros sectores.

É nosso objectivo futuro, podermos constituir-nos como parceiros destas empresas, no sentido de que este percurso seja feito com passos firmes e conscientes com os olhos postos no sucesso associado à presença dos nossos produtos em mercados que os valorizam.